Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Petróleo

Eu estou lendo um livro que fala sobre os problemas do nosso clima. O livro "O Sétimo Selo", também fala algo interessante sobre o petróleo. Eu nao sabia ou ao menos nao me lembrava que ele é de origem orgânica, isto é; uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio.Todos nós sabemos que ele é um produto de grande importância mundial, principalmente em nossa atualidade. Ninguém mais vive sem esse "neguinho". É difícil determinar alguma coisa que não dependa direta ou indiretamente do petróleo. Em nome dele se faz guerras, se mata, se constrói e se destrói.
Estive lendo algumas informacoes sobre sua origem:
"Admite-se que esta origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo.Ao contrário do que se pensa, o petróleo não permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar." (retirado DAQUI.)

Estes terrenos são denominados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como forma "lagos". Ele acumula-se, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas.

Lendo uma notícia que saiu há poucos dias na UOL no setor de economia onde informava que a região autônoma do Curdistão do Iraque uma jazida produz cerca de 60 mil barris diários de petróleo fiquei pensando que nós vamos continuar na maos deles por muito tempo ainda...nao tem jeito. Foto dos barris retirada DAQUI.


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: