Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Financas

Nao existe nada onde a financa nao esteja presente. Enquanto a parte financeira fica no setor dos gastos, é mais fácil de administrá-la. Comprar tudo o que se quer é maravilhoso, mas poder pagar tudo o que se compra é outra coisa. Manter um equilíbrio financeiro hoje em dia está bem difícil.
Meu esposo é Autônomo, ele oferece seus servicos de Consultante para firmas. Isto significa que vivemos com os pés bem no chao. Viagem ao Brasil somente a cada 4 anos, pois é onde gastamos mais dinheiro. Os vôos sao sempre caros e nao podemos viajar quando queremos. Em abril deste ano fomos ao Egito por duas semanas e me acreditem pagamos um pouquinho mais que a metade dos custos da nossa ida ao Brasil. Decidimos há 2 anos atrás comprar um carro grande para que pudéssemos fazer curtas viagem de fim de semana. Assim sairia mais barato e também passaríamos a descansar mais. Pois meu esposo trabalha todos os dias 10 horas e quando nao 12 horas por dia. Já dá prá imaginar como a coisa por aqui se chama trabalho e trabalho duro. Nao é moleza nao, embora eu nao deixe transparecer. O pior que eu acho, é mesmo estando de férias ter que deixar o celular ligado, pois alguma emergência pode surgir e entao temos que voltar. Sao ósseos do ofício...fazer o quê?

E por que estou falando sobre isso? Porque todos os meses até o dia 10 de cada mês eu tenho que fazer o imposto da nossa firma. E eu detesto.
Temos um programa bom instalado no PC que ajuda, mas quando vejo aquele monte de contas que tenho que contabilizar fico na maior preguica. Tenho que separar os tickets por assunto. Tudo o que gastamos com gasolina, com materiais para o escritório, correio, controle do banco, o que saiu, o que entrou, o que se pagou, etc. Tudo é contabilizado e nao pode sobrar uma asinha de mosca, senao a contabilidade nao bate com os gastos. Fora essa contabilidade mensal, ainda tem a anual, essa é pior ainda. Pois, tudo o que compramos tem que entrar, tudo o que entrou e teve saída, tem que estar registrado, é claro. E entender todas as ordens em alemao e suas exigências muitas das vezes me deixa desanimada. Christian, meu esposo, geralmente faz o anual por causa das acoes (poucas, mas temos algumas), e outros assuntos que nao entendo muito bem. Mas morro de dó quando ele tem que sentar-se noites após noites para contabilizar tudo. Chego para ajudá-lo, mas muitas das vezes acabo atrapalhando. Chego com um chá, com alguns biscoitos para mantê-lo acordado. Pois, geralmente ele está fazendo isso depois das dez horas de trabalho. Massageo-lhe muitas das vezes às maos, pois ficar com ela o tempo todo clicando o maus, nao é mole nao.

Fevereiro é um mês corrido, pois é quando entregamos o imposto anual e julho é o mês da cacetada na cabeca, ou melhor na conta. É quando se retira o que temos que pagar. E olha, nao é só o Brasil que paga impostos sem parar nao. Por aqui pagamos até para respirar.
E prá quem desejar ler o livro que o Lou escreveu sobre este assunto. Clique aqui para lê-lo.

Um grande abraco em vocês

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Um comentário:

Anônimo disse...

esqueci de enviar meu email
raymundo.quadros@bol.com.br