Você faz toda a diferenca!

sábado, 31 de outubro de 2009

Bondinho do Pao de Acucar

Foto retirada DAQUI

Saudade nao tem idade.

O nome Pão de Açúcar surgiu na época do descobrimento do Brasil.
Em 1909 os engenheiros Augusto Ferreira Ramos e Manoel Galvao receberam autorizacao da Prefeitura para a construcao de uma pista aérea. Tudo deveria ser feito em 30 anos mas levou de 3 à 4 anos. Muitos nao acreditaram que seria possível. Em 27 de outubro de 1912, foi inaugurado o trecho inicial, com uma distância de 575 m e 224 de altura, mas poucos tiveram a coragem de se aventurar numa viagem saindo da Praia Vermelha ao morro da Urca.
Na obra trabalharam brasileiros e portugueses com equipamentos e materiais alemaes que foram transportados para o alto dos 2 morros por centenas de operários realizando perigosas escaladas para aquela época. Mais AQUI, se você quiser saber.

Foto retirada DAQUI

Este foi o primeiro bonde que existiu. Todo feito em madeira e levava 24 pessoas. Naquela época o Bondinho se chamava: Camarote Carril.
Conta a história que a primeira pessoa a pisar no alto do Pao de Acucar foi uma mulher. A inglesa Henrietta Carstairs e lá no topo ela cravou a bandeira da Inglaterra. Alunos da Escola Militar que viviam no topo do morro nunca tiveram a idéia ou a ousadia de subir até lá.

Nestes anos todos nunca aconteceu um acidente sequer.
E, Roger Moore no papel de James Bond filmou ali em cima 007 Contra o Foguete da Morte.



Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: