Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Quando a desculpa é uma mentira

Daniel chegou em casa no mês passado com um livro da biblioteca da escola. Assim que terminou de lê-lo, lembrei-o de que às quintas-feiras é dia da biblioteca e assim ele deveria devolvê-lo. Na sexta-feira, perguntei a ele sobre o livro e ele me disse que o tinha devolvido.
Uma semana depois, estou eu olhando a pasta do Daniel e vi um bilhete da bibliotecária da escola.
O bilhete informava que ele trocou o livro na hora da devolucao.
Pedi ao Daniel que me explicasse o que tinha acontecido. Ele me explicou que na pressa ele pegou um livro dele e nao o da biblioteca, pois ele também tem livros dessa série. Para que ele nao esquecesse de entregá-lo na próxima quinta-feira resolvi prender o livro com um elástico no estojo dele, pois quando ele fosse pegar a caneta para escrever a matéria, ele iria se lembrar de entregá-lo...
Quinta-feira à noite na hora do jantar. Perguntei a ele:
 - E entao, entregou o livro? E ele me respondeu: - Sim, mamae. Conversa encerrada e falamos sobre os jogos da Copa Européia que está rolando e trocas de figurinhas para o álbum dele. O pai lhe pediu para que escrevesse numa folha os números das figurinhas que estao faltando que ele iria trocá-las no trabalho.
Na sexta-feira quando eu estava limpando a casa, o que vocês acham que eu vi em cima das jaquetas do Daniel? Isso mesmo: O livro da biblioteca. Pensei que fosse o livro que ele havia levado por engano, mas ao abrí-lo, vi que era exatamente o livro... vocês podem imaginar como eu fiquei?

Quando ele chegou da escola naquele dia perguntei-lhe que livro era aquele e ele todo sem graca me respondeu que ao colocar o lanche dele na mochila por causa do livro, ele nao tinha lugar. Resolveu tirá-lo para ajeitar e depois se esqueceu e para nao me deixar zangada, preferiu me dizer uma outra verdade. Uma outra verdade? Nao existe outra verdade, Daniel. A verdade é uma só: de que você nao entregou o livro. Ou por esquecimento, ou por qualquer outra razao, mas a verdade é que o livro nao foi entregue e você mentiu. O caso é que menino anda numa fase de Pinóquio. Há sempre uma desculpa para a mentira. Eu já venho há um ano sempre explicando os perigos da mentira, que ela gera falta de confianca, credibilidade, além do que pode-se perder uma boa amizade. Quando nao até mesmo a vida (conto isso no próximo post). Menino parece que nao entendeu.

Resumindo: As figurinhas que o pai trouxe para ele naquela noite, estao guardadas. Ele viu o montante, mas nao as recebeu. Perguntei a ele se ele sabia por quê? E ele me disse que sim. Perguntei a ele como era esse sentimento de alguém que nao cumpre a palavra. E ele me disse que era muito ruim.
Ainda estou zangada com ele, e ele sabe que estou quente. Quero que ele se lembre bem do quanto é ruim quando se mente. Que deixa mae e pai tristes e que as coisas boas que ele sonhou prá receber, vao ter que ficar no armário. Isso nesse caso das figurinhas, em outros casos, falei prá ele que a vida nao nos dá outra chance nao. Se estou certa ou errada, eu nao sei. Nunca fui mae. Mas fico danada da vida com alguém que mente. Eu expliquei a ele que se ele nao fosse meu filho eu nao daria uma outra chance a ele na credibilidade, pois eu numa situacao dessas perco mesmo a confianca e passo a me perguntar se a pessoa está sendo sincera e se eu tenho uma amizade assim, eu prefiro nao tê-la. Acho, acho, que ele entendeu que a coisa sobre mentir, é muito séria.

Desejo a vocês uma ótima semana

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: