Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

O preco que se paga

 Hoje logo cedo o Daniel pegou a mochila dele e foi logo me dizendo que não iria esquecer de entregar o livro. Acredito que menino aprendeu a lição.
Por que me preocupo com esse assunto na minha família? Porque vejo que muitas mães não reagem em situa coes parecidas. Ficam esperando que por um caminho mágico ele vai aprender ou que a criança já nasceu sabendo. Eu gostei muito dos comentários que vocês fizeram, não porque me apoiaram. Mas porque muitos colocaram que precisamos mesmo agir e que a criança precisa aprender o certo e o errado. Eu conversei ainda sobre esse assunto com a Sonia Horn. E conversando com ela lhe disse que infelizmente como os valores da nossa sociedade estão invertidos. Falamos de uma educação "correta", e não em uma educação "rigorosa", pois essa palavra "rigorosa" só passou a existir por causa daqueles que não queriam ter o trabalho em educar. Se uma maioria tivesse o trabalho em educar, ninguém seria taxado de ser rigoroso com o filho. Todos só diriam que você estaria educando seu filho e pronto.

Uma das minhas tias perdeu o seu filho mais velho por causa da mentira. Ela nunca falava firme com ele sobre este assunto. Ela sempre dizia: "Ah, ele é muito brincalhão."
Eu acredito que esta foi a maneira que ela encontrou para não ter trabalho.
Meu primo sempre estava aprontando. Dizia que tal loja havia fechado, e era mentira, dizia que a polícia tinha levado o vizinho preso, e era mentira, dizia que na cozinha da escola tinha pegado fogo, e era mentira, ele muitas das vezes chamava por socorro dizendo que tinha quebrado o braço, e era mentira. Todos falavam mole com ele. - "Ah, Jorge, pare com isso, não brinque com essas coisas." Eu me pergunto: Por que não explicar a criança as conseqüências dos atos errados?
Um belo dia, todos eles foram à praia. Numa certa hora Jorge estava no mar, gritou por socorro, balançou os braços para o alto e os irmãos e amigos acenaram de volta, rindo. Ele gritava por socorro, tirou o chapéu de mergulho para acenar, achando que eles não o estavam vendo. E eles tornaram a acenar de volta. Não deram crédito e disseram que era mais uma do Jorge, vamos comer algo na carrocinha.
Quando voltaram não o viram mais e um deles falou: -" Ele agora se escondeu para nos dar um susto. Vamos fingir que nem estamos ligando."
As horas foram passando e ele não voltou. Desta vez era verdade, ele precisava de ajuda e ninguém acreditou nele.
Todos tiveram que fazer terapia. Vocês podem imaginar o que tudo isso poderia ser poupado se os pais dele tivessem reagido com firmeza? Quantos filhos, não estariam hoje envolvidos com drogas, com roubos, se quem educa, tivesse sido firme?
Você poderá me revidar dizendo: Mas Georgia, eu fui assim, não passei a mão e mesmo assim o menino escolheu outro caminho para seguir. Acredito também que isso possa existir. Não vou aqui procurar falhas na educação de ninguém, até porque EU SOU FALHA. Mas acredito que se educarmos firme, mesmo que os nossos filhos possam trilhar outros caminhos, eles vao voltar.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: