Você faz toda a diferenca!

sábado, 23 de janeiro de 2021

9° dia: Proverbios 3:1-7

Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; 

porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. 

Não te desamparem a benignidade e a fidelidade;

ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração  e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens. 

Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 

Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal;

- Salomao fala basicamente duas coisas: Que devemos valorizar a Palavra e reconhecer Deus em todas as coisas no nosso viver dando a Ele glórias a todo o momento. Salomao relata também as conseqüencias quando a gente segue esses conselhos de Deus para a nossa vida. Esse capitulo é além de tudo um guia de vida para os jovens. Por que? Porque os jovens estao tracando a sua identidade de existencia e Salomao aconselha que a base deve ser a Palavra de Deus. Jovem aqui também signifca quando alguém é novinho na leitura da Biblia, novinho na fé e crer em Jesus, aquele que ainda  nao entende muitas coisas sobre o que ali está escrito.

- Salomao, novamente inicia este capitulo chamando gentilmente a atencao do seu único filho: - Filho meu. Exatamente quando nós também queremos chamar a atencao dos nossos filhos quando vamos dar a eles um conselho para as suas vidas e queremos ser ouvidas.

- Salomao diz aqui que devemos viver a Palavra de Deus tao forte que ela deve estar escrita em nossos coracoes, isto é; em nossos pensamentos, só assim poderemos nos lembrar daquilo que Deus quer para o nosso viver.

Se fizermos isso, acharemos graca aos olhos de Deus e também no viver com as outras pessoas aqui neste mundo.

-      Ele fala que nós nao devemos estribar os nossos pensamentos, o nosso coracao, isto quer dizer que nós nao devemos nos basearmos em nós mesmos, naquilo que achamos, mas sim, naquilo que Deus diz. Com Deus nao tem „achismos“. Por isso os nossos pensamentos devem estar baseados na Palavra de Deus.

  – Com Simone de Lima e Georgia Aegerter

Nenhum comentário: