Na Alemanha, o dia 6 de dezembro é comemorado há cinco séculos. Nesta data especial, a maioria das pessoas vao para os mercados e compram chocolates, laranjas, tangerinas e nozes para presentearem as criancas da família, conhecidos ou dos vizinhos. As crianças, se deliciam com o clima festivo, saboreando os chocolates que lhes são presenteados.
O motivo de tanta euforia e guloseimas se explica pelo fato de nesta data:
"No ano de 350 d.C., ter falecido um bispo, o qual ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Devido a sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos, foi santificado pela Igreja Católica e tornou-se um símbolo ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus.
Diferentemente do que se imagina, este ícone de bondade é quem realmente é considerado pelo catolicismo o verdadeiro Papai Noel. Sem barriga rechonchuda, nem roupa vermelha ou botas pretas, o bom velhinho das noites de Natal era alto, esbelto, vestia um tipo de batina branca e mitra, comuns aos bispos da época. Nascido na Turquia, na cidade de Demre, antigamente conhecida como Myra, Nicolau é personagem de diversas lendas. A mais conhecida se refere ao dia em que ele teria presenteado três irmãs com um saco de moedas de ouro, o qual teria jogado pela chaminé da casa da família. Com este dote, as meninas se livraram da prostituição e conseguiram bons casamentos.
Mas não é só entre as crianças que o velhinho se tornou popular. Entre os adultos, ele é visto como um salvador e padroeiro ou, até mesmo, como um protetor contra os perigos do mar. Por esse motivo, em muitas cidades costeiras ainda se encontram igrejas que levam o nome do santo. Só na Inglaterra existem mais de 400 e em Roma, mais de 60.
São Nicolau x Papai Noel – Há mais de 70 anos, o atual gordinho de roupas vermelhas tem disputado o lugar do velhinho de vestes brancas. Tudo começou em 1931, quando a poderosa multinacional Coca-Cola lançou uma propaganda com a nova versão de Santa Claus. O cartunista americano Thomas Nast foi o criador do atual Papai Noel, que na época apareceu nas telas da televisão oferecendo uma garrafa de refrigerante para uma garotinha.
Eu prefiro resgatar o símbolo original do Natal que é o Nascimento de Jesus aqui na terra. O verdadeiro sentido da comemoração que a cada ano que passa se perde e as criancas só sabem que no Natal eles têm que receber presentes e olhe lá se nao receberem, a coisa fica feia.
Um grande abraco em todos.
Georgia
: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário