Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 19 de junho de 2007

Pisando em dinamite

Dia 12 de junho é considerado o dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e desde a semana passada se discute por aqui que duas grandes empresas, uma delas bem conhecida no mundo inteiro, compram roupas de fábrica na Indonésia, Tailândia, Índia. O problema nao está nas compras, mas quem estao costurando essas roupas. "Descobriu-se", que criancas estao trabalhando nessas fábricas. Numa entrevista a uma dessas criancas ela deixou bem claro que quem traz o dinheiro para a família é ela. O pai, ela desconhece e a mae vive doente na cama, ela tem quatro irmaos e todo o restante da família numa mesma situacao. Ela disse ao reporter que se ela nao for trabalhar nessa fábrica vai ter que se prostituir. E é ai que o bicho pega. As pessoas que estao preocupadas em tirar essas criancas da fabrica, também nao pode oferecer a ela algo melhor. E o que vai acontecer? Melhor que ela se prostitua ao invés de trabalhar numa fábrica? A lei dos homens diz que tudo isso eles fazem para protegê-las. Mas protegê-las do quê? Eu gostaria de ter sido entrevistada para este tipo de debate, iria dizer a essa gente que eles deveriam abrir as portas da sua própria casa e dar de comer a toda essa gente. É, porque lei é muito bonito no papel, mas a realidade é outra coisa. Você poderá me dizer: Mas Georgia, nao é certo que crianca trabalhe. Ela tem que ir a uma escola. E eu vou te responder: - Correto. Mas a sua realidade é outra totalmente diferente da vida dessas criancas. Imagine, você, tendo que se levantar todos os dias e olhar as panelas dentro do armário, é, porque geladeira nao tem, e nao ter nada para comer? Isso é a realidade deles todos os dias. Eu posso discutir esse assunto, eu trabalhei com criancas de ruas durante 17 anos. Eu nao era formada professora primária ainda, quando pedi a meu pai permissao prá abrir a nossa garagem para ensinar a ler e a escrever os meninos que passavam o dia inteirinho na rua porque os pais nao conseguiram vaga na escola. Isso na Cidade de Deus. É, é de lá que eu venho. Nao nasci lá, e isso é assunto para um outro post. Eu acho que você já ouviu falar da Cidade de Deus. Essa mesmo a do filme que fez sucesso no mundo inteiro. Eu dei aulas nas calcadas dessa cidade. Para quem conhece o Rio de Janeiro, conhece a Praca Tiradentes, antro de prostituicao há 17 anos atrás, hoje em dia nao sei mais. Ali, eu tinha uma classe em plena praca e uma turma que vendia balas e limoes. Eu amava aquelas criancas. Elas eram maravilhosas. Grande parte da minha vida foi assim: fazendo essas peregrinacoes nas ruas da minha cidade. E ai, vem um engomadinho que nunca soube o que é dormir com o estômago roncando e proibir essas empresas de encomendar as roupas ali caso as fábricas continuem a empregar criancas? Seria preciso que esses governantes, primeiro desse emprego aos pais dessa crianca. Antes que você grite que lugar de crianca é na escola, e é mesmo, quero deixar isso bem claro, isso no mundo em que você e eu vivemos, nao no mundo em que essas criancas vivem. As coisas precisariam funcionar e no devido lugar. Pare e pense, se você mesma, abriria as suas portas e adotaria uma crianca dessa? Na verdade estamos adotando cachorro, periquitos e papagaios, mas gente? Nem pensar. Elas dao trabalho, elas sao educadas de modo diferente do meu. Estamos adotando a natureza, porque é lindo e atual falar em ecologia. Mas gente? Crianca que nao vao a escola porque têm que trabalhar para ajudar em casa? Disso eu tenho ouvido, mas nao posso fazer nada. Pois eu, vou dividir mais uma com vocês, por isso, eu posso falar de cadeira. Nós trouxemos alguém prá cá que nasceu na "de Deus", é assim que a Cidade de Deus é chamada. É, é pisando mesmo em dinamite que a gente aprende que antes de proibí-las a ganhar o seu próprio dinheiro, devemos dar a ela condicoes de sobrevivência. Precisamos mesmo, arregacar a manga e ir lá na toca do rato molhado e nao ficar do lado de fora com medo de se molhar. Queremos um mundo melhor? Entao que ele comece em mim. Queremos uma ecologia melhor? Entao, que eu comece a limpar as ruas da minha cidade.
Desafio: O que você poderia oferecer para que o mundo dessas criancas pudesse ser melhor? Este é um desafio para cada um de nós. É um desafio que nao vai ter "selinho" para ser colado nos blogs, pois ele tem que partir do seu coracao. Eu, já estou dentro.

Se você desejar ler mais sobre este assunto, saber quantas criancas no mundo inteiro, nao é só no Brasil nao, vivem na mesma maneira. É triste? É prá lá de triste. Clique aqui . O texto é um pouquinho grande, mas aqui se fala dessa situacao em vários países.

A Saia esta semana está bem justa. Eu só gostaria que ela fosse justa no sentido de se fazer justica. Ai sim, este texto terá valido a pena de ser escrito.

Uma boa semana pra vocês e até a semana que vem se você ainda desejar voltar por aqui.

* Direitos reservados a autora.*

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor




Nenhum comentário: