Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Jejum, Jabez um homem que Deus chamou de ilustre depois da sua oração

  Jejum mês de agosto de 2020:

Os que esperam no Senhor“

12. Dia) Jabez, um homem que Deus chamou de ilustre depois da sua oração. - 1. Crônica 4: 9,10


Jabez, um homem que Deus chamou de ilustre depois da sua oração. - 1. Crônica 4: 9,10

O livro de Crônicas começa contando a genealogia do povo de Deus que restou depois do cativeiro da Assiria e da Babilônia que havia durado 70 anos. Jabez, pertencia a tribo de Judá, isto é a tribo onde Jesus mais tarde iria nascer.
Jabez significa: „DOR“. Nós não sabemos porque sua mãe lhe deu este nome. Talvez seu pai morreu no Cativeiro e isso trouxe grande tristeza para ela durante a gravidez, ou talvez ela sofreu muito ao dar a luz e por isso ela colocou este nome nele. Nós já falamos que na cultura judaica, o nome representa uma marca na vida que pode vir a traduzir o caráter da pessoa. Imagine-se, desde pequeno, sendo chamado de “dor” pela própria mãe, pelos irmãos, amigos e vizinhos. Só para termos uma idéia, quando se dizia Jabez, se dizia assim na nossa lingua: „Dor“, vem cá, „Dor“ vá pegar aquele copo com água, „Dor“ faz isso, Dor, faz aquilo ..., entenderam?
Jabez deveria sofrer de solidão por causa do significado do seu nome. Ele era uma pessoa amaldiçoada, alguém que já no seu nascimento causou "dor" em sua familia. Eu acredito que depois de anos sendo mal visto, como aquele que quase matou sua mãe de dor, ele clama ao Deus dos céus para mudar a sua história de vida.
Humanamente falando, Jabez era alguém destinado a uma vida insignificante, pobre de sonhos e projetos. Ninguém confiaria num homem como Jabez. Desde seu nascimento já soubera o que era sofrer. E quando adulto foi escravo na Babilonia. Tudo lhe era desfavorável. Nem sequer seu pai é mencionado no livro que fala sobre genealogia, o que é extremamente desonroso para um judeu. Este homem viveu quando Israel retornou à sua própria terra, depois de ser dominada por um povo inimigo 70 anos. Ou seja, ele sobreviveu a dias difíceis e foi alguém que colaborou com a reestruturação de Israel após o exilio. Não é isso o que muitos de nós no Brasil estão vivendo? Esse momento tão dificil com a politica e também com o Corona Virus? A Biblia diz que Jabez orou e que Deus ouviu a sua oração. E que Deus o abençoou. A Bíblia diz que depois de sua oração este homem foi considerado mais ilustre do que seus irmãos. Ele mesmo não se deu esse destaque, mas o Senhor lhe concedeu isso. Deus o via dessa forma! Uma vida conduzida pela fé. O que faz daquele homem um herói é que ele não procurou alcançar benefícios por sua capacidade própria, ele procurou a presença de Deus no momento de sua maior dor. Ele reconhecia que somente o Senhor, poderia guardar sua vida. Entendia que somente o Senhor era sua segurança e ninguém mais. Ele elege Deus como seu refúgio e habitação firme. Assim, diante das “tempestades” da sua vida ele prosseguiu confiante no Senhor. Da mesma forma, precisamos confiar em Deus e não temer as “surpresas” que a vida nos traz. O Senhor é nosso socorro. Ele está presente em todas as nossas situações de vida.
Vejam amadas, nesta genealogia no livro de Crônicas que foram mencionados 600 nomes, mas apenas sobre Jabez é dito que ele orou ao Senhor e que o Senhor o fez o mais ilustre entre seus irmãos. É como se Deus estivesse esperando que outras pessoas tivessem tomado essa mesma atitude que Jabez: Orar ao Deus dos céus. Muitas das vezes nossos problemas ficam mais graves porque a nossa geração tem se esquecido de confiar realmente em Deus que fez os céus e a terra. Temos um Deus só de boca onde nós nos acostumamos a falar "se Deus quiser", mas na verdade não cremos de coração. É preciso crer com o coração. O Senhor está esperando isso de nós. Que nós confiemos nEle e oremos como Jabez fez. O Senhor quer ampliar a nossa visão, as estacas da nossa casa, isso significa que Deus quer abençoar as nossas famílias, os nossos empregos, a nossa saúde e finanças também.
Vamos orar?
- Senhor, assim como Jabez orou também queremos fazer a mesma oraçao em nosso favor. Amplia Senhor as nossas tendas e finca as estacas da nossa casa para que haja prosperidade tanto espiritual como material. Senhor Tu tens visto as lutas das nossas irmãs tentando manter seus empregos, sua familia unida e as finanças na sua familia. Muitas delas Senhor, são as únicas que têm um emprego e toda a sua familia depende desse sustento. Por isso, nesta manhã queremos clamar a Ti, que Tu nos abençoe com a Tua provisão para cada uma que estiver fazendo esta oração. Pai Celestial, sabemos que Tu já fez tudo por nós mas sabemos que temos um Pai que cuida. Abra Senhor a porta de emprego para os nossos filhos, amplia Senhor a nossa casa para que ela te honre. abençoa-nos e aumenta as nossas terras! Que a tua mão esteja conosco, guardando-nos dos males e livrando-nos de dores". Venha em nosso socorro Senhor, porque muito temos sido afligidas no nosso trabalho, na vida dos nossos filhos. Abençoa Senhor conforme a Tua vontade a minha familia e conceda-nos o desejo do nosso coração se esse desejo for conforme a Tua vontade, pois Tu sabes o que é melhor para nós. Obrigada Senhor, por estar conosco sempre, aumenta Pai o nosso azeite. Obrigada por ouvir a nossa oração e por ver o nosso coração. Em nome de Jesus. Amém!

Um comentário:

Roberto disse...

Quando uma oração sincera de com propósito é feita, Deus se compadece e executa seus planos na vida de quem clamou.
Honra e Glória ao Senhor, e reflexo de sua glória em seu canal de benção.