Mae e filha sao minhas melhores amigas.
O filho da Tanja, a que está de pulover azul,, é o melhor amigo do Daniel. Ele é legastênico; isto é; tem dificuldades para ler, escrever e fazer contas.
Me lembro o quanto nós duas nos envolvemos com o Sebastian para que ele pudesse desenvolver a leitura. Foram tardes e mais tardes na casa delas, com joguinhos de memória feitos por mim com palavras, com verbos conjugados para que ele achasse o par e formasse a frase. Hoje em dia ele consegue ler direitinho, mas percebe-se a dificuldade. Na matemática, ele nao conseguiu avancar todas às fases e nem chegou ao amadurecimento que ele precisava. É uma luta constante da mae e dele. Ela também, é legastênica e sua mae, Marlies, passou pela mesma luta. Mas como os tempos eram outros, menos competitivo e a escola também era outra, a filha conseguiu fazer um profissionalizante. E agora, é a vez da Tanja lutar pelo filho. Ela nao quer que ele vá para uma escola especial para criancas que têm legastenia. Por que?
Porque ele nao teria chance, ao menos aqui, de depois arranjar um emprego. A nao ser talvez em alguma instituicao que se trabalhe com pessoas assim. A luta é enorme neste momento entre às maes das criancas que estao terminando a 4° série, por que? Porque já é na 4° série que se decide se seu filho fará uma faculdade ou nao, se fará um profissionalizante ou nao. É duro e dói, ver seu filho com apenas 9 ou 10 anos ter que lutar como um tubarao para mostrar para a professora que ele é um tigre na aprendizagem e que ele pertence ao grupo do "Consegui, sou maioral, vou para a faculdade no futuro". É claro, que existe um outro caminho, mas ai seu filho perdeu alguns anos correndo atrás dessa oportunidade e que você nem sabe se vai conseguir, pois, os caminhos vao ficando cada vez mais difíceis.
Essa, também tem sido nossa luta há alguns meses. Daniel tem nota 1 e 2. Nao sei se no Brasil é assim agora. No caso ele tem 100 e 90, como notas. Mas a professora acha que ele nao deve fazer uma faculdade. Por que se ele tem as notas necessárias? Ele é tímido. Ele nao se manifesta "quase" na sala de aula.
Talvez, eu como a mae dele tenha a culpa. Porque ele tem tantas informacoes sobre o mundo,que ele acha que deve se calar dando chance ao amiguinho que nao sabe, de falar alguma coisa sobre o assunto.
Quando nós apresentamos para a professora um outro lado do Daniel, um menino que pesquisa, um menino de 9 anos que gosta de ficar com o seu microscópio analisando um pedacinho de algum cristal ou pedacinhos de casca de legumes. Ela se assustou. Explicamos a ela que até mesmo em casa, ele é caladao. Só responde se o perguntamos como foi o dia dele.
Com isso me decidi a levar o Daniel para uma psicóloga. Conversei com ela a situacao e ele durante um mês foi testado. Semana passada a psicóloga enviou uma carta à escola com o resultado dos esames: O Daniel foi considerado muito inteligente. E o que mais gostei nessa carta, pois recebemos uma cópia, foi que ela disse que geralmente criancas que sabem muito, nao sao exibidas. Colocou lá os números de elevacao de QI, que eu nao entendo nada.
Depois de toda esta luta a professora mudou o seu parecer.
Fiquei pensando no quanto pai e mae, devem estar atentos a cada passo do seu filho, nao só na escola, mas em todos os sentidos. O filho da gente, pode perder com isso, uma oportunidade grande na vida dele.
Tanja, também está lutando, para que Sebastian, vá ao menos para uma escola fraca, mas normal. Isto, fará no futuro uma grande diferenca na vida dele.
O Daniel lamenta que eles nao estarao juntos na mesma escola. Mas expliquei a ele que amizade é independente e que amigos sempre se encontram.
E agora eu só volto na semana que vem.
Preciso de tempo para visitar os amigos que têm carinhosamente me visitado por aqui.
Mas eu precisava falar sobre isso, estava me apertando a garganta, rs.
Um grande abraco
: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor
Me lembro o quanto nós duas nos envolvemos com o Sebastian para que ele pudesse desenvolver a leitura. Foram tardes e mais tardes na casa delas, com joguinhos de memória feitos por mim com palavras, com verbos conjugados para que ele achasse o par e formasse a frase. Hoje em dia ele consegue ler direitinho, mas percebe-se a dificuldade. Na matemática, ele nao conseguiu avancar todas às fases e nem chegou ao amadurecimento que ele precisava. É uma luta constante da mae e dele. Ela também, é legastênica e sua mae, Marlies, passou pela mesma luta. Mas como os tempos eram outros, menos competitivo e a escola também era outra, a filha conseguiu fazer um profissionalizante. E agora, é a vez da Tanja lutar pelo filho. Ela nao quer que ele vá para uma escola especial para criancas que têm legastenia. Por que?
Porque ele nao teria chance, ao menos aqui, de depois arranjar um emprego. A nao ser talvez em alguma instituicao que se trabalhe com pessoas assim. A luta é enorme neste momento entre às maes das criancas que estao terminando a 4° série, por que? Porque já é na 4° série que se decide se seu filho fará uma faculdade ou nao, se fará um profissionalizante ou nao. É duro e dói, ver seu filho com apenas 9 ou 10 anos ter que lutar como um tubarao para mostrar para a professora que ele é um tigre na aprendizagem e que ele pertence ao grupo do "Consegui, sou maioral, vou para a faculdade no futuro". É claro, que existe um outro caminho, mas ai seu filho perdeu alguns anos correndo atrás dessa oportunidade e que você nem sabe se vai conseguir, pois, os caminhos vao ficando cada vez mais difíceis.
Essa, também tem sido nossa luta há alguns meses. Daniel tem nota 1 e 2. Nao sei se no Brasil é assim agora. No caso ele tem 100 e 90, como notas. Mas a professora acha que ele nao deve fazer uma faculdade. Por que se ele tem as notas necessárias? Ele é tímido. Ele nao se manifesta "quase" na sala de aula.
Talvez, eu como a mae dele tenha a culpa. Porque ele tem tantas informacoes sobre o mundo,que ele acha que deve se calar dando chance ao amiguinho que nao sabe, de falar alguma coisa sobre o assunto.
Quando nós apresentamos para a professora um outro lado do Daniel, um menino que pesquisa, um menino de 9 anos que gosta de ficar com o seu microscópio analisando um pedacinho de algum cristal ou pedacinhos de casca de legumes. Ela se assustou. Explicamos a ela que até mesmo em casa, ele é caladao. Só responde se o perguntamos como foi o dia dele.
Com isso me decidi a levar o Daniel para uma psicóloga. Conversei com ela a situacao e ele durante um mês foi testado. Semana passada a psicóloga enviou uma carta à escola com o resultado dos esames: O Daniel foi considerado muito inteligente. E o que mais gostei nessa carta, pois recebemos uma cópia, foi que ela disse que geralmente criancas que sabem muito, nao sao exibidas. Colocou lá os números de elevacao de QI, que eu nao entendo nada.
Depois de toda esta luta a professora mudou o seu parecer.
Fiquei pensando no quanto pai e mae, devem estar atentos a cada passo do seu filho, nao só na escola, mas em todos os sentidos. O filho da gente, pode perder com isso, uma oportunidade grande na vida dele.
Tanja, também está lutando, para que Sebastian, vá ao menos para uma escola fraca, mas normal. Isto, fará no futuro uma grande diferenca na vida dele.
O Daniel lamenta que eles nao estarao juntos na mesma escola. Mas expliquei a ele que amizade é independente e que amigos sempre se encontram.
E agora eu só volto na semana que vem.
Preciso de tempo para visitar os amigos que têm carinhosamente me visitado por aqui.
Mas eu precisava falar sobre isso, estava me apertando a garganta, rs.
Um grande abraco
: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário