Você faz toda a diferenca!

sábado, 30 de julho de 2011

Meias e roupas pelo avesso


Há tempos eu ensinei as criancas aqui em casa que quando se tira a meia, melhor deixá-las abertas, pois me facilita quando estou separando as roupas para lavar. Falo isso há anos e nao surtiu nenhum efeito. Resolvi fazer diferente.

Passei a separar as roupas para lavar exatamente quando eles estao vendo o filme na TV que mais gostam.
Resolvi separar as roupas para lavar exatamente quando eles estao brincando com algum amiguinho.
- Mae, espera agora tô vendo o filme.
- Nao, mamae quer que você faca agora, já que você nao fez quando as tirou.

Se mae fosse esperar, nao teria efeito algum.

Gente, funcionou que é uma maravilha! Depois dessas 2 tentativas, quando fui separar as roupas para lavar, lá estavam elas abertas como mae sempre pediu.

Ah, você vai me dizer que isso nao se faz? Que nao custa nada fazer. Concordo.
Mas acontece que eles estao na fase da aprendizagem e porque nao ensiná-los a colaborar?

Infelizmente tem coisas na educacao que só funcionam pela lei do E-fei-to.

Você tem algo assim para dividir por aqui?



Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor.

21 comentários:

Bia disse...

Ge, quando eu "crescer" quero ser uma mae que nem vc!! :)

Muito positivo a maneira que vc ensina a Vivi e o Daniel!

bjs

Maria Luiza disse...

Essa história é de amargar. Agora mesmo passei os olhos e descobri um monte de coisas que a neta deixou de guardar.Eu já criei os meus e agora passo isso tudo outra vez com ela. Não desanimenos !!!
Abençoado e feliz findi! Bjbj!

Vanessa Anacleto disse...

Menina, todas as casas parecem ser iguais. Eu acabo de dizer ao meu filho para guardar o lego dele. Ele disse que não queria e eu argumentei que ele precisa cuidar das suas coisas. Ele perguntou por que? Eu disse que se ele não cuidar de suas coisas eu daria para crianças que precisam de brinquedos e cuidarão melhor deles. Foi o suficiente para ele começar a guardar. E não duvide de mim, se precisar eu dou mesmo os brinquedos.

beijos :-)

Lúcia Soares disse...

Georgia, você é ótima! rsrs
De onde tira tanta sabedoria?
Seus filhos, ou nora, ou genro, vão lhe agradecer muito, um dia.
Criei os meus tendo empregada em casa,mas sempre os abrigando a ter pequenas tarefas. Hoje se saem muito bem em suas casas.
Adorei o método! Vou usar, pois neta que mora comigo (ou da qual cuido, mesmo agora indo morar separado)é bem bagunceirinha, aos quase 3 aninhos, mas é de pequenino que se torce o pepino...rsrs
Beijo!

Tucha disse...

Apesar de termos persistentemente repetirmos as "lições" e usarmos "truques" eficientes como este seu, acho que é bem mais fácil quando eles são ainda pequenos. Prepare-se para o "turbilhão" da adolescencia.
Beijos

Mylla Galvão disse...

FILHOS...
SÃO TODOS IGUAIS GÊ... O MEU LARGA TODAS AS ROUPAS PELA CASA E TENHO QUE FICAR JUNTANDO PARA LAVAR...
JÁ PEDI PARA DESVIRAR AS MEIAS PQ GOSTO DE LAVAR PELO LADO DIREITO E ELE DESVIRA?
QUE NADA... NEM ADIANTA FALAR...ENTRA NUM OUVIDO E SAI PELO OUTRO...

E OLHA QUE GANHEI MAIS 4 PARA CRIAR... DO MARIDO... E SÃO TODAS MENINAS...

BOM FIM DE SEMANA!!!


BJO

Eliane Pechim disse...

Eu acho que voce fez certo. E custa sim, custa a voce mais trabalho e nao é porque é mae que tem de fazer absolutamente tudo, ne, quando os filhos estao numa idade de ja saber cuidar das coisinhas dele, incluindo ajudar na casa. Assim eles vao crescer mais organizados e responsaveis com as coisas deles e a casa. Adorei sua tatica, principalmente porque ela deu certo! :) Beijo, bom fim de semana!

chica disse...

Maravilhosa e eficiente tática...Que bom que dá certo...beijos,chica

Anônimo disse...

Acho que voce fez muito é bem. QuandO Anna Luiza era menor, uma amiga minha,por sinal filha de um pastor descendente de alemao dizia: meu pai é pastor e minha mae aeromoça. Desde pequena aprendi a fazer varias coisas em casa, Anna ja esta com 4 anos e nao sabe nem arrumar a propria cama!!! Eu olhava para Anna e pensava: nossa ela nao tem forças para levantar essa colcha, nem guardar o cobertor, e tal. Mas nunca esqueci essas conversas com a minha amiga. E comecei a coisa fazendo a minha filha tirar as roupas que usou do chao. Levou um tempinho mas hoje tem um cesto instituido no banheiro dela para pelo menos colocar as roupas ali. E tem mais um aprendizado: se usou e nao sujou , vai guardar. Ela mesma ja olha e diz: nao esta sujo ne mae? Entao é melhor guardar. Deixa em cima da cama e ai - aqui tem empregada- ela guarda de um jeito melhor. Sao pequenas coisas, mas se deixarmos, pela lei da natureza humana, eles nao vao fazer nada nao. Nem pelo exemplo. Por que vendo a gente fazer desde cedo, eles consideram queé "normal" que so a gente faça alguma coisa. Um pouco de ordem e disciplina nao faz mal a ninguem. Alias, faz muito é bem. Parabens Georgia!!! Voce tb pode escrever um livro sobre conselhos de educaçao infantil. Olha que legal; voce é pedagoga, mora num lugar que nao tem empregada. Que tal? Temos tantos talentos na blogosfera. Voce é um deles, sem duvida. Beijos querida!

Allan Robert P. J. disse...

Estudar.
Quando olho o boletim e não gosto de alguma nota, digo para fazer uma programação de estudo para recuperar. O estudo deve ser acompanhado de um resumo que será repassado pelo pai. Caso se "esqueça" de estudar e de fazer o resumo, a saída com as amigas fica pra outro dia, quando a lição for completada.

O esquecimento virou coisa rara por aqui. :)

Wania disse...

Georgia querida!

Este "escambo familiar" é tiro-e-queda! ;)))))


"Jeitinho" e amor sempre foram uma boa tática, em qualquer situação.

Saudade de todos vocês!
Bjssssss

Gisley Scott disse...

Não com os filhos mas com o marido!Ao invés de tirar as coisas da mesa qdo ele terminou de tomar café, eu começo a ajeitar os outros compartimentos da casa aos poucos.Ele lê isso como "ocupada" e assim sempre acaba tirando tudo da mesa...Agora eu sei, viu? rs!

Milena F. disse...

Excelente exemplo de educação!!!
Sempre detestei roupas "emboladas", na minha casa nunca fizemos isso e nem sei como aprendemos, mas sempre que vejo crianças e adultos que deixam a roupa de qualquer jeito pois é o outro que vai lavar (seja a mãe, seja a empregada), fico apavorada!

Elvira disse...

Oi Georgia.

Você tem uma ótima psicologia infantil e age super certo.
Aqui em casa minha mãe também ensinou a gente direitinho. Ha ha ha!

Bjs.
Elvira

Sandra disse...

Tens toda razão amiga, Tudo funciona por causa e efeito, ou melhor ação e reação. não é mesmo..
O que ensinamos hoje fica para sempre.

"Amigos são flores...
Amigos são poemas...
Como flores, devem ser cultivadas com carinho e dedicação, para que as tempestades da vida não esfacelem suas pétalas e para que possamos ter seu perfume em todas as estações.
Como poemas, devem ser sentidos nas fibras mais sutis da alma, com respeito e gratidão, para que sejam a melodia risonha a embalar nossas horas em todos os períodos do ano".

VENHA NA CURIOSA BUSCAR SEU CARTÃO AMIGOS DO CORAÇÃO.
Lhe ofereço com muito carinho que nos temos um pelo outro...Amizades são vinculos super carinhosos entre os verdadeiros. AMIGOS, seja virtual eou real.

Carinhosamente
Sandra

Sandra disse...

Saudades de ti..Sei que nem sempre tens tempo para retribuir, compreendo. Minha vida também é muito turbulenta. Cheias de serviços.
Um grande abraço.
Bjs.
Sandra

Cristina Caetano disse...

Já disseram isto mas vou repetir: quando eu crescer quero ser igual a você.

Beijão

Beth/Lilás disse...

Amiga, você é esperta neste sentido, tá certa, parabéns!
Eu fui meio molenga, mas hoje em dia, dou umas broncas e depois de algum tempo fica tudo em dia, nos trinques.
hehe
beijos cariocas e ótimo domingo!

Regina Coeli Carvalho disse...

Olá querida,
Acredito que o caminho é esse. Há situações que o falar continuamente sobre a mesma coisa desgasta e a criança acaba não registrando. Agir no momento certo dá sempre bom resultado.
Abraço carinhoso procê.

Genislene Borges disse...

Olá querida, vi seu comentário lá no Depois dos 25 e vim conhecer seu blog.
Abração, Genis.
http://mamaegenis.blogspot.com/

Neli Rodrigues disse...

Aqui em casa tb tenho esse problema com as roupas do avesso, principalmente, meias, cuecas e calcinhas, acho que vou seguir sua dica p/ ver se a coisa melhora. Outro probleminha que tenho é com meu filho de 10 anos que já precisa usar desodorante mas tenho que lembrá-lo todos os dias, fora outros inúmeros detalhes que só uma mãe empenhada sabe como é, pois vejo que muitas não estão nem um pouco preocupadas, aí fica fácil por filho no mundo, não é mesmo?
Bjs♥
http://caprichosbyneli.blogspot.com