Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A perda da promocao, o que você vai fazer? (New York Times/ folha SP

Tema difícil de ser tratado. Li este post lá no Oficina de Gerência.
Meu esposo passou por algo assim há uns 12 anos e ele perdeu todo o entusiasmo pela firma. Hoje em dia, um homem mais maduro com mais de 40 anos, quando isso aconteceu novamente, em uma outra firma e alguns estavam na mesma posicao que ele. Ele simplesmente disse que nao gostaria de ser chefe. Me telefonou, me contou a cena e ri. Perguntei porque nao já que ele dessa vez nessa nova firma tinha tudo para ser chefe: Ele me disse: eu ganho um bom dinheiro e nao sou chefe, nao preciso carregar ninguém nas costas e nem estragar meus fins de semana com a minha família. Fora disso sei que tenho um gênio terrível e ser chefe muitas das vezes precisa engolir muito caroco.

Quando você não consegue aquela promoção
.
Dúvida.Você acaba de ser preterido em uma promoção que acreditava merecer. Você está chocado, mas não quer piorar a situação. O que deve fazer?
Resposta.Em primeiro lugar, acalme-se. Você pode se sentir como se tivesse levado um soco, mas precisa de tempo para colocar essa decisão em perspectiva e analisá-la. Se estiver se sentindo emotivo, tente falar muito pouco no início, para evitar fazer algo contraproducente, disse John Beeson, fundador da Beeson Consulting, de Manhattan. “Seu chefe provavelmente se sente culpado e não está preparado para lhe dar bons motivos para a decisão”, disse Beeson. “Apenas diga: ‘Estou decepcionado. Não vou discutir a decisão, mas gostaria de falar com você daqui a alguns dias e ter um ‘feedback’ que me ajude a administrar minha carreira’. Isso diz ao seu chefe que você não está desistindo e quer mais informação.”

Dúvida.Depois de se acalmar, qual é a melhor maneira de descobrir por que não foi promovido?
Resposta.Primeiro responda algumas perguntas básicas. Você estava consciente da possibilidade de que outra pessoa poderia ganhar a promoção? Quão importante era essa promoção para você? E como a empresa está se saindo em geral —você foi a única pessoa que não teve promoção neste ano? “As respostas vão lhe permitir compreender a decisão de maneira pragmática”, disse Ana Dutra, CEO do grupo Korn/Ferry International’s Leadership and Talent Consulting, de Chicago.

http://www.corbisimages.com/images/42-15288224.jpg?size=67&uid=46fc7626-91b3-43c1-b2f1-75fff22e9029&uniqID=8657c3a6-d699-4527-a26e-17c886799806Dúvida.Quando você se reunir com seu chefe para discutir a decisão, deve tentar convencê-lo a reconsiderar?
Resposta.Não. Você deve considerar a decisão definitiva. O que você quer agora é “feedback”, disse Jane S. Goldner, consultora e autora de “Driven to Success: A 10-Point Checkup for Achieving High Performance in Business” (Voltado para o sucesso: Um check-up de 10 pontos para alcançar o alto desempenho nos negócios).
Perguntar por que não foi promovido só vai colocar seu chefe na defensiva. “É muito mais produtivo perguntar o que você deve fazer para ser a pessoa mais qualificada na próxima vez”, ela disse.

Dúvida.Como administrar a raiva e a frustração enquanto isso?
Resposta.Administrar esses sentimentos é vital, porque a negatividade no escritório pode acabar com uma carreira, disse Shawn Achor, professor de psicologia na Universidade Harvard e CEO da consultoria Aspirant.
Achor estuda os efeitos das atitudes positivas e negativas no desempenho no trabalho. Ele diz que as pessoas que têm uma atitude amarga começam a desconstruir seus sistemas de apoio social no trabalho e perdem a conexão com os colegas. “Então elas se tornam a pessoa tóxica na equipe”, disse. Uma atitude positiva traz mais inteligência para uma tarefa, permite que você veja mais possibilidades e trabalhe melhor, ele disse.

EILENE ZIMMERMAN

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: