Você faz toda a diferenca!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O perigo de roncar é a Apnéia, você sabe o que é?

Foto encontrada na net

Christian tem Apnéia. O que é isso? É a parada respiratória com duracao superior a 10 segundos que se repetem durante todo o sono. Eu sempre estranhei que Christian muitas das vezes enquanto dormia, estremecia; mas continuava dormindo.
Quando entramos em sono profundo todos os nossos músculos relaxam e quem ronca eles relaxam demais. E assim causam uma obstrucao fechando as vias respiratórias e impedindo a passagem do ar por mais de 10 segundos. Parece que o cérebro esquece de dar ordens aos músculos que controlam a respiracao. Quem tem Apnéia do sono, adormece, pára de respirar, acorda, reinicia a respiracao, adormece, e assim sucessivamente durante toda à noite. Imaginem o cansaco que é.
Quando a respiracao retorna, o ronco atinge o seu máximo, lembrando o urro de um leao, urso ou um boi. Nesse momento por alguns segundos a pessoa está acordada e pode reagir caso a tocamos ou se lhe pedimos para trocar de posicao. Mas em poucos segundos volta a dormir e esquece o que aconteceu.
Christian fez um exame especial onde ele usou um aparelho à noite toda para medir suas paradas respiratórias.
Entao: Por hora ele pára de respirar 16 vezes, por mais de 15 segundos. O teste tem a duracao de 7 horas. Agora multiplique 16 por 7 e veja quantas vezes ele fica sem respirar por noite. E mais 10 vezes sem respirar por 35 segundos, num total de 26 vezes sem respirar por noite. O tratamento é urgente por aqui e já vamos comecar.

Se você ronca e pela manha está sonolento, procure fazer o exame para saber como é o seu sono durante à noite. O sintoma da sonolência diurna pode significar paradas respiratórias durante à noite.

Em 1837 Charles Dickens, sem dúvida, descreveu o primeiro paciente de apnéia do sono em "Os Escritos Póstumos do Clube de Pickwick". Um de seus personagens, chamado Joe "... e no caixote sentou-se um garoto gordo e de rosto vermelho em estado de sonolência". "Joe ronca enquanto espera à mesa... o ronco do garoto penetrou como um baixo e monótono som vindo distante da cozinha".

O chá de Lavanda, desse post AQUI, ajuda, mas nao cura, o assunto é sério e grave.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: