Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Uma aventura das arábias!!!

Em Luxor

Pois é, fomos para o Egito por duas semanas. A cidade se chama Hurgarda e vocês poderao ver algumas fotos do hotel e do lugar aqui Por favor, cliquem nas setinhas para verem as próximas fotos.
Vou tentar contar em detalhes, mas resumidos e nossas fotos colocarei outro dia, pois ainda estou desempacotando as malas. Mas como tem gente, né Bel, que nao pode esperar, entao resolvi fazer uma pequena pausa, hahahahahahah!!!
Chegamos no dia 30 de marco com uma hora de atrazo. Um sol de 40 graus. Ao invés de um ônibus com ar condicionado como é o de costume para pegar o pessoal para as férias, dessa vez, tínhamos um mini- bus sem ar condicionado. Às malas foram jogadas no teto do mini-bus e eu adorei a cena, pena que a enxaqueca nao me deixou fotografar, eu estava bem ruim e as criancas com sede e cansadas do vôo.
Do alto do aviao pudemos ver o rio Nilo cortando o deserto. Tudo em volta deserto, e o contraste do verde do Nilo me deixou emocionada e me lembrei que aos 13 anos comecei a ler a história do Egito. Eu era fascinada por tudo que dizia respeito ao Egito e nao entendo como eu através dos anos me esqueci disso...só me lembrei quando o vi. Os hotéis foram construídos na quebrada do Mar Vermelho e na outra margem o deserto onde você nao vê o fim. Montanhas enormes de cor de areia. Algumas noites tivemos tempestade de areia e foi ai que entendi o porquê deles usarem turbantes e lencos que cobrem o rosto. Primeiro, pelo sol causticante e segundo por causa das areias que te cortam a pele. A temperatura era alta para comeco de primavera, mas também o ar era gostoso por causa dos ventos. Os árabes sao gentis e amáveis com as criancas em qualquer lugar. Nao só no hotel, mas em outras cidades que visitamos também. Viviane fez muito sucesso, pois logo no primeiro dia que chegamos procuramos aprender um pouco da língua árabe e nossas criancas também. Assim, eles se sentiram valorizados por nós. Passamos a ser uma família diferente para eles, nao só aqueles que faziam férias ali, mas alguém que se interessava em se comunicar com eles na língua deles. As mulheres nao trabalham fora. Há algumas que trabalham em Cairo, mas isso é raro. Elas nao podem de forma alguma dormir fora de casa.O homem é responsável pelo sustendo da família e a mulher pela educacao das criancas e cuidados com a casa. As mulheres solteiras têm suas vestimentas coloridas, mas as casadas têm que trajar a vestimenta preta.
Eles adoram o Brasil. Falam o nome da selecao de futebol por completo. Na manha seguinte em uma das lojas que já sabia que eu era brasileira, havia uma bandeira brasileira pendurada logo na entrada da loja, impossível nao vê-la.
Outra coisa que me chamou muita atencao no hotel em que ficamos é que às 18:00 horas, passa o mata-mosquito e tudo fica envolto na fumaca. Me senti em casa, voltei ao tempo que era crianca.
Na manha seguinte da nossa chegada, meu esposo me perguntou qual era o meu desejo para aquele dia e eu lhe respondi: quero tomar banho no Mar Vermelho e visitar Luxor e Karnak assim que der.
Mas isso eu só vou contar prá vocês no próximo post.
Aqui, as primeiras palavras em árabe que aprendemos logo no primeiro dia:

Obrigado - Chucran
de nada - afoan
bom dia - sabar élrrê

Um grande abraco e boa semana com carinho

Georgia

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: