Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Jejum, Davi o desejo de ser amado

  Jejum mês de agosto de 2020:

Os que esperam no Senhor“

11. Dia) Davi, o desejo de ser amado

1. Samuel 16

 

Davi não foi amado por seu pai. Depois que todos os seus filhos valentes passaram pela inspeção do profeta e que Deus falou ao coração do profeta de que nenhum deles seria o novo rei, o profeta pergunta se Jessé não teria mais filhos e ele displicentemente responde que sim, um que estava no campo.
Seria o mesmo que dizer: sim, tenho um que só serve para cuidar das minhas ovelhas e levar os sanduiches para os seus irmãos valentes soldados do rei. 1. Samuel 16:1-13
Davi também não foi de imediato amado pelo profeta Samuel.
Samuel era um homem de Deus mas amava o rei Saul. Ele estava ali em obediência ao Senhor. Samuel mal acreditou quando viu aquele jovem rapaz, de pequena estatura de cabelos ruivos. Deus falou imediatamente em seu coração: Você vê o exterior porém eu o seu interior. Unge-o, pois é esse mesmo. Eu fiquei imaginando a cara de Samuel.
Nós sabemos que Davi não foi bem quisto por seus irmãos. Veja o que um deles lhe disse: Eliabe seu irmão o chamou de preguiçoso e de coração mau. 1. Samuel 17;28
Nós sabemos que Davi não foi amado pela filha do rei Saul que lhe foi prometida se ele ganhasse a luta com o gigante Golias, ele se casaria com Merabe a filha mais velha do rei. Merabe se negou a casar-se com ele, o que foi muito bom por sinal, pois mais na frente quando lemos a história toda de Davi, Merabe teve que perder todos os seus filhos por causa de uma dívida de sangue naquela época. Ele acabou recebendo Mical que era a filha mais nova e que amava Davi. Ela sim, amava Davi e fez loucuras por ele. 1. Samuel 18:17-20
Davi não foi amado por seu sogro, o rei Saul. Ele vivia perseguindo a Davi e perseguição de morte por causa da inveja que ele sentia dele. 1. Samuel 18:6-8
Enfim, nós estamos vendo que Davi foi mais rejeitado que aceito, mais odiado que amado. Eu fiquei imaginando os sentimentos de Davi em meio a tudo isso. A historia de Davi conta que ele teve que fugir da presença do rei e que por muitos anos viveu numa caverna com os rebeldes do rei da época. Ali sim, ele foi amado e respeitado por seus homens que lhe foram fiéis.
Davi também foi amado por Bete Seba. Essa foi realmente a única mulher que ele amou de verdade. Ele fez loucuras por ela. Adulterou, mandou matar o marido dela e por conta de seu pecado sofreu muito. Não estou querendo dizer com isso que esse caminho de amor é certo. Eu só estou narrando os fatos que a Biblia narra sem encobrir os erros que cada um fez. E então Georgia onde está a diferença? Ele um homem de Deus e cometeu todos esses erros? Eu nunca matei, eu nunca roubei, então estou em melhor situação diante de Deus que Davi. Essa mesma Biblia diz que todo mundo pecou e geral e por isso estamos afastados de Deus. E como retornar a presença de Deus? Devemos fazer como Davi fez no Salmo 51. Ele se arrependeu amargamente quando ele percebeu o tamanho do erro dele. Ele se lamentou diante de Deus, ele chorou, ele falou que foi errado o que ele fez e ele pediu a Deus um coração novo, isto é: uma nova chance de vida. Bem.. vamos continuar a história sobre a vida de Davi?
Davi, era um homem solitário. Muitas lutas, muitas conquistas, mas um homem com uma vida cheia de obstáculos. Não consigo vê-lo deitado numa cama relaxadamente. Ele tinha inimigos por toda a parte. Mesmo que a vida dele foi um tumulto, ele é chamado pelo Senhor „ de o homem segundo o seu coração“, Wow que título maravilhoso. Deus via o coração de Davi assim como Ele vê o nosso coração. E o que a história de um homem como Davi pode ter a ver comigo? Tudo.
Vivemos como Davi no nosso dia a dia. Lutas, vacilos, derrotas, vitórias, lágrimas, tramas, sonhos desfeitos, perda de trabalho, mortes na familia. E lutamos com a nossa solidão. A solidão de estar sozinha nas festas, no seu próprio aniversario, de chegar em casa e não ter um companheiro com quem até mesmo brigar.
Davi viveu anos de solidão, se fez até de louco. Imagina, um homem onde o profeta de Deus o ungiu rei de Israel se fazer de louco para conseguir sobreviver.
Conosco muitas das vezes não é diferente. Sabemos que somos filhas do Rei, mas duvidamos se realmente Deus atenderá as nossas orações. Nós sabemos que quando fazemos algo errado, sabemos que Deus está vendo, mas não acreditamos que Deus está vendo e secando as nossas lágrimas.
É hora de aprendermos a confiar neste Deus que fez os céus e a terra. Que o Senhor nos abençoe.

Nenhum comentário: