Você faz toda a diferenca!

sábado, 24 de maio de 2008

Em defesa da crianca


Hoje em defesa da crianca quero falar com você. Quero falar que quando você grita com uma crianca, seja ela seu filho, seu sobrinho, seu primo, seu aluno, você a agride. Você já procurou ouvir a sua voz neste momento? Ela soa como o brado de um leao feroz. E a crianca se encolhe de medo de você. Sim, medo. Nao é amor que ela sente por você e nem respeito. É medo e mais tarde será ódio.

Hoje em defesa da crianca quero falar com você que quando você joga nela toda a culpa por ela ter nascido num momento nao planejado, você a agride. Que culpa ela tem por você nao ter tido o cuidado sexualmente falando? Que culpa ela tem se você tem uma cabeca oca e nao tomou direitinho o remédio de prevencao? Que culpa ela tem se você nao seguiu a tabelinha ao pé da letra? E que culpa ela tem das suas necessidades sexuais? Ela nao pediu para vir ao mundo. E se ela soubesse que teria uma mae como você ou um pai como você ela teria mil vezes preferido ficar onde estava.

Hoje em defesa da crianca quero falar com você que quando você está com seus problemas, seja eles quais forem e nao me venha com desculpa que você está com TPM, porque essa é a desculpa mais esdrúxula que as mulheres dos tempos modernos descobriram para se tornarem agressivas e mal educadas. Eu quero dizer que você além de nao ter conseguido fazer o seu mundo, a sua vida um pouquinho feliz por causa do seu terrível mal humor. Você também está matando uma nova vida, os novos sonhos de uma crianca com o seu mal humor, com a sua agressividade. Nao pense que você é melhor que aquele pai que matou sua filha. Pois, aquele que mata os sonhos de uma crianca é tao criminoso quanto aquele homem que você julga que deveria sentar numa cadeira elétrica.
Hoje em defesa da crianca saio às ruas com brados. Olhe para dentro de você e veja o que você tem plantado, tem construído no coracaozinho do seu filho, ou daquela crianca que você conhece ou daquela crianca que é o seu aluno. Palavras duras, agressivas, negativas, prepotentes, palavras vazias mas cheias de ódio. Porque ódio é tudo o que você consegue sentir.
Como você pensa e espera ser lembrada por eles?
Hoje em defesa da crianca quero te dizer que é melhor parar.
Hoje em defesa da crianca quero te dizer: retroceda.
Hoje em defesa da crianca quero te dizer: comece uma vida nova com ela.
Hoje em defesa da crianca quero te dizer: pegue o livrinho de estorinhas que está empoeirando embaixo da cama, em cima da estante e leia junto com ele ou com ela o conteúdo desse livro. Nela haverá com certeza uma mensagem de esperanca para você.
Hoje em defesa da crianca quero te dizer: pegue o quebra-cabecas e monte-o juntos. Você terá um sentimento de construcao muito bom dentro de você.

Hoje em defesa da crianca quero te dizer que suas palavras negativas devem ser mudadas para palavras posivitivas. Suas palavras devem ser de elogios. Até mesmo porque quando você deseja coisas boas para uma crianca a vida que é amarga comecará a ficar doce.
Hoje em defesa da crianca quero dizer: Pare e Pense em que condicoes você está criando o seu filho. Que sentimentos você está formando no coracao dessa crianca. Como você tem sido como educadora na vida dos seus alunos. E como você tem agido dentro da sua própria família. Hoje eu chego por aqui em defesa da crianca.
Texto de: Georgia Aegerter
Este texto faz parte da blogagem coletiva Em defesa da Infância promovida por este blog AQUI.

Nenhum comentário: