Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 24 de junho de 2021

73. Dia de Provérbios 18:9-16

9- O preguiçoso que faz um trabalho com negligência é como se estivesse destruindo uma obra de valor.
10- O nome do Senhor é como uma poderosa fortaleza; os fiéis acorrem e acham aí perfeita segurança.
11- O rico considera a sua riqueza como uma cidade inatacável, como uma muralha perfeitamente segura.
12- O orgulho acaba sempre na ruína; mas a honra vem sempre precedida da humildade.
13- Responder antes de ouvir é loucura! É mesmo uma vergonha para quem o faz!
14- A moral duma pessoa pode ajudá-la na doença. Mas para um espírito abatido, que esperança haverá?
15- Uma pessoa esclarecida está sempre pronta a adquirir novos conhecimentos, e tem o ouvido atento a tudo o que possa enriquecer o seu espírito.
16- Os presentes são coisas que por vezes até fazem milagres, e conseguem dar acesso a pessoas consideradas muito importantes!


Quando eu era adolescente minha mãe dizia que eu era muito desmantelada. Que tudo o que eu fazia era sem concentração, as minhas gavetas eram uma vergonha, eu deixava as roupas espalhadas no quarto e os sapatos espalhados pelo caminho da casa. Eu era muito preguiçosa. Detestava arrumar as coisas que eu mesma espalhava. Tive que aprender as duras penas o caminho da arrumação. Já passei muita vergonha de pessoas chegarem de repente na minha casa e a casa estava de pernas pro ar. O significado da palavra preguiçoso quer dizer em sua raiz „desperdiçador“. E quantas vezes pela preguiça a gente não desperdiça as coisas, jogando-as fora.
O verso 10 é maravilhoso amadas, fala do Nome do Senhor. Precisamos saber que o Senhor é o nosso refúgio, Ele é a nossa fortaleza, é nosso auxílio sempre presente nas nossas lutas.
O Senhor tem sido a nossa força, nós temos nos refugiado nEle.
Às vezes podemos estar meio apagadinhas, sem forças para encararmos a semana, mas ao clamarmos o nome do Senhor, Ele vem em nosso socorro. Infelizmente tem muita gente que prefere confiar na sua própria força e no poder do seu dinheiro.
O Verso 13 diz que responder a alguém sem antes ouvi-la é burrice. Eu perdi a conta de quantas vezes agi na minha burrice e no quanto fui injusta nas minhas conclusões. Tudo aquilo que se fala de uma pessoa e que não é verdade, nós cometemos uma injustiça, nós cometemos uma infâmia. Nós a ofendemos, nós a desonramos. Melhor é dar tempo para a outra parte se explicar senão é melhor procurar um buraco para se enfiar, porque a vergonha será grande.

Mas uma pessoa que saber agir com equilibrio, uma pessoa equilibrada emocionalmente ela não passará por isso. Infelizmente não é sempre assim que agimos. Mas não vamos perder a esperança de melhorarmos, e é para isso que estamos aqui juntas aprendendo e tomando para nós os conselhos do Livro de Provérbios.

Com Georgia

Nenhum comentário: