Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Viver a Vida por Lúcia Soares



Quanto mais o tempo passa e a memória me prega peças, mais desconfio que viver é perigoso.
Ando sem saber se falo o que penso, se penso demais, se me calo diante do que me incomoda, se deixo que o tempo se encarregue de mostrar sua verdade.
Porque nem sempre a verdade é nossa. O tempo é dono dela. O que foi importante pra mim aos 18 anos, (por ex.), não é mais importante agora. O tempo cuidou de dar leveza aos meus sofrimentos juvenis e me mostrou que a realidade é relativa. Depende de como vivemos. Depende do peso que damos ao que queremos, ou pensamos, ou fazemos.
O que se foi, baubau! Não volta mesmo e olha que bom! Muitas vezes fugimos de algo ruim e temos "sorte" de conseguir. Outras vezes caimos sempre nas mesmas armadilhas do destino e não aprendemos.
Viver é muito perigoso.
Temos que ter cuidado para não ser feliz demais. Porque a felicidade acaba!
Não podemos mostrar alegria demais. Alegria demais incomoda às pessoas a sua volta. Pode reparar...
Vida certinha, com tudo dentro de um compasso bem estabelecido, coisa mais mentirosa! Ninguém pode ser feliz o tempo todo. Tem muita gente para atrapalhar.
Viver é perigoso, sim.
Mas é para os fortes, para os que não se abatem facilmente. Para os que se levantam da cama mesmo com a perspectiva de um dia igualzinho ao outro, com sua rotina massacrante, com suas horas contadas, milimetricamente, sem deixar escapar nada, senão tem alguém pra criticar.
Ou a gente mesmo cobrar. Não podemos falhar em nada. Somos super-heróis, para o que der e vier.
Se a melancolia insiste em fazer parte de mim, se a angústia do incerto amanhã não se desgruda, se a alegria é empanada pela saudade, isso é problema meu. Eu que me vire com minhas inseguranças, com meus medos, com minhas não-aceitações do que não pode ser mudado. Não porque não possa, mas porque não está em minhas mãos.
Tanta coisa passa pela minha cabeça altamente pensante e escassamente "lembrante", que fico me perguntando se a vida é mesmo assim: viver de esperança, perseguir um objetivo, pensar como as "Griseldas" da vida, que o dinheiro é solução pra tudo.
Apostar que a vida só é boa com muita grana pra gastar. Acreditar que o dinheiro resolverá todos os nossos problemas.
Olhar no espelho e ver que ficamos velhos, talvez sem atrativo algum, pois a amargura tira-nos a beleza, mas acreditando que o dinheiro vai resolver essa parada, que tudo podemos com ele no bolso.
E, o pior de tudo, rezando a Deus e Nossa Senhora para que o bilhete seja o premiado.
Como se Eles pudessem atender a uma trabalhadora forte e saudável, com casa própria e filhos encaminhados, e dar um sonoro "não" pro Zé Ninguém que cata umas moedinhas e faz um jogo, pensando que se ganhar pode ir embora de debaixo do viaduto e levar a mulher, 4 filhos e 2 cachorros pra viver uma vida dignazinha.
O dia em que o dinheiro revolucionar sua vida a ponto de achar que é a solução para todos os problemas, tá na hora de desligar a TV e olhar mais para dentro de si.
Viver bem independe de ser rico ou pobre, com grana ou sem grana. Porque, também, riqueza ou pobreza não tem nada a ver com dinheiro.
O tempo se encarregou de me tornar "filósofa". Filosofia barata, mas é a tal da "minha" verdade. Que o tempo cuida de apurar.
Viver continua sendo perigoso. Com ou sem dinheiro.

Lúcia Soares é uma das escritoras do blog: Em Quantos

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor.

9 comentários:

Lúcia Soares disse...

Uma honra, Georgia! beijo!

Ivana disse...

Os textos da Lúcia são inconfundíveis!! Esse jeito que é só dela... durona e afável, realista e sonhadora... 1000 mulheres em uma e uma cabeça fervilhante!
Beijos Ge e Lúcia!

Depois dos 25... disse...

Muito bom! Eu amo a Lucia de paixão, acho super sensata, com experiência sem querer ensinar. Sempre realista como eu gosto. Sinto falta dela no blog, sempre! rs

Ah!! E ganhei esse livro que você está lendo de presente!

Beijos

Nana disse...

Adorei o post...viver é realmente perigoso e emocionante. Bjs e fik c Deus.

Bergilde disse...

Linda mensagem!
Georgia,obrigada por partilhar conosco e me permita dizer que tenho conhecído muitos blogs interessantes e seus autores graças às indicações de sua Saia,obrigada!

Pandora disse...

A Lúcia é incrivel! Os escritos dela são tipo vicerais, emocionantes! Viver é muito perigoso!

Beth Kasper disse...

Oi Georgia!
Vim agradecer sua gentileza em me avisar sobre a homenagem do Eduardo para mim no "vitima da quinta" pois não visito todo dia este e outros tantos blogs.
Vi que também você mora na Alemanha. Tem outro blog de uma brasileira na Alemanha - Angela - do blog Alemanha porque não que recomendo dares uma olhada pois é rico em sugestões de viagens por aquele país tão maravilhoso. Além disto, vais conhcer uma pessoa muito querida e carinhosa. Quem sabe vocês possam se conhecer, hein??
beijos
beth

Beth/Lilás disse...

Georgia queridona,. voltei!
Esse texto da querida Lúcia é demais e diz muito do que eu penso também e vivo na pele.
Obrigada pelos votos de boa viagem.
Passamos 11 dias maravilhosos na Espanha e pudemos curtir o que há de melhor naquele país. Aos poucos vou contando o que vi e senti, agora estou matando as saudades dos mais queridos amigos por aqui.
beijos, muitos, cariocas

Mylla Galvão disse...

Gê,

Viver é um constante aprendizado!

Pq não gostas de rosas vermelhas?

Ah... Você poderia incentivar a Vivi a criar finais diferentes para os clássicos que ela leu, tipo... criar finais que ela quer que terminem as histórias...
Quem sabe saí não nasce uma nova história?

Eu quero a receita da Paella do Daniel!

Bjão