Você faz toda a diferenca!

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Nicolaus

Ontem, antes de dormir Daniel e Viviane limparam os seus sapatos e os colocaram na porta da entrada da casa. Daniel já sabe o que ele espera mas Viviane ainda nao. Hoje bem cedo coloquei chocolates dentro dos sapatos. Os vizinhos que moram em frente, um casal de idosos que as criancas chamam carinhosamente de vóvo e vôvo, colocaram nos sapatos tangerinas e nozes. Eu fui para os vizinhos do lado com uma porcao de guloseimas e depositei nos sapatos das criancas deles. Há uma cumplicidades dos vizinhos neste dia. Eu me lembro quando crianca de ter limpado os sapatos e colocados na janela, mas para esperar o presente de Papai Noel. Como ele nunca podia trazer o que eu pedia, fui desistindo. Hoje sei e entendo porque.
Na Alemanha, o dia 6 de dezembro é comemorado há cinco séculos. Nesta data especial, a maioria das pessoas vao para os mercados e compram chocolates, laranjas, tangerinas e nozes para presentearem as criancas da família, conhecidos ou dos vizinhos. As crianças, se deliciam com o clima festivo, saboreando os chocolates que lhes são presenteados.
O motivo de tanta euforia e guloseimas se explica pelo fato de nesta data:

"No ano de 350 d.C., ter falecido um bispo, o qual ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Devido a sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos, foi santificado pela Igreja Católica e tornou-se um símbolo ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus.
Diferentemente do que se imagina, este ícone de bondade é quem realmente é considerado pelo catolicismo o verdadeiro Papai Noel. Sem barriga rechonchuda, nem roupa vermelha ou botas pretas, o bom velhinho das noites de Natal era alto, esbelto, vestia um tipo de batina branca e mitra, comuns aos bispos da época. Nascido na Turquia, na cidade de Demre, antigamente conhecida como Myra, Nicolau é personagem de diversas lendas. A mais conhecida se refere ao dia em que ele teria presenteado três irmãs com um saco de moedas de ouro, o qual teria jogado pela chaminé da casa da família. Com este dote, as meninas se livraram da prostituição e conseguiram bons casamentos.
Mas não é só entre as crianças que o velhinho se tornou popular. Entre os adultos, ele é visto como um salvador e padroeiro ou, até mesmo, como um protetor contra os perigos do mar. Por esse motivo, em muitas cidades costeiras ainda se encontram igrejas que levam o nome do santo. Só na Inglaterra existem mais de 400 e em Roma, mais de 60.
São Nicolau x Papai Noel – Há mais de 70 anos, o atual gordinho de roupas vermelhas tem disputado o lugar do velhinho de vestes brancas. Tudo começou em 1931, quando a poderosa multinacional Coca-Cola lançou uma propaganda com a nova versão de Santa Claus. O cartunista americano Thomas Nast foi o criador do atual Papai Noel, que na época apareceu nas telas da televisão oferecendo uma garrafa de refrigerante para uma garotinha.
Eu prefiro resgatar o símbolo original do Natal que é o Nascimento de Jesus aqui na terra. O verdadeiro sentido da comemoração que a cada ano que passa se perde e as criancas só sabem que no Natal eles têm que receber presentes e olhe lá se nao receberem, a coisa fica feia
.

Um grande abraco em todos.

Georgia

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: