Você faz toda a diferenca!

sábado, 31 de maio de 2008

Fumar ou nao fumar, eis a questao

 Nao vou ser demagoga escrevendo aqui que você nao deveria fumar. Como também nao vou escrever que fumar prejudica a sua saúde e a minha também. Há muitas outras coisas nesse mundo que também estao estragando a nossa saúde. Assim como nao vou escrever aqui que fumar é ruim. Pode ser prá você que nunca fumou, mas para quem fuma é muito bom, é relaxante. Eu quando fumava brincava com a fumaca fazendo bolinhas ou simplesmente me distraía com ela tentando achar uma forma de desenho na fumaca.
Eu costumo dizer que quem entra na chuva, vai acabar molhado. Quem fuma arrisca a sua vida e a vida daquele que nao fuma também. E dai? É, isso mesmo, e daí? A fumaca do carro que você dirige também faz mal e ninguém pára de dirigir, nao é mesmo?
Eu já fumei. Fumei de carregar carteirinha e fumá-la todinha. Logo cedo até mesmo antes do café da manha. Fumava a qualquer hora e em qualquer lugar. Fumei acho que por uns 5 anos ou mais.
Um dia comecei a perceber que ficava com pigarro, achei que estava ficando resfriada, mas o resfriado nunca chegou e aquela sensacao de algo grudado na minha garganta continuava. Fui a um médico e ele me explicou que geralmente os fumantes eram possuidor de pigarros.
"Possuidor", fiquei pensando exatamente nessa palavra. Eu possuo. Eu possuo algo. Eu possuo o pigarro derivado do cigarro que eu fumo.
Pedi ao médico que me explicasse como se dava mais ou menos essa coisa na minha garganta e ele me explicou que poderia ser refluxo laringo-faríngeo. Que é o retorno do conteúdo do estômago para a laringe e a faringe uma porçao superior do tubo digestivo.
Naquela época com 21 anos eu nao entendi patavinas daquela explicacao, mas quando vi minha sogra há 3 anos atrás tendo um câncer no estômago, nao sei porque, me veio na mente essa explicacao médica: "É o refluxo laringo-faríngeo, que é o retorno do conteúdo do estômago..."
Claro que pessoas que nao fumam também podem ter pigarro derivado de uma má alimentacao. Mas para quem fuma o risco de que toda essa secrecao num vai e vem entre a garganta e o estômago pode significar outra coisa, ah, isso pode.
Bem...dada essas explicacoes eu resolvi que queria parar de fumar. E como parar? Eu já havia tentado em outras ocasioes e nao havia conseguido. Sempre voltava a fumar.
Uma noite fui a um culto numa igreja Batista e lá o mensageiro me apresentou a Jesus sendo o Deus-Filho que podia tudo. Que Ele era o Deus dos impossíveis.
Legal, pensei. Vou desafiar esse Deus a parar de fumar. Se Ele fizer isso, vou mesmo acreditar que Ele é o Deus dos impossíveis. Mas tem um porém, ai Deus dos impossíveis. Falei assim com Deus. Nao quero sentir nenhuma vontade de fumar. Entendeu?
E estou até hoje, 26 anos sem fumar. Assim como também a minha fé cresceu no Deus dos impossíveis.
Mas se você nao quer saber de um compromisso com Deus. Ter uma nova vida em Jesus. Eu digo que você entao precisa de uma ajuda médica para parar de fumar. Porque é mesmo difícil. Nao basta só a decisao de querer parar. Nao basta ter forca de vontade. A pessoa tem que reconhecer que precisa de uma terapia.
Nao é impossível parar de fumar, mas eu digo que é muito difícil sem uma ajuda médica.

Li nesse blog aqui, o que ela passou em relacao ao cigarro. vale a pena mesmo conferir. Click aqui para lê-lo.
Eu estou visitando o pessoal que está fazendo parte da blogagem coletiva e sei que vou ler muita coisa boa.

Este texto faz parte da blogagem coletiva sobre um dia sem tabaco proposto pelo Nando e Nana.

***Recebi um recado da irma da nossa amiga blogueira Elisabete Cunha de que ela sofreu um assalto e que foi baleada no ombro. A Bete é nossa amiga, blogueira pessoa muito especial no nosso meio. Vamos orar por ela.

Bom fim de semana a todos vocês.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Entrevistando Expatriados



Ontem saiu no blog Entrevistando Expatriados minha entrevista.

É um blog super interessante pois, entrevista brasileiros que vivem em toda a parte do mundo.

Ali relatamos as dificuldades em se viver fora do nosso país, assim como toda a papelada que se precisa para viver fora. As chances que você também tem de conseguir um visto em determinados países. Às vezes só te falta um pouquinho de informacao para dar entrada na papelada. Vale a pena passar por lá e ler o que os outros entrevistados já escreveram.
Você talvez nao vai querer vir para a Alemanha, mas lá há entrevistados no Canadá, Espanha, Itália, Portugal, Holanda, entre tantos outros e quem sabe um pouquinho de informacao ali e aqui...
Ah, e deixe também seu comentário vou gostar de lê-lo.
E eu, vou ficando por aqui e volto depois.

Abracos

sábado, 24 de maio de 2008

Em defesa da crianca


Hoje em defesa da crianca quero falar com você. Quero falar que quando você grita com uma crianca, seja ela seu filho, seu sobrinho, seu primo, seu aluno, você a agride. Você já procurou ouvir a sua voz neste momento? Ela soa como o brado de um leao feroz. E a crianca se encolhe de medo de você. Sim, medo. Nao é amor que ela sente por você e nem respeito. É medo e mais tarde será ódio.

Hoje em defesa da crianca quero falar com você que quando você joga nela toda a culpa por ela ter nascido num momento nao planejado, você a agride. Que culpa ela tem por você nao ter tido o cuidado sexualmente falando? Que culpa ela tem se você tem uma cabeca oca e nao tomou direitinho o remédio de prevencao? Que culpa ela tem se você nao seguiu a tabelinha ao pé da letra? E que culpa ela tem das suas necessidades sexuais? Ela nao pediu para vir ao mundo. E se ela soubesse que teria uma mae como você ou um pai como você ela teria mil vezes preferido ficar onde estava.

Hoje em defesa da crianca quero falar com você que quando você está com seus problemas, seja eles quais forem e nao me venha com desculpa que você está com TPM, porque essa é a desculpa mais esdrúxula que as mulheres dos tempos modernos descobriram para se tornarem agressivas e mal educadas. Eu quero dizer que você além de nao ter conseguido fazer o seu mundo, a sua vida um pouquinho feliz por causa do seu terrível mal humor. Você também está matando uma nova vida, os novos sonhos de uma crianca com o seu mal humor, com a sua agressividade. Nao pense que você é melhor que aquele pai que matou sua filha. Pois, aquele que mata os sonhos de uma crianca é tao criminoso quanto aquele homem que você julga que deveria sentar numa cadeira elétrica.
Hoje em defesa da crianca saio às ruas com brados. Olhe para dentro de você e veja o que você tem plantado, tem construído no coracaozinho do seu filho, ou daquela crianca que você conhece ou daquela crianca que é o seu aluno. Palavras duras, agressivas, negativas, prepotentes, palavras vazias mas cheias de ódio. Porque ódio é tudo o que você consegue sentir.
Como você pensa e espera ser lembrada por eles?
Hoje em defesa da crianca quero te dizer que é melhor parar.
Hoje em defesa da crianca quero te dizer: retroceda.
Hoje em defesa da crianca quero te dizer: comece uma vida nova com ela.
Hoje em defesa da crianca quero te dizer: pegue o livrinho de estorinhas que está empoeirando embaixo da cama, em cima da estante e leia junto com ele ou com ela o conteúdo desse livro. Nela haverá com certeza uma mensagem de esperanca para você.
Hoje em defesa da crianca quero te dizer: pegue o quebra-cabecas e monte-o juntos. Você terá um sentimento de construcao muito bom dentro de você.

Hoje em defesa da crianca quero te dizer que suas palavras negativas devem ser mudadas para palavras posivitivas. Suas palavras devem ser de elogios. Até mesmo porque quando você deseja coisas boas para uma crianca a vida que é amarga comecará a ficar doce.
Hoje em defesa da crianca quero dizer: Pare e Pense em que condicoes você está criando o seu filho. Que sentimentos você está formando no coracao dessa crianca. Como você tem sido como educadora na vida dos seus alunos. E como você tem agido dentro da sua própria família. Hoje eu chego por aqui em defesa da crianca.
Texto de: Georgia Aegerter
Este texto faz parte da blogagem coletiva Em defesa da Infância promovida por este blog AQUI.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Ativar a memória brincando


Todo mundo ao menos uma vez na vida já reclamou que esqueceu algo. Nomes, números de telefones, enderecos, as chaves do carro, os óculos, coisas do dia a dia. Todos nós sabemos que o Stress, má alimentacao pela vida corrida, noites sem dormir, a solidao, a tristeza, a depressao, o abuso nas bebidas alcoólicas, etc, também têm grande peso na queda de memória. Todos nós sabemos que os nossos olhos e ouvidos têm uma grande capacidade de registro.
O nosso corpo e mente recebem tantas cargas que chega uma hora que ambos vao pifando e o pior de tudo isso é que colocamos a culpa na idade que vai chegando, falamos que estamos ficando esclerosados. A internet está cheia de dicas: escovar os dentes com a mao esquerda se você normalmente escova usando a mao direta ou vice e versa. Usar o Maus do seu PC com a mao esquerda se você sempre usa a mao direita. Mas essas coisas no dia a dia do nosso corre-corre NAO FUNCIONA. Tomar vitaminas para ativar a memória, tao pouco. Mas eu acredito mesmo que o que funciona é: BRINCAR. Brincar é tao bom!;)
Todo mundo gosta de brincar no PC e eu achei um link com uma infinidade de jogos grátis online onde você pode ajudar a ativar a sua memória todos os dias. Os jogos estao traduzidos para o português o que muito facilita. Alguns eu nao gostei outros eu amei e até o Daniel de vez em quando brinca por aqui.
O link é: Jogos de Memória
Entao meus amigos o negócio é brincar e ativar a memória ao mesmo tempo.
O meu mais recente blog junto com mais 3 amigas está em pleno vigor. Muitos já participaram deixando lá as suas dicas de leitura e se você quiser participar também, deixa um comentário lá no:Elas estao lendo. Os homens sao bem vindos e participam também. Até já tivemos a participacao de um. Quer saber quem foi? Nos visitem. Vou gostar de te ver por lá. Você poderá postar um livro que já tenha lido que gostou ou que nao tenha gostado. Nao precisa estar lendo um no momento. Te espero por lá.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Turismo no Rio de Janeiro

 Academia Brasileira das Letras (foto)
Cópia do Petit Trianon de Paris, foi construída para abrigar o pavilhão de França na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil. No anexo, funciona o Espaço Cultural Machado de Assis, com objectos do escritor – um dos fundadores da academia. Possui também uma biblioteca com 90 mil volumes. Há visitas guiadas gratuitas às segundas, quartas e sextas-feiras, às 14h e às 16h. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e o Espaço Cultural Machado de Assis, das 13h às 18h. Fica na Avenida Presidente Wilson, 203, bairro Centro. Informações: +55 (21) 3974-2500.

Arcos da Lapa (foto)
(Aqueduto da Carioca)Construção de 1750, possui enormes arcadas duplas. Tem 64m de altura e 270m de comprimento. Foi feito para distribuir à população as águas das nascentes do Rio carioca, vindas de Sta. Teresa. Tornou-se símbolo do bairro da Lapa. E desde 1896 serve de viaduto para o Bondinho de Sta. Teresa. Fica na Praça Cardeal Câmara.

Biblioteca Nacional (foto)
A maior biblioteca da América Latina e oitava do mundo possui um acervo de 15 milhões de publicações – boa parte disponível para consulta. Inaugurado em 1910, o prédio, de estilo neoclássico, com escadaria e colunas de mármore, forma juntamente com o Theatro Municipal, o Museu nacional de Belas Artes e o Centro Cultural da Justiça Federal, um quadrilátero de cultura na Cinelândia. As visitas guiadas duram 30 minutos e podem ser feitas de segunda a sexta-feira às 11h, 13h, e 16h – na época alta, acontecem a cada hora. Fica na Avenida Rio Branco, 219, bairro Centro; e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 15h. Informações: +55 (21) 2220-9484.
Confeitaria Colombo (foto)
Fundada em 1894, a Confeitaria é um marco da opulência da alta sociedade carioca do final do século XIX e início do século XX. Conserva o charme daquela época nos espelhos de cristal belga, nas cadeiras de palhinha e nos ricos entalhes de madeira. Tem serviço de chá de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h. Fica na Rua Gonçalves Dias, 32/36, bairro Centro. Abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h. Informações: +55 (21) 2232-2300.

Copacabana Palace (foto)
Protegido pelo Património Histórico (IPHAN), foi um dos primeiros hotéis a ser construído à beira-mar na cidade. Inaugurado em 1923, o Copacabana Palace reflecte fielmente a influência cultural europeia daquela época com um estilo requintado de alojamento. Acabou por tornar-se um símbolo do Rio, sendo o preferido de artistas, políticos, executivos e personalidades internacionais. Fica no bairro Copacabana.

Cristo Redentor (foto)
Mais do que um cartão-postal, o Cristo Redentor foi merecidamente eleito pelos moradores da cidade "A Maravilha do Rio". Do alto de seus 38m - e dos 710m do Morro do Corcovado - o Cristo é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca e brasileiro. O monumento – que completou 70 anos em 2001 - foi inaugurado em 12 de Outubro de 1931. O acesso é feito pela Rua Cosme Velho. O comboio funciona diariamente, das 8h30 às 18h. Informações: +55 (21) 2558-1329.

Parque Nacional da Tijuca (foto)
Passear pelas estradas sinuosas e visitar as atracções é programa para um dia inteiro. Maior reserva natural em região urbana do país, o Parque fica a 20 km do centro da cidade. Divide-se em três núcleos – Floresta da Tijuca, Serra da Carioca e Pedra da Gávea/Pedra Bonita. A flora foi devastada no fim do século XIX para dar lugar a plantações de café. O reflorestamento trouxe espécies da Mata Atlântica, como ipês, jequitibás, jacarandás e sapucaias.No núcleo da Serra da Carioca, além do Corcovado, as atracções são os mirantes Dona Marta, Vista Chinesa e Mesa do Imperador. Na Floresta da Tijuca há trilhas, a Cascatinha do Taunay, a Capela Mayrink, o Museu do Açude e o Açude da Solidão. Em dois domingos do mês, a administração do Parque oferece passeios monitorizados gratuitos. Em 2004, o Parque incorporou novas áreas, incluindo o Parque Lage e a região conhecida como Covanca-Pretos Forros, com 4,4 milhões de metros quadrados, mas onde as visitas não são permitidas. Informações sobre os passeios monitorizados: +55 (21) 2492-2253, ramal 24.

Forte de Copacabana (foto)
Construído em 1914, com o objectivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, o Forte de Copacabana foi palco do Movimento Tenentista de 1922. Oferece aos seus visitantes muitas curiosidades históricas e ainda uma filial da famosa Confeitaria Colombo. O acervo de armas, objectos e painéis formam o Museu Histórico do Exército. Fica na Praça Cel. Eugênio Franco, 1, bairro Copacabana. Abre para visitas de terça a domingo, das 10h às 20h. Informações: +55 (21) 3201-4049.

Jardim Botânico (foto)
Um verdadeiro santuário ecológico. Assim pode ser definido o Jardim Botânico do Rio de Janeiro - um dos dez mais importantes do género no mundo. Além de abrigar as mais raras espécies da flora brasileira e de outros países, é uma óptima opção de lazer para crianças e adultos, e um deleite para aqueles que desejam contemplar a natureza.Protegido pelo Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - pela sua importância histórica, cultural, científica e paisagística – foi também reconhecido internacionalmente como um Museu Vivo na área da Botânica e definido pela Unesco como uma das reservas da biosfera. Reúne palmeiras imperiais da época da fundação – em 1808 -, estufas, orquidário, roseiral e lago com vitórias-régias. Abriga ainda a Casa dos Pilões – uma antiga fábrica de pólvora com escavações arqueológicas – e a estufa de plantas insectívoras, reformada em 2004.O acesso para pedestres é pela Rua Jardim Botânico, 920, e para veículos, pela 1008, bairro Jardim Botânico. Abre diariamente, das 8h às 17h. Preço dos ingressos e outras informações: +55 (21) 2279-8426.

Lagoa Rodrigo de Freitas (foto)
Cercada pelos mais famosos bairros cariocas - Lagoa, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico -, emoldurada por montanhas e abraçada pelo Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas tornou-se ponto de encontro tanto para os cariocas como para os visitantes. Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alá, a sua orla abriga parques, quadras de desporto, rinque de patinagem, heliporto, pista para caminhadas e corrida, ciclovia, pedalinhos e um centro gastronómico distribuído por quiosques que oferecem desde comida alemã a comida japonesa - além da música ao vivo a partir do anoitecer. Em anexo fica o Parque da Catacumba, que expõe ao ar livre 30 esculturas de artistas brasileiros e estrangeiros.

Mosteiro de São Bento (foto)
As obras da Igreja de Nossa Senhora de Montserrat e do Mosteiro de São Bento foram iniciadas em 1617, estendendo-se até 1669. Entretanto, um século depois, ainda foram realizadas muitas reformas com o objectivo de ampliar e restaurar as suas instalações.Hoje - considerado Monumento Mundial pela Unesco - o Mosteiro impressiona pelos contrastes do estilo austero da sua fachada, com frontão triangular e o intricado trabalho da talha dourada do interior de sua igreja.Os trabalhos de pintura, as obras de arte, a concepção das capelas, o tecto da nave - remanescente do século XVIII - e o coral de canto gregoriano fazem com que o Mosteiro de São Bento encante a todos aqueles que o visitam. Fica na Rua D. Geraldo, 68 e a entrada de pedestres é feita pelo elevador número 40, bairro Centro. O Mosteiro abre todos os dias: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 18h; aos sábados e domingos, a partir das 11h. Informações: +55 (21) 2291-7122.

Museu de Arte Moderna (foto)
Inaugurado em 1958, o Museu de Arte Moderna (MAM) tem localização privilegiada e muitas histórias para contar. Abriga um acervo de quatro mil obras. Exibe rotativamente a colecção de Gilberto Chateaubriand - com quadros de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Di Cavalcanti e Portinari. Os jardins projectados por Burle Marx passaram por um processo de restauração em 2004. Há também cinemateca, biblioteca e livraria. Fica na Avenida D. Henrique, bairro Parque do Flamengo. Funciona de terça a domingo: durante a semana, das 12h às 17h30; aos sábados e domingos, das 12h às 19h. Informações: +55 (21) 2240-4944.

Museu Histórico Nacional (foto)
O conjunto arquitectónico tornou-se museu em 1922, no Governo de Epitácio Pessoa, e possui um acervo de valor inestimável com 275 mil peças, entre quadros, armas, carruagens, mobiliário e raridades – como a pena usada pela Princesa Isabel na assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. O Museu ocupa uma área de 18 mil m² e está instalado em três prédios distintos, construídos em diferentes épocas: a Casa do Trem, de 1762; o Arsenal Real, de 1822; e o Anexo para os quartéis, de 1835. Fica na Praça Mal. Âncora, bairro Centro. Recebe visitantes de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. No domingo, o passeio é gratuito. Outras informações: +55 (21) 2550-9224.

Museu Internacional de Arte Naïf (foto)
A arte Naïf – que significa ingénua, em francês – é feita por autodidactas, sem formação técnica. Há obras de 520 artistas nacionais e estrangeiros com predominância das cores vivas e traços irregulares. É considerado um dos maiores acervos do género no mundo. Fica na Rua Cosme Velho, 561, bairro Cosme Velho. Funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. Informações: +55 (21) 2205-8612.

Palácio do Catete – Museu da República (foto)
Abrigo do Museu da República e sede do poder republicano entre os anos de 1897 e 1960, o Palácio do Catete tem arquitectura neoclássica, com fachada revestida de granito e mármore rosa e portais emoldurados por mármore branco. Por ali passaram 18 Presidentes da República e ocorreram alguns dos mais importantes acontecimentos de toda a história do País - como as decisões de participação do Brasil nas duas grandes guerras mundiais e o suicídio do Presidente Getúlio Vargas. Transformado em museu após a mudança da Capital Federal para Brasília, o local oferece uma intensa agenda cultural e conta ainda com livraria, bar, restaurante, loja de variedades e um belo jardim. Localizado na Rua do Catete, 153, bairro Catete, o Museu funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Informações: +55 (21) 2558-6350.

Bondinho do Pão de Açúcar (foto)
Idealizado em 1908, pelo engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Ramos, e inaugurado em 27 de Outubro de 1912, o bondinho do Pão de Açúcar completou 90 anos em 2002. Primeiro teleférico instalado no Brasil e terceiro no mundo, é um dos mais importantes ícones do turismo carioca, sao 395 m de altura tornando-se uma das principais marcas registadas da cidade do Rio de Janeiro. Desde a sua inauguração, o teleférico já transportou mais de 31 milhões de turistas. Nos meses de alta temporada, a frequência diária chega a três mil pessoas. O acesso é feito pela Avenida Pasteur, 520, bairro da Urca. O passeio pode ser feito de domingo a quinta-feira, das 8h às 22h, e nas sextas e sábados, das 8h às 20h30. Informações: +55 (21) 2546-8400.

Quinta da Boa Vista (foto)
O parque faz parte do Solar da Boa Vista, residência real e dos imperadores do Brasil de 1822 e 1889 - quando foi proclamada a República. Possui uma área de 155 mil metros quadrados, ajardinada em 1869, com projecto do paisagista francês Auguste Glaziou. Ao entrar pelos portões laterais, o visitante percorre a Alameda das Sapucaias e o traçado romântico, que ainda conta com lagos, grutas e recantos nos seus jardins imperiais. Os amplos jardins abrigam o Museu Nacional e o Zoológico da cidade, além de parques de diversões, quadras, locais para piqueniques e restaurantes. Há passeios monitorizados e oficina de jardinagem gratuita aos fins de semana. Situada em São Cristóvão, abre diariamente, das 7h às 18h. Informações: +55 (21) 2234-1609 e 2234-1574.

Sítio Roberto Burle Marx (foto)
Numa área verde com 3.600 m², um dos mais importantes paisagistas do nosso tempo, Roberto Burle Marx, deixou um legado de valor inestimável, não só para a cidade e o povo carioca como também para todos aqueles que amam e lutam pela preservação da natureza. O seu sítio, localizado em Guaratiba, reúne mais de 3.500 espécies de plantas nacionais e estrangeiras - muitas em vias de extinção – que, somadas a um fabuloso acervo de obras de arte, uma biblioteca com mais de 2.500 livros e diversas actividades culturais, acabaram por transformar o local em ponto de visita obrigatório para crianças, adultos e estudiosos das mais diversas partes do mundo. Em 2000, foi protegido pelo Instituto do Património Histórico (IPHAN). As visitas podem ser feitas mediante marcação antecipada e são gratuitas. Fica na Estrada Roberto Burle Marx, Estrada da Barra da Guaratiba, 2019. Marcações e outras informações: +55 (21)2410-1412.

Theatro Municipal (foto)
Em plena Cinelândia, perto da Biblioteca Nacional, ao Museu Nacional de Belas Artes e ao Palácio Pedro Ernesto, o Theatro Municipal chama a atenção, não só pela sua concepção arquitectónica, como também pela imponência da sua fachada e a beleza de seu interior. Os materiais nobres utilizados na sua construção fazem deste teatro - com capacidade para 2.200 pessoas - um verdadeiro templo da cultura. Nos dias em que há ensaio de orquestra, a visita guiada pode ser cancelada. A entrada é feita pela Rua Manuel de Carvalho, bairro Centro. Pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 12h às 16h. Outras informações: +55 (21) 2299-1711.

Praias

Ipanema (foto) - É, sem dúvida, um famoso ponto de encontro do Rio de Janeiro e uma das praias mais famosas da cidade. Tem quadras de futevólei, equipamentos de ginástica e, a cada posto de salvamento, há sanitários e chuveiros para os banhistas que querem tirar o sal do corpo. É palco de eventos como o Campeonato Mundial de Vólei de Praia.

Copacabana (foto) - é repleta de bares, é muito procurada para tomar uma cerveja ao final de tarde. A larga faixa de areia estende-se da Avenida Princesa Isabel até ao forte de Copacabana. É em Copacabana que acontece uma das mais famosas festas de Réveillon do País, com espectáculos pirotécnicos e musicais gratuitos.

Leblon (foto) - Praia tranquila, com boa estrutura para prática de desporto e uma ciclovia. Tem 1,3 km de extensão e está separada de Ipanema pelo Jardim de Alá – canal que liga a lagoa Rodrigo de Freitas ao mar.

Prainha ( foto)- Praia pequena e com ondas fortes, é uma das preferidas dos surfistas. Os morros à sua volta ainda são cobertos pela rica Mata Atlântica.

Grumari (foto)- Área de preservação ambiental cheia de costões e com mar muito forte. O canto esquerdo de Grumari é conhecido como Abricó.

Arpoador (foto) - Fica entre o Forte de Copacabana e a Rua Francisco Otaviano com a Avenida Vieira Souto. É famosa pela pedra que invade o mar, separando a Praia de Copacabana e do Diabo das praias de Ipanema e do Leblon. Lá de cima, pode apreciar uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro, com o morro Dois Irmãos ao fundo. É muito procurada pelos praticantes de surf.

Do Pepino (foto) - Com ondas fortes, a Praia do Pepino é local de pouso das Asas Deltas que decolam da Pedra da Gávea.

Barra da Guaratiba (foto) - Urbanizada, vai do trecho do litoral, perto da Restinga da Marambaia. De lá, saem trilhas que levam a praias desertas, como as do Inferno, Perigoso e do Meio. Oferece caminhadas guiadas. Informações: +55 (21) 9111-3763.

Da Barra da Tijuca (foto) - Longa e urbanizada, tem ondas fortes com alguns trechos perigosos e desaconselháveis para banhos. Muito procurada para a prática do surf.

Do Pepe ( foto) - Trecho da praia da Barra da Tijuca em frente à Rua Noel Nutels, muito frequentada por jovens. O nome presta homenagem ao campeão de voo livre Pedro Paulo Carneiro Lopes, o Pepê – morto num acidente em 1991.

De Botafogo (foto) - Praia urbana, mas muito poluída. Proporciona uma linda vista do Corcovado e do Pão de Açúcar.

Do Flamengo ( foto) - Tem mar calmo, mas também é poluída. A paisagem inclui barcos da Marina da Glória.

Praia Vermelha ( foto) - Uma praia linda onde de lá toma-se o Bondinho do Pao de Acucar.

As idéias foram tiradas DAQUI.

Espero que você que vive no Rio de Janeiro e que nao conhece o Rio. Tenha ficado com vontade de conhecê-lo.

Bom fim de semana e eu volto na terca-feira.


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

terça-feira, 13 de maio de 2008

Quando chega a hora certa


Steffi namorava há mais de 2 anos um rapaz. Ela já formada em informática, trabalhava com meu esposo na mesma firma. O namorado trabalhava para uma outra firma que se mudou para Stuttgart. Click AQUI. Para ver mais ou menos onde fica Düsseldorf (localizá-lo do lado esquerdo da tela quase que no meio do mapa), lugar onde Steffi trabalhava e Stuttgart ( mais abaixo), lugar onde ele trabalha. Ela queria casar. Mas ele se achava ainda muito jovem e nao estava pensando nisso agora nao. Ela esperou mais meio ano e ele nao mudou de opiniao e ela resolveu terminar o namoro. Perguntei a ela na época por quê? Ela me respondeu: Eu quero ter uma família, isso já faz parte dos meus planos. Dei um tempo, mas ele nao quer. Entao, por que vou ficar com alguém que nao quer ter uma família nem tao cedo?
Christian nao trabalhava diretamente com ela nao, mas com Ingo. Um rapaz lindo que estava certo dia triste na hora em que eles foram juntos almocar. Christian perguntou a ele o que tinha acontecido e ele contou que tinha uma namorada que namorava há quase 3 anos, já moravam juntos e ele queria casar e ter filhos mas ela nao. Podem entender o que aconteceu? Pois é, Christian disse a ele que essa mesma história tinha acontecido com Steffi e apresentou os dois que nao se conheciam, pois na firma trabalham mais que mil empregados. E vejam vocês que eles já estao casados há 3 anos e receberam o seu filhinho no ano passado. Nós estamos felizes por eles. Ambos tinham o mesmo objetivo e nao desistiram dele. Você pode me perguntar: Mas será que eles se amam? Olha, eles viveram primeiro juntos um ano e depois decidiram pelo casamento. Acredito que sim.



Sven e Andrea. Nao estavam procurando ninguém para amar. Ele é noruegues que vive em Düsseldorf e trabalha junto com Christian e Andrea é alema de Düsseldorf. Foi fazer férias de um mês na Nova Zelândia e alugou um apartamento onde só vivem jovens estudantes para morar e conhecer o local. Ele foi visitar os amigos noruegueses que estavam estudando em Nova Zelândia e ficou hospedado com eles no mesmo prédio. Andrea e Sven saíram de Düsseldorf para se conhecerem em Nova Zelândia. Namoraram uns cinco anos ou mais e se casaram no ano passado.

Imagine que Steffi e Ingo. Trabalhavam na mesma firma e nao se conheciam. Sven e Andrea, viviam na mesma cidade e se conheceram em Nova Zelândia. Eu, jamais viria à Alemanha. Christian estava indo pela terceira vez ao Brasil quando nos conhecemos na escola onde eu trabalhava. Ele tinha vivido quase um ano no mesmo bairro que eu. Morando na mesma rua onde eu trabalhava, frequentou a escola onde eu trabalhava e nós só nos conhecemos bem depois. É tudo quando chega a hora.
Mas enquanto se espera o que devemos fazer? Estudar, se formar, investir em você da melhor maneira.
E falando em hora certa. Em Agosto serei madrinha de casamento. Alguém pode me ajudar enviando links de vestidos de festa para o meu email? Estou pensando em mandar fazer um ao invés de comprar um modelo já pronto. Alguém me ajuda?


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Perseverar


 Eu sempre fui envolvida com criancas e desde cedo decidi que queria filhos. Mas o caminho nao foi fácil de seguir. Quem hoje me vê e as pessoas que me conhecem pessoalmente como a Simone do blog Mente, corpo e arte, conhece bem a minha história. Foram 15 anos esperando o primeiro filho.
"Pela estrada a fora, eu nao fui bem contente," como a Chapeuzinho Vermelho cantava nas estorinhas que eu lia, isso nao aconteceu comigo nao. No cesto da minha vida eu carregava a tristeza de ter perdido 4 filhos e um casamento.
Quando conheci o Christian expliquei a ele que nao poderia ter filhos e ele me disse: "Vamos ver."
Quando nos casamos e 3 anos depois decidimos ver o que é que me impedia de ser mae. O especialista ao fazer alguns exames me disse que minha taxa hormonal para engravidar estava desarrumada. E me deu 3 remédios diferentes para aquele mês e no mês seguinte eu estava grávida do Daniel. Todos os meus anos de espera e sofrimento passaram no momento que eu estava com ele em meus bracos.
Com o Daniel em meus bracos eu pensei muito num versículo bíblico que vou dividir aqui com vocês:"Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres." Salmos 126:3
Depois que ele nasceu, eu perdi ainda dois bebês. Nao eram os hormônios desarrumados, mas um outro especialista descobriu que meu útero era colado bem no meio e que eu jamais seria mae, porque o bebê nao teria espaco para crescer. Ele seria sufocado e morreria entrando no quarto mês. Eu pensei: "Entao foi isso o que aconteceu antes. E o Daniel?"
Meu esposo disse que tínhamos um filho. E o médico perguntou: " Até que mês eu tinha conseguido ficar grávida até que ele nasceu?" E eu respondi que até aos nove meses. Vocês precisavam ver a cara de espanto do médico holandês. Ele nos disse que somente um milagre de Deus teria me feito levar a gravidez até o final e logo nos perguntou se o Daniel nao tinha nascido com alguma deficiência física ou mental. Sorrimos e falamos que o Daniel era perfeito aos olhos de Deus e dos homens.
Explicamos a ele que no quinto mês o Daniel deu uma virada mágica na minha barriga e que ele ficou com a cabeca no meu estômago. Agora eu compreendia muitas coisas. Na verdade quando o Daniel se virou ele se sentou em cima da parte do meu útero que estava colada. E por causa dessa posicao dele eu fiz uma cesariana e ele nasceu quando eu tinha 38 anos.
Quando o médico fez a cirurgia para descolar o interior do meu útero, ele viu que o nervo que colava as paredes era tao dura quanto um osso. Por isso nem o Daniel sentado em cima dele e crescendo lá dentro, conseguiu descolá-lo.
Christian insistia num segundo filho. Estava sempre me dizendo: " Se Deus fez um milagre na primeira gravidez vai fazer na segunda também. Mas eu estava feliz e realizada. O que mais eu poderia desejar?
Final do ano em 2002 eu disse ao Christian: " Olha, ano que vem eu vou fazer 42 anos e nao quero mais engravidar, acho muito arriscado." Ele disse: "Tudo bem."
Ano novo, vida nova e final de janeiro de 2003 eu estava grávida. Nao fiz muita festa nao, pois como eu já havia perdido 2 depois do Daniel, fiquei quieta esperando e esperando até que com 9 meses completos a Viviane nasceu. Linda! Perfeita aos olhos de Deus e dos homens. Deus havia se lembrando de mim e atendido as minhas oracoes assim como no passado. Me lembrei da história de Sara quando se tornou mae. Ela disse: " Deus me tem feito riso e todo aquele que O ouvir, se rirá comigo." Gênesis 21:6
Eu nao sei qual é o SEU problema, mas eu SEI que o Deus da Bíblia a quem eu tenho crido desde 1981, tem-me feito em risos, Ele tem sido fiel. Porque eu O busquei e a Bíblia fala que toda a pessoa que O busca, acha.
A minha palavra para o dia das maes é: PERSEVERANCA.
Seja no que for ao longo da sua vida. Nao desista dos seus sonhos. Persevere!

Desejo a vocês um Feliz dia das Maes!!!

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

sexta-feira, 2 de maio de 2008

O caminho de um Educador

 Paulo Freire, faleceu há 11 anos, no dia 2 de maio de 1997. Nasceu em Recife e é considerado um dos grandes pedagogos da atualidade e respeitado mundialmente.
Quem foi que disse que Brasil é somente vergonha na Educacao?
Eu nem preciso dizer que sou fa deste educador. Um dos meus maiores desejo seria tê-lo conhecido. Quem sabe em uma outra esfera,rs.
Um de seus trabalhos mais enfático foi a alfabetizacao de 300 trabalhadores rurais no Rio Grande do Norte em apenas 45 dias.
Em 1964 com o golpe militar ele teve que parar as suas funcoes de alfabetizacao."Exila-se por 14 anos no Chile e posteriormente vive como cidadão do mundo. Com sua participação, o Chile, recebe uma distinção da UNESCO, por ser um dos países que mais contribuíram à época, para a superação do analfabetismo. Em 1970, junto a outros brasileiros exilados, em Genebra, Suíça, cria o IDAC (Instituto de Ação Cultural), que assessora diversos movimentos populares, em vários locais do mundo. Retornando do exílio."
Para Paulo Freire, vivemos em uma sociedade dividida em classes. Refere-se então a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes, onde a educação existe como prática da dominação, e a pedagogia do oprimido, que precisa ser realizada, na qual a educação surgiria como prática da liberdade.
Pela ocasiao da blogagem Coletiva contra o analfabetismo no Brasil eu vi no blog da Elisabete Cunha um video dos métodos de Paulo Freire. Nesse video no finalzinho ele dá uma palavra tao expressiva da importância em se alfabetizar alguém que eu chorei. Veja o vídeo, vale mesmo a pena. Clique AQUI para assistí-lo. E depois me diga a sua opiniao.
Caso você queira ler na íntegra sobre a vida de Paulo Freire e outros educadores de nome. Clique AQUI.
Desejo a vocês um ótimo fim de semana e até quarta-feira.


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Futebol com Diego



No ano passado o meia Diego foi eleito o melhor jogador do Campeonato Alemão. 
Ele foi convidado pelo supermercado Lidl para abrir o campeonato de futebol Cup entre as crianças na cidade de Colônia, aqui bem pertinho da gente. E a festa rolou por conta...

Há algumas semanas atrás chegamos em casa e tínhamos mais ou menos umas 8 chamadas telefônicas da Astrid. Ficamos logo preocupados porque sabemos que ela não tem parentes por perto. Quando lhe telefonamos ficamos sabendo que os meninos dela o Marcelo e o Leonardo queriam convidar o Daniel para fazer parte do grupo de futebol que o supermercado Lidl estava oferecendo para todacrianças que se inscrevessem. A Astrid é filha de alemães que cresceu no Brasil em Belo Horizonte. Seu pai trabalhava na Mannesmann.
s as
As crianças tiveram um dia divertidíssimo não só por jogar bola, mas porque puderam conversar em português com o Diego que ficou surpreso com os nossos filhos. Nem preciso dizer que eles nem queriam lavar as mãos que cumprimentaram o Diego, rs.
E esse pé de quem será?
Ali pertinho a Astrid aproveitou para levá-los ao Museu do Esporte: O Olímpico. "Imagina se eu iria perder essa oportunidade de levar as crianças até lá já que estávamos a poucos metros de distância." Nos contou a Astrid. O museu está situado à beira do rio Reno e conta a história dos Jogos Olímpicos e a importância dos exercícios na antiga Grécia e Roma chegando até aos nossos dias nos esportes.
Esse pé moldado é o pé do nosso Pelé. Podem imaginar que surpresa linda e que homenagem maravilhosa ao nosso craque brasileiro?
O museu é composto de muitas salas e em cada uma há modalidades esportivas. As crianças apostaram corrida, levantaram peso, pularam varas., pintaram o sete, o oito e por ai a fora. Chegaram em casa acabados de cansados.
Aqui, o vídeo da entrevista do Diego em português e em alemão. Falando da importância do esporte na vida da criança e também falando do nosso arroz com feijão a base alimentar de todo brasileiro.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Deficiência visual

Na terça-feira eu acompanhei a turma da escola do Daniel até ao centro da cidade onde moramos e lá estava tendo uma exposição falando sobre o deficiente visual. Ele e seus amiguinhos ficaram impressionados com o que aprenderam ali. Na Alemanha são cerca de 155.000 cegos e mais de 500.000 com alguma deficiência visual. Eles colocaram um Trailler todo fechado onde cada aluno foi convidado a entrar sozinho e lá dentro era absolutamente escuro nao podiam ver nada. Eles aprenderam como é ser cego ou ao menos tiveram por alguns minutos ali sozinhos essa sensacao de escuridao.
Na exposição as crianças ficaram fascinadas com a máquina para se escrever em Braille. Só em 1829 Luís Braille publicou a primeira edição do seu Processo para Escrever as Palavras, a Música e o Canto-Chão por meio de Pontos, para Uso dos Cegos e dispostos para Eles , a que deu forma definitiva na segunda edição publicada em 1837.

O Sistema Braille é constituído por 63 sinais, obtidos pela combinação metódica de seis pontos que, na sua forma fundamental, se agrupam em duas filas verticais e justapostas de três pontos cada. Estes sinais podem ser identificados com rapidez, pois, pela sua forma, adaptam-se exatamente à polpa do dedo. Neste link AQUI quem estiver interessado sobre o assunto poderá saber mais.
No Brasil a coisa se deu mais ou menos assim: "José Álvares de Azevedo, que também era cego, regressou ao Brasil depois de ter estudado durante seis anos em Paris. O Dr. Xavier Sigaud, médico francês que esteve ao serviço da corte imperial brasileira e pai de uma filha cega, Adélia Sigaud, conheceu-o e apresentou-o ao Imperador D. Pedro II, conseguindo despertar o seu interesse para a possibilidade de educar os cegos. O Dr. Xavier Sigaud foi o primeiro diretor do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, hoje Instituto Benjamin Constant, inaugurado no Rio de Janeiro em 17 de Setembro de 1854."
E neste link AQUI vocês poderão ver fotos do Instituto Benjamim Constant no RJ assim como a Escola de Agronomia logo ao lado. É um lugar lindo, com um jardim maravilhoso, os coqueirais da época de D. Pedro II.
Só sei que falando sobre este assunto me lembrei da minha amiga Denise. Seus pais eram cegos e foram professores no Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro. Lugar onde íamos sempre e aproveitávamos para estudar sentadas ali.

Desejo a vocês um ótimo fim de semana e eu volto na segunda-feira.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

sexta-feira, 18 de abril de 2008

O que podemos fazer contra o Analfabetismo???

Vou começar agradecendo a todos vocês que abraçaram comigo a idéia da blogagem. A Meire o meu carinho especial por total apoio, ajuda, compreensão, pelos selos que ela mesma fez. E pelas risadas gostosas que demos ao trocarmos tantos emails todos os dias.
Hoje é o dia Nacional do Livro e por isso o escolhemos para este tema dificílimo a ser discutido e mais ainda pelo pedido que fiz em trazermos soluces.
Eu fiquei aqui pensando o que eu deveria escrever sobre este tema já que eu mesma escrevi no post convocatório algumas idéias e soluces.
Eu sou completamente a favor de que as escolas, as igrejas, poderiam oferecer um curso noturno durante a semana. Poderia ter o tema: Apoiando à leitura.
As fábricas, as firmas, deveriam abrir as suas portas para oferecer ajuda àquele que não sabe ler nem escrever. Quantos dos que trabalham nessas fábricas mal assinam seus nomes? E isso não é ser alfabetizado.
Meus filhos são criados nas duas línguas. Eles sabem falar, o português, assim como milhares de brasileiros o falam.
Mas me surpreendi quando pedi ao meu filho certa noite antes de dormir que lêsse um livrinho infantil em português para mim.
Ele me disse: Mamãe, eu sei falar a sua língua, mas não sei lê-la e nem escrevê-la.
Esta resposta bastou para me abrir os olhos e pensar que assim são milhares de brasileiros na minha terra, no meu país. São mais de 14 milhões de analfabetos acima de 15 anos.
Eu mesma então me fiz um desafio: Vou alfabetizar o meu filho. E assim começamos todas às noites antes de dormir a nossa leiturinha.
Poucos dias depois eu li o artigo do Ataíde Lemos e a coisa foi ficando bem clara dentro de mim. E foi assim que surgiu a idéia da blogagem.
É trabalhoso alfabetizar alguém? É sim. Corrigir os sons, falar a palavra correta, explicar o significado da palavra. Dá trabalho mesmo.
Mas também dá muita satisfação.
Resultado: Quase 4 meses depois que iniciei essa alfabetização com o Daniel vejo que ele está criando asas na leitura. O marido que é alemão. Não é analfabeto na minha língua, sabe ler e escrever. E eu penso que se até mesmo um estrangeiro é alfabetizado na minha língua, porque não os brasileiros que vivem no Brasil?

Então dicas:
1) Usar material que chame a atenção para a alfabetização.
O material que a criança se identifique.
Quer coisa melhor que livrinho de história?
Ah, ele já é maior? Então algo relacionado com cada idade.
Não basta somente o método, tem muita gente se escondendo atrás dessa desculpa:
Precisamos de método. De mãos especializada.
Não estou dizendo que não, isso é muito importante sim, que fique aqui bem esclarecido.
Mas o quê fazer quando alguém não aprendeu o método de ensinar e tem pessoas na família que precisa ser alfabetizada?
Ou você mete a mão na massa com toda a forca e coragem ou vai saber no seu bairro ou cidade se ela tem um projeto de ajuda à Alfabetização.

2) Como atrair o adulto o interesse em ser alfabetizado? Sim, ele precisa ser atraído, pois onde ele vai esconder a vergonha que sente em não saber ler? Ele terá que enfrentar primeiro o seu próprio preconceito. E esse monstro é enorme dentro dele.
Por isso, que alfabetizar adultos é mais complicado porque os interesses são outros. Que tal usar revistas ou jornais com as notícias ou até mesmo para iniciar somente a manchete do jornal? Aquelas que atraem os olhos por estar escrita em letras garrafais. Ele gosta de futebol? Então comece com a parte dos esportes. É a dona de casa que gosta de cozinhar? Então comece o jornal com a parte de gastronomia. Ensine a elas as palavras que elas vêm todos os dias no mercado ou na feira, mas que só compram porque estão vendo o tomate em sua frente.

3) Ter paciência. Acho isso fundamental para se ensinar de um modo geral, imagina então a ler e a escrever. Não grite, não deboche. Elogia o esforço. Ninguém conhece as dificuldades daquela pessoa para aprender a ler.
Quando eu estava no ginásio, descobri que meu pai só tinha feito até a segunda série primária. Sabia assinar o nome, mas mal entendia um texto. Incentivei-o a estudar à noite. E eu mesma ia com ele à escola para acompanhá-lo. Eu o ajudava na sala de aula. Ele se formou, e se aposentou como Sargento na Polícia Militar. Meu pai era cozinheiro no 2° batalhão em Botafogo no Rio de Janeiro. E eu sinto muito orgulho que ele foi estudar mesmo depois de adulto e que agora na sua aposentadoria pode ler os livros que ele quer.

Eu estou há 15 anos longe do Brasil e não perdi as esperanças de vê-lo alfabetizado.

Obrigada a todos que aceitaram a este desafio.
E agora eu vou visitá-los.

Quem já postou e que eu já li por ordem alfabética:
  1. Abiose M
  2. Abigobaldo
  3. Adao Braga
  4. Adesenhar
  5. Adri
  6. Allan
  7. Alê
  8. Ale B
  9. Alerta Geral
  10. Alice
  11. Amigos da Blogesfera por Luma Rosa
  12. Amor e pudor
  13. Ana C
  14. Ana C Zumpano
  15. Ana Laura D
  16. Ana Pontes
  17. Andrea Motta
  18. Anny
  19. Anunciacao
  20. Aru
  21. Barbara Matias
  22. Barbara M.P
  23. Bel
  24. Bel 2
  25. Bete
  26. BionRJ
  27. Blogoesfera Solitária
  28. Blue Rosa
  29. C. Antonio
  30. Carla Beatriz
  31. Carolina
  32. Carolyne
  33. Cejunior
  34. Celia
  35. Celia M
  36. Celia Rodrigues
  37. Celia Santos
  38. Chicoelho
  39. Christiani R
  40. Cidao
  41. Cilene Bonfim
  42. Claudia Campos
  43. Claudia Clarke
  44. Claudia Pit
  45. Cochise Cesar
  46. Cris de bourbon
  47. Cris Passinato
  48. Cristiane A
  49. Cybele Meyer
  50. Danda
  51. Daniela
  52. Dauro Veras
  53. Debora
  54. Denise BC
  55. Doni
  56. Dr. Afonso XX
  57. Du
  58. Edilene Mora
  59. Eduardo
  60. Eduardo Wagner
  61. Ela
  62. Elane
  63. Elena
  64. Elisabete Cunha
  65. Elisangela
  66. Ernani Motta
  67. Everson
  68. Elvira
  69. Fabio Davidson
  70. Fabio Max
  71. Fatima Franco
  72. Fatima R
  73. Fernanda
  74. Fernanda 2
  75. Fernando Cals
  76. Fernando Z
  77. Flainando na Web
  78. Flavia Mariano
  79. Flavia Vivendo em coma
  80. Flavio Vieira
  81. Frodo
  82. Gabiru
  83. Georgia
  84. Gi
  85. Gil Gomes
  86. Gilson
  87. Guga
  88. Issamu
  89. Iza
  90. Janaina de Almeida
  91. Joao Bosco
  92. Julio Moraes
  93. Jussara
  94. Kall
  95. Karine Leao
  96. Kika
  97. Laura
  98. Leniß
  99. Ler e ser
  100. Lili faz a sua parte
  101. Lilian Britto
  102. Lino Resende
  103. Liz falando de tudo
  104. Loba
  105. Lou
  106. Lu
  107. Lucas
  108. Lu Cavichioli
  109. Lucia
  110. Lucia Freitas
  111. Luci100
  112. Luci Lacey
  113. Luisinha
  114. Luiz
  115. Luiz Ramos
  116. Luiz Valerio
  117. Lulu
  118. Luma
  119. Lunna
  120. Lunna Acqua
  121. Lys
  122. Manu
  123. Marcelo
  124. Marcia F
  125. Marcos
  126. Marcos Santos
  127. Marcos V
  128. Maria Augusta
  129. Maria Fernanda
  130. Marilac
  131. Mario
  132. Marlene
  133. Mayna Nabuco
  134. Meire
  135. Memories
  136. Michel Q
  137. Milla
  138. Mirella
  139. Miriam Salles
  140. Nadya
  141. Naldy
  142. Nanci
  143. Nando Damázio
  144. Nina
  145. Odele
  146. Oscar Luiz
  147. Ozeca
  148. Pablo Ramos
  149. Paloma
  150. Paola Sartoretto
  151. Paulinha
  152. P-Paulinha
  153. Paulo
  154. Patti
  155. Pri
  156. Prof° Cristiana P
  157. Prof° Cristiana P 2
  158. Prof° Josenilton
  159. Radio Santa Cruz
  160. Rap
  161. Regina Ramao
  162. Renata
  163. Ricardo Rayol
  164. Ricardo Soares
  165. Roberta
  166. Roberto Balestra
  167. Roger Pinheiro
  168. Ronald
  169. Rosa
  170. Rosacea
  171. Rosane W
  172. Rosangela
  173. Roseli
  174. Roseli 2
  175. Sandra
  176. Scliar
  177. Semiramis
  178. Sergio Nascimento
  179. Simone Lima
  180. Sonia
  181. Sonia Horn
  182. Sonia Regly
  183. Suelly Marquez
  184. Tamara
  185. Tata
  186. Tina
  187. Ulisses Adirt
  188. V. Carlos
  189. Vinícius
  190. Vivi
  191. Vivi Amorim
  192. Viviane B
  193. William
  194. Xico Lopes
  195. Zel


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

quinta-feira, 17 de abril de 2008

A blogagem é amanha

Aqui o link, , depois que a página abrir, cliquem em cima do nome que está na página que logo ela se abre. Esta foi a entrevista que nós demos na rádio Santa Cruz. Se alguém nao conseguir abrí-lo me avisa que envio por email.

Amanha tem blogagem Coletiva Contra o Analfabetismo no Brasil. Clique aqui se você não sabe do que se trata.

Já contamos com cerca de 250 pessoas que assim como você abraçaram com carinho essa linda campanha contra o analfabetismo.

Contamos com o seu apoio e participação, e não deixe de nos avisar quando seu post estiver publicado, para que possamos ler e linkar ao nosso, assim várias pessoas terão oportunidade de ler e conhecer, as suas ideias e sugestões.
Já confirmaram:
  1. Abigobaldo,
  2. Abiose,
  3. Adao Braga,
  4. Adelino,
  5. ADesenhar,
  6. Adri,
  7. Alealb,
  8. Alê,
  9. Aline D,
  10. Allan,
  11. Alexandre,
  12. Alice,
  13. Amigos da Blogosfera,
  14. Amor e pudor
  15. Ana C,
  16. Ana C. Zumpano,
  17. Ana Laura D,
  18. Andrea Motta,
  19. Aninha Pontes,
  20. Anny,
  21. Antonia Y,
  22. Aru',
  23. Bárbara Matias,
  24. Bárbara M.P,
  25. Bel, Bel 2,
  26. Bete,
  27. Bia,
  28. BionRJ,
  29. Blogosfera Solidaria,
  30. Blue R,
  31. Bruna P.,
  32. C. Antonio,
  33. Canha,
  34. Carla B,
  35. Carla T,
  36. Carolina,
  37. Carol R,
  38. Ce Junior,
  39. Celia,
  40. Celia Malmqvist,
  41. Célia Rodrigues,
  42. Celia Santos,
  43. Chicoelho,
  44. Cidao,
  45. Cilene Bonfim,
  46. Claudia Campos,
  47. Claudia Clarke,
  48. Claudia Pit,
  49. Clausia,
  50. Crispassinato,
  51. Christiani R,
  52. Cochise Cesar,
  53. Cristiane A.,
  54. Cybele M.,
  55. Cris Penaforte,
  56. Cris Santos,
  57. Crys,
  58. Danda,
  59. Daiana,
  60. Daniela,
  61. Debora,
  62. Denise BC.,
  63. D. Afonso XX, o Chato,
  64. Doni,
  65. Drops Azul Aniss,
  66. Du,
  67. Edilene Mora,
  68. Eduardo,
  69. Eduardo W.,
  70. Efeneto,
  71. Ela,
  72. Elaine,
  73. Ernani M,
  74. Elena,
  75. Elisabete C,
  76. Elisangela,
  77. Elvira Villani,
  78. Everson
  79. Fabio A,
  80. Fabio Mayer,
  81. Fátima F,
  82. Fátima R,
  83. Fernanda,
  84. Fernanda J.,
  85. Fernando Cals,
  86. Fernando Z.,
  87. Flainando na Web,
  88. Flavia M,
  89. Flavia vivendo em coma
  90. Flavio V.,
  91. Frodo,
  92. Georgia,
  93. Gi,
  94. Gil Gomes
  95. Gilson,
  96. GuGa,
  97. Guillian,
  98. Hairon A,
  99. Hebert D.,
  100. Henry Felippe ,
  101. Ingrid,
  102. Iza,
  103. Janaina de Almeida
  104. Jandira S,
  105. Jan T.,
  106. Jessica M,
  107. Joao Bosco,
  108. Joao Maria,
  109. Julio M.,
  110. Jussara,
  111. Kall,
  112. Karine Leao,
  113. Kika,
  114. Laura,
  115. Leniß,
  116. Leo,
  117. Leonardo,
  118. Leonor Cordeiro,
  119. Leticia Coelho,
  120. Lili Bettina,
  121. Lili Faz sua parte,
  122. Lilian Britto,
  123. Lino Resende,
  124. Lis,
  125. Liz,
  126. Loba,
  127. Lola,
  128. Lou,
  129. Lu,
  130. Lucas,
  131. Lu Cavichioli,
  132. Luci100,
  133. Luci Lacey,
  134. Lucia Freitas,
  135. Lucia,
  136. Luiz R,
  137. Luiz Ramos,
  138. Lulu,
  139. Luma,
  140. Lunna F.,
  141. Lunna,
  142. Lusinha,
  143. Luiz,
  144. Luiza Helena,
  145. Luiz Valério,
  146. Lys Figueiredo,
  147. Manu,
  148. Marcelo,
  149. Marcelo M,
  150. Marcia F,
  151. Marcos,
  152. Marcos Santos,
  153. Marcos V.
  154. Maria Augusta ,
  155. Maria Fernanda,
  156. Marilac,
  157. Mario,
  158. Marlene Mora,
  159. Marta Ribeiro,
  160. Mayna Nabuco,
  161. Meire,
  162. Memories
  163. Mi,
  164. Michel Q.,
  165. Milla,
  166. Miriam Salles,
  167. Motivacao,
  168. Nadia,
  169. Nadja,
  170. Naldy,
  171. Nanci Natalia,
  172. Nando D,
  173. Nina,
  174. Odele
  175. Oscar,
  176. Ozeca,
  177. Pablo Ramos,
  178. Paloma,
  179. Patti,
  180. Paulo,
  181. Paola Madrid Sartoretto,
  182. Paulinha,
  183. P-Paulinha,
  184. Pedro Freire,
  185. Pri,
  186. Prof° Cristiana P,
  187. Prof° Josenilton,
  188. R.,
  189. Radio Santa Cruz,
  190. Rap,
  191. Renata,
  192. René,
  193. Ricardo,
  194. Ricardo Rayol,
  195. Ricardo Soares,
  196. Rober P,
  197. Roberta,
  198. Roberto B,
  199. Rogério B,
  200. Ronald,
  201. Rosa,
  202. Rosacea,
  203. Rosana,
  204. Rosane ,
  205. Rosangela (iliquido)
  206. Roseli V,
  207. R Petterson,
  208. Sandrinha,
  209. Scliar,
  210. Saramar,
  211. Semíramis A,
  212. Sérgio C,
  213. Sergio Issamu,
  214. Sergio F,
  215. Sergio Nascimento,
  216. Simone L.,
  217. Sonia H.,
  218. Sonia Regly,
  219. Suellen N,
  220. Suelly Marquez,
  221. Taliesin,
  222. Tamara,
  223. Tanya,
  224. Tata,
  225. Tina,
  226. Veneza A. Babicsak,
  227. Veridiana,
  228. V. Carlos,
  229. Vi Leardi,
  230. Vinícius,
  231. Vitória,
  232. Vivi,
  233. Vivi Amorim,
  234. Viviane B,
  235. Vó Heda,
  236. William,
  237. Xico Lopes,
  238. Zel,

Então até amanha!

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor