30- Não contendas com alguém sem causa, se não te fez
nenhum mal.
31- Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos.
32- Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem
intimidade.
33- A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos
abençoará.
34- Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos.
35- Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha.
- Salomão finaliza este capitulo falando sobre ações práticas em nossas vidas. O que devemos fazer e o que não devemos fazer.
Ele começou essa parte algumas vezes com a palavra „NAO“.
- Existem pessoas que por qualquer coisinha se aborrecem, fazem um escândalo, querem abrir processos, fazem uma tempestade em copo d’água, talvez para abafar algo muito mais grave que esteja envolvendo a situação do momento.
- Há também aquelas pessoas que pensam muito mal sobre as outras pessoas e sobre ela mesma. Sobre a familia, amigos, vizinhos, colegas de trabalho. Ninguém presta, ninguém serve, somente ela. Ui, estou falando de mim mesma?
- Salomão também diz que a gente não deve ter inveja do perverso e nem imitar o mau comportamento dele. Salomão está nos dizendo que a gente não deve ser como essas pessoas. Deus está vendo e Ele corrigirá isso no tempo dEle. Mesmo que pensemos que esse tipo de pessoa sempre se dá bem.
- Deus ama os sinceros e os humildes. Humilde aqui não é a pessoa ser pobre, não é não ter condições. Muita gente mistura isso: pobreza com humildade. Há muita gente pobre soberba de nariz empinado e há muita gente que tem mais um pouquinho ou talvez até mais, mas são pessoas que reconhecem seu erro, que se desculpam com as outras pessoas, que tratam bem as pessoas. Então ser humilde não é sinônimo de ser pobre.
- Salomão diz que Deus está atento para a vida dessas pessoas e que Ele honrará as pessoas de coração humilde.
– Com Simone de Lima e Georgia Aegerter
-
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário