Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O fim da lâmpada incandescente


A Irlanda foi o primeiro país a tomar essa decisao e já a partir de janeiro de 2009 nao estará mais a venda nos mercados a lâmpada incandescente.
Os políticos da Uniao Européia decidiram que a lâmpada incandescente que conhecemos deve terminar.
Há 130 anos Thomas Edson a descobriu e foi uma verdadeira sensacao. O mundo estaria trocando as velas e os lampioes à gas pela luz elétrica.
A maior dificuldade encontrada por Swan e Edison, quando tentavam fazer lâmpadas desse tipo, era encontrar um material apropriado para o filamento, que não devia se derreter ou queimar.
Hoje em dia os filamentos são, geralmente, feitos de tungstênio, metal que só derrete quando submetido a temperatura altíssima. Para evitar que os filamentos entrem em combustão e se queimem rapidamente, remove-se todo o ar da lâmpada, enchendo-a com a mistura de gases inertes, nitrogênio e argônio ou criptônio. As lâmpadas incandescentes funcionam a baixas pressões, fazendo com que o ar rarefeito funcione como uma fonte de ionização, gerando a corrente elétrica.
Como funciona a lâmpada?
Quando se aciona um interruptor, a corrente eléctrica passa pela lâmpada através de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado filamento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz. Informacoes retiradas DAQUI.
Toda a Europa até 30 de agosto de 2012 nao deverá mais estar usando a lâmpada incandescente. Serao 15 milhoes de toneladas a menos de dióxido de carbono por ano.
Até 1° de setembro de 2009, os mercados já nao deverao mais ter lâmpadas de 100 Watt para vender. Em 2010, nenhuma de 75 Watt, em 2011, nenhuma de 60 Watt e a partir de 1° de setembro de 2012, será totalmente proibido.
Por mim, já podia acontecer desde já. Há anos usamos lâmpadas econômicas. Infelizmente elas ainda custam muito mais que as outras, mas em compensasao, duram muito mais, cerca de 15 mil horas, gastam menos 80% de energia e o seu vidro é muito mais fácil para se reciclar.
Entao, pense bem quando você for comprar a nova lâmpada para a sua casa.
Um grande abraco
Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: