Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Tulipas

Eu pensava que as tulipas fossem originárias da Holanda, pois em 1996 quando estivemos neste país só vi plantacoes de tulipas. Entretanto, elas são turcas e foram levadas para a Holanda por volta de 1560, pelo botânico Conrad von Gesner usando bulbos originais coletados em Constantinopla, atual Istambul. O nome da flor foi inspirado na palavra "tulipan" que significa "turbante". Outras referências defendem que as tulipas são originárias da China, de onde foram levadas para as montanhas do Cáucaso e Pérsia.
Chinesas ou turcas, o fato é que elas se tornaram uma paixão para os holandeses e para mim também e essa paixão pelas tulipas foi tanta que gerou até uma especulação financeira envolvendo os bulbos desta planta. Aqui na Alemanha nesta época do ano as tulipas invadem os mercados e aqui em casa ela nao falta nesta época. Em nosso jardim existem ao menos 600 cebolas plantadas. Parece muito mas nao é. Nem todas nascem todos os anos, elas se revesam.
A tulipa produz folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com uma flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas. Eu sou louca com as encrespadas.
As informacoes foram retiradas da internet.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: