Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

A vida nos prepara realmente?


Li no blog Mae Gaia dia desses um post de cortar o coracao onde ela falava sobre um dos maiores problemas que vejo: quando se engravida muito cedo e sem nenhum preparo para a vida. Sem estudos, sem uma profissao, sem nocao do mundo. O post está AQUI e se você tiver um tempinho leia-o.
Eu me lembrei do tempo em que tinha 17 anos, a mesma idade da menina que está grávida...
Eu sinceramente nao entendo como uma menina nos dias de hoje com tantas informacoes pelos veículos de comunicacao, caem na estória de se deixar engravidar, achando que vao prender o rapaz por quem se está apaixonada ou acham que isso nao vai lhes acontecer. Vejo um monte de meninas nessa idade tao bobas quanto eu em minha idade. O diferencial foi: minha mae sempre falou clara e abertamente que a vida depois que se tem um filho fica muuuuuuito mais difícil. E ela comecava a enumerar uma porcao de coisas diante dos meus olhos.
A) Você terá que parar de estudar;
B) Terá que trabalhar para sustentar seu filho, porque com certeza o carinha ai, nao vai;
C) Por uns bons anos acabaram-se as festas com as colegas, cinema, vestido e sapatos novos. Porque o dinheiro será pouco minha filha.
D) Com quem você vai deixar o seu bebê enquanto você trabalha?
Minha mae frizava bem que ela podia até ficar caso eu tivesse que trabalhar, mas que a mae era eu e que eu levaria meu filho para a cama e nos finais de semana teria que cuidar da roupa e da comida dele.
Já essas coisas me deixaram apavoradas o suficiente para nem mexer em casa de marimbondo. Imagina eu perder a minha doce liberdade?!
Eu cresci numa das favelas mais FAMOSAS neste Brasil: a Cidade de Deus, (pronto, contei, e agora vocês vao ficar com medo de vir aqui, rs) sim esta mesma que virou filme;
Eu sempre digo que aprendi muito em olhar o que acontecia com as minhas amigas que engravidavam e os caras caindo fora; exatamente como minha mae tinha dito que acontece.
Será que as mocinhas de hoje sao tao cegas, surdas imaturas que nao conseguem ver a vida como ela é?? O problema que vejo também é:
Nao querem a mae se metendo na vida delas. E depois?
Pelo Amor de Deus! Vamos acordar! Nao é o lugar que faz as pessoas serem o que elas sao.
É o que se recebe já dentro de casa. Eu nao acredito que a mae dela tenha passado os valores da vida sofrida que ela teve para a filha. Conheci muita mae assim. Que nao queria falar prá filha o lado ruim da vida, como se a vida fosse cor de rosa; Minha mae nos mostrava o lado bem preto da vida e nos dizia que conosco nao seria diferente se entrássemos por aquele caminho e mais alguns outros...
Eu vejo também que falta muito diálogo aberto de mae para filha. Muitas maes querem mostrar para os filhos que nao erraram em seu passado. Eu mesma tive amigas que me dizia que a mae estava careca de saber que ela dormia com o namorado, mas dizia para familia toda que a filha era virgem. Sem nocao da vida e como querem filhos diferentes?
Vamos colocar os pés no chao, tá mais do que na hora...

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: