Ontem foi dia dos pais por aqui.
Feriado, dia bonito com sol, combinamos com os nossos amigos do Culto nos Lares que freqüentamos fazer um pic nic à beira do rio Reno.
Levamos bolos, refrigerantes e um grelhador pequeno e passamos o dia todo ali. Uma maravilha!!!
Na hora do almoco Lorena uma das meninas estava com o prato na mao e precisou de um lugar para se sentar. Havia uma cadeira de acampamento que ainda nao tinha sido montada e entao eu falei com o Daniel meu filho assim:
- Filho, você pode por favor, montar a cadeira para a Lorena? Homens devem ser um "Gentleman".
Ele riu, se levantou, e disse assim:
- Mas eu prefiro ser "Macho".
Uma das mulheres que estavam conosco disse:
- Daniel, as mulheres de hoje preferem os "Gentlemann" , os Machos nao estao encontrando mais lugar no nosso mundo.
E uma outra disse:
- Sabe como se formam os Machos da vida?
O Daniel continuou com um sorriso nos lábios e continuava armando a cadeira para Lorena.
- Machos se formam quando as maes fazem tudo de maos beijadas para o filho.
"Gentleman"se formam quando as maes pedem que eles a ajudem.
E isso que você está fazendo agora é ser um perfeito "Gentleman".
Lorena sorriu para o Daniel e agradeceu.
Sabe o que foi bom nesse diálogo? Todos os homens que estavam OUVIRAM.
Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor.
21 comentários:
Gostei. Mas sabe tentei inculkcar no meu filho certas atituds não para que ele fosse um gentelemam mas por convicção Não aceito essa de macho e de genteleman. Penso que se nós mulheres queremos eu sou apologista disso, direitos iguais, não podemos exigir que os homens nos abram a porta do carro ou nos puxem a cadeira para nos sentarmos, ou se levantem no autocarro para uma mulher se sentar quando às vezes veem derriados do trabalho. Diferente é se for um idoso que eu penso se deve levantar qualquer um para dar ludar. Eu já me levantei muitas vezes.
Penso que o trabalho de casa deve ser sempre repartido desde que a mulher trabalhe fora de casa. Não aceito que homem e mulher estejam empregados , ele chegue a casa se sente a ver Tv e a mulher tenha que fazer todo o trabalho da casa.
Foi esses princípios que ensinei ao meu.
Ser macho em Portugal tem um sentido diferente daquele que provavelmente o Daniel lhe deu.
Ser macho é não ser gay.
Um abraço e bom fim de semana
Desculpe as gralhas. Queria escrever inculcar e lugar.
Abraço
Eu, como uma legítima cearense, tenho que dizer que homem macho não tá com nada! É o tipo de homem que pensa que tudo pode, que qnt mais mulheres "pega" mais prova sua masculinidade.
TB prediro um gentleman, um homem de caráter, que ajuda e respeita as mulheres.
:)
Elvira, ser macho é nao ser gay, ser macho é ser um tipo de homem que acha que mulher nasceu para fazer tudo e serví-lo porque ele traz o dinheiro prá casa.
Eu penso que homem deve sim ajudar dentro de casa mesmo que a mulher nao trabalhe fora, pois afinal de contas, o servico de mulher em casa nunca acaba e a gente nao tem um dia de folga que possa fechar a cozinha, por isso, o homem mesmo trabalhando deve nos finais de semana ajudar sim, até porque assim a mulher vai estar feliz em ter mais tempo depois para o seu amado.
O homem para ser um Gentlemann nao precisa abrir a porta do carro. Eu quero que meu filho seja um Gentlemann nas atitudes. Viu alguém que precisa de ajuda? Que ele possa ser o primeiro a se levantar e ir em socorro dessa pessoa. Do que me adianta abrir a porta do carro e me tratar com palavras grosseiras? Nada disso, Elvira. Me preocupo sim em fazê-lo um Gentlemann, nao um bobao, mas um homem que saiba ler nas entrelinhas os sentimentos que sao valorosos para a vida.
Adorei o teu comentário, assim podemos discutir melhor o assunto.
Bjao querida
Entendi Georgia. Como disse aqui ser macho é não ser gay. "Ser um tipo de homem que acha que mulher nasceu para fazer tudo e serví-lo porque ele traz o dinheiro prá casa" aqui chamamos de prepotente e machão. Usos e costumes que às vezes faz com que não entendamos bem o sentido de postes de outras culturas.
Obrigada pela explicação. Quanto ao resto estou inteiramente de acordo, apenas que aqui damos o sentido de genteleman ao homem ao homem capaz dessas gentilezas, não no sentido da educação.
Um abraço e bom fim de semana
Lindo diálogo e aprendizado para TODOS! Adorei o picnic e parabéns ao papai! beijos,chica
Geórgia, é bem por ai mesmo... Muitas mulheres reclamam que os homens não ajudam, mas elas mesmas criam os filhos ensinando-os que fazer trabalho de casa é coisa de mulher!! Já escutei esse comentário no Brasil: "meu filho é homem, quem tem filhas é que têm que cuidar. Segurem as cabras que o meu bode está solto". Percebe o absurdo!! Que o Daniel se torne um Gentleman!! Bjs
Frenqüento um grupo de apoio às famílias de dependentes químicos e é assustador como as mães se tornam verdadeiras escravas e não percebem!
O "amor" que na verdade é o apego em troca do controle resulta em sérios problemas!!
Maravilha de mensagem! beijo no coração!
Que post lindo Georgia!!
Admiro sua atitude e quero educar meus filhos dessa forma também!!! Eu acho que sou das antigas, eu gosto de homens que fazem esses agrados e não curto muito essa questão de igualdade dos sexos (sorry Elvira). Se fossemos criados para sermos iguais porque então Deus faria um homem e uma mulher?
Confesso que é um assunto longo e delicado!
Dia dos pais em plena quinta feira é muito bom hein?? Dá pra curtir uma folguinha...
Beijos e bom final de semana!!
Pois é bem desse jeito mesmo amiga! Os "machos" são aqueles folgados e mau educados que arrotam na mesa, deixam a mulher por ultimo e a fazem de escrava. Com certeza nos preferimos um gentlemann, apesar que são poucos que existem por aí.
Lindo o Daniel, um verdadeiro gentlemann
beijosss bom fds ;)
Dri Viaro
www.driviaro.com
www.ameliasdesalto.com
www.ateliefesteiro.com
Definição de CAVALHEIRO: um macho educado.
Definição de MACHO: um bobo qualquer!
Oi Georgia,
Esse tema dá uma boa discussão no melhor sentido da palavra. A atitude das mães é que farão o futuro macho ou gentleman. Quando pequenos,lá em casa,eu ficava muito brava quando minha mãe dava tratamento diferenciado para nós meninas e para o reizinho que era meu irmão. Tivemos muitas brigas por conta disso até que minha mãe percebeu isso e mudou aos poucos. Hoje meu irmão é outra pessoa. Um excelente dono de casa, ajuda sua esposa em tudo, é companheiro. Isso fez a diferença. Acredito que o mais importante é a formação não do macho mas sim, do ser humano em que ele se tornará no futuro. O mundo agradece.
Bjs
Olha, o comentário de sua amiga foi perfeito, encaixou bem para o menino, fez ele ter uma ampla visão das duas coisas. Quanto aos demais representantes do sexo masculino que estavam presentes e de outra geração que não teve tão boa explicação assim, também acho que devem ter ficado a pensar algum tempo sobre a lógica do que ela disse. perfeito!
beijos cariocas
domingo foi o dia das mães aqui e nos reunimos na minha mãe, regado a strogonoff, meu prato preferido. eu não uso o termo ajudar em casa, pq parece q a função é da mulher. qd o marido trabalho fora e a mulher em casa, aí até pode ser. mas qd os dois trabalham, os dois cuidam da casa. ajudar parece q a função é da mulher e o homem só dá uma mãozinha qd solicitado ou qd está afim. beijos, pedrita
Genial essa definição como se constroi um macho e um gentleman, ah se todo mundo lesse isso.
Big Beijos
Gostei! Ontem mesmo estava falando isso com o meu esposo!Ele é um gentleman, sempre ajuda em casa, um verdadeiro HOMEM.
Estávamos conversando e falei que quando a mulher é casada com um "homem" que quer tudo na mão, na verdade ela apenas está criando um filho que não ela não deu à luz e fica muito difícil ter sentimentos erotizados por uma pessoa que vc é "responsável" por ela, por assim dizer.
Um verdadeiro homem ajuda,não fica esperando.Quem espera tudo na mão é criança.E lógico, isso vai para ambos os sexos.Mulheres tb que não sabem fazer nada são como meninas mimadas.
Bjs
O mais legal nesse dialogo e que todos que estavam ali devem ter aprendido um pouquinho. Acho importante que nos, maes de meninos, estejamos atentas a educacao deles, a maneira como tratam ou irao as mulheres. Educacao machista ou igualitaria comeca em casa. Prefiro fazer parte do segundo grupo. :)
Concordo com você Georgia, um homem que saiba ler nas entrelinhas o que é de valor...perfeito!Tenho apenas um filho de quase 14 anos e tbm tento incutir esses valores, confesso que dá trabalho, mas quem disse que educar e orientar é fácil?!
Bj e ótimo fds,
Concordo inteiramente com o EDUARDO !
Sabe, Querida? Aqui em casa tb... formamos gentlemman! Sempre uso - inclusive - essa palavra com meu filho de 4 anos. Sempre peço sua ajuda, seu auxilio, seu carinho. É de agora que ele aprende os valores... nao posso esperar que ele complete 17 anos e que vá se incomodar comigo ou com um tratamento especial as mulheres, idosos, crianças, outros homens etc.
Concordo 100% com seu POST.
Muito legal esse post, Georgia!
Foi uma otima aula para todos que estava escutando, com certeza!
E o dia dos pais ai e' logo depois do dia das maes, legal saber.
bjOs e boa semana!
Postar um comentário