Você faz toda a diferenca!

domingo, 4 de outubro de 2009

Despatriados mas feliz!

Tudo comecou por causa deste post aqui: "Manual de sobrevivência do Despatriado."
Eu já contei muitas coisas desta terrinha fria. Dos costumes, das dificuldades com a língua e adaptacao. A série toda se chama: "Como viver em outro país", e está no sidebar aqui da Saia Justa. Mas uma coisa é fundamental e a Cissa escreveu isso. Quando você troca de país seja por qual motivo for é preciso:

Amar o novo país;
Por viver em um outro país, o seu país de origem nao precisa virar uma porcaria de país na sua boca; comparacoes vao acontecer, mas de jeito nenhum ficar com o nariz em pé e sair falando mal do Brasil. Pelo contrário, temos ótimos profissionais em qualquer área e o brasileiro é o povo mais hospitaleiro e receptivo que existe neste mundo;
Cada país tem suas leis; e devemos aprender a respeitá-las. Vejo muitos ex patriados de qualquer outro país que quer fazer aqui o que faz em seu país e acham que o país tem que aceitar o que ela acha que está certo no país dela. Gente! Cada casa tem seu comando...
Acho que quem chega num país deve primeiro observar muitas coisas, e nao é porque eu sou carioca que preciso ficar sambando pra todo mundo, mostrando que no Brasil só tem samba. Nada disso. Tenho a minha postura e nao preciso cair no bloco da folia prá mostrar que eu sou uma pessoa que sei viver. Existe um outro caminho prá isso que faz parte do meu dia a dia.
E mais uma coisa que eu acho fundamental em qualquer país: Aprenda a língua. Eu tenho o hábito de sair em férias e aprender algumas palavras daquele país que eu vou mesmo que seja por 2 semanas. Isso nos identifica com as pessoas que estao ali trabalhando; quem é que nao gosta de ouvir um gringo na praia de Copacabana tentando falar o Português?

Essa é a minha participacao para a Blogagem Coletiva "Despatriada mas feliz", proposta pela Cissa.

Update:
E nao é prá ser orgulhosa em ser brasileira e carioca? Vibrei quando ouvi que o Rio de Janeiro será a sede das próximas Olimpiadas.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: