É realmente impressionante a persistência e a fé dos que levaram a obra adiante e não desistiram, pois o caminho foi certamente árduo, duro e desgastante. Eles conseguiram realizar um trabalho de equipe mesmo estando separados por séculos. Quando penso nisso, chego a ficar arrepiada! Isso é o que eu chamo de acreditar num sonho. E olha que foram vários que sonharam juntos com a conclusao dessa Catedral. Mesmo sabendo que não estariam vivos para vê-la pronta, que nela deixaram o melhor de sua arte, mesmo sabendo que poderiam ser esquecidos pelos homens.
A fé das pessoas é realmente algo inexplicável. Senti-me pequena vendo toda essa construcao. Observando a cidade do topo de uma das torres. Quantas histórias, quantas vidas passaram por aqui. Aaah, como eu queria ter o poder de saber como foi realmente esses momentos na vida das pessoas que estavam aqui envolvidas. Nao a vida dos bispos, reis, e chefes de comando. Mas eu queria poder ter o poder de me infiltrar no meio do povo, no meio daqueles que carregaram às pedras que vinham de Stuttgart e que com o tempo, uma outra geracao descobriu que às pedras estavam se desfazendo com o aquecimento ou com a friagem.
- Talvez os pilotos eram todos católicos e resolveram preservar o templo.
- Quem sabe. - foi o que ela me respondeu.
E aqui termina o nosso passeio. Espero que vocês tenham gostado de conhecer a Catedral em Colônia comigo. Devo confessar que tive que fazer um esforco grande para poder entender o que a guia turística explicava, pois nao é fácil entender história em outra língua. Mas acho que consegui bem, rs.
: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário