Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Fonoaudiologia

A importância dos jogos na vida da crianca é primordial. Desde marco a Viviane está fazendo terapia da palavra. Logo cedo percebi que ela nao falava determinadas consoantes com os sons corretamente. Mesmo com os joguinhos que fazíamos com ela, nao estava sendo suficiente. Perguntei no Jardim onde ela freqüenta como era a fala dela e elas também já haviam percebido a deficiência mas achavam que era ainda muito cedo. Mas eu insisti que queria comecar mesmo cedo a terapia.

Compramos alguns jogos para ajudá-la em casa. Esse do ursinho logo acima ensina a crianca a concentracao de que nem sempre o mesmo ursinho da mesma cor está olhando o outro. A crianca ao joga os dados recebe cores e de acordo com essas cores a crianca vira ou desvira o ursinho. Quando a crianca vira o ursinho ela deve dizer: O ursinho se virou, ou O ursinho deu às costas para o outro urso. Quando os dois ursos da mesma cor estao frente a frente, a crianca diz: O ursinho se virou e olha nos olhos do outro urso. E por ai segue a brincadeira. Se trabalha ao mesmo tempo, percepcao, coordenacao, concentracao e fala da crianca.

O joguinho com as formigas é sensacional. Elas têm 3 cores diferentes nas partes do corpo e buracos que variam de lugar. Algumas vezes na cabeca, outras na barriga e outras no bumbum. A crianca adora. O jogo trabalha a letra "R" da crianca. A Viviane nao consegue dizer essa letra se ela está no meio da palavra, somente quando ele inicia. O jogo da formiga ajudou muita coisa até porque quando o jogamos temos que dizer: A formiga Kribbel andou com sua cor vermelha para o bumbum. Ou A formiga Krabbel andou com a sua cor amarela para a barriga. Conforme a crianca vai conseguindo a fala, nós vamos aumentando o tamanho da frase assim: A formiga Kribbel andou com a sua cabeca verde para a cabeca da outra formiga. As frases vao sendo inventadas por você e pela crianca. A crianca gosta porque ela cria um mundo de fantasias com a formiga e quando o buraco da formiga está no bumbum e a mesma cor na cabeca da outra formiga, entao o jogador pode colocar a formiga de pernas para o ar para que a cor igual cubra o buraco do bumbum. (Observe a foto logo acima: para que a cabeca vermelha se encaixe no buraco vermelho da outra formiga, ela tem que ficar com as pernas para cima). Vocês podem imaginar o tamanho da risada? E de como a Viviane coloca as pernas para o ar dizendo que é uma formiga.

Temos jogado muitos jogos com ela e temos visto o quanto a fala dela melhorou. Sao muitos jogos como quebra-cabecas e jogos de memória. Onde a ajudamos na concentracao e o seu mundo com novas palavras. Eu fiquei pensando como nós os adultos deixamos passar um tempo enorme e precioso quando deixamos de brincar com eles e depois exigimos que eles na escola sejam os primeiros da classe com ótimas notas. Tudo isso, vem com maior facilidade se antes papai e mamae tiver trabalhado essas coisas em casa. Menos televisao, gente, por favor.

E falando em TV. Aqueles dias em que fiquei sem internet, além de brincar muito com os filhos assisti algumas vezes a TV e numa reportagem sobre FILHOS ADOTIVOS DO CORACAO, me levou a pensar que eu gostaria de escrever sobre isto e qual nao foi a minha surpresa, semana passada li lá no blog do Dácio Jaegger sobre o assunto. Me manifestei logo e decidimos que o assunto merece uma blogagem coletiva. Entao aguardem maiores informacoes.

*** A Sonia Sant'Anna, deixou um comentário no post passado aqui na Saia Justa sobre o tema Câncer de Mama, e até deixou um link que geralmente eu o tenho nos meus favoritos e de vez em quando eu o clico. Mas achei uma foto linda na net e a coloquei aqui do lado direito do meu blog. Entao, basta clicar na foto que o site se abre e na página do site do lado esquerdo clique no "Ajude com seu clique". Decidi colocá-lo aqui para que eu possa lembrar-me todas as vezes que entrar no meu blog. Faca o mesmo você também, assim estaremos ajudando-os.

E vou ficando por aqui, desejando uma ótima semana a todos.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: