Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 22 de junho de 2021

72. Dia de Provérbios 18:1-8

1- O individualista, que faz tudo sempre sozinho, é um egoísta, que recusa toda a espécie de conselhos.
2- Os loucos não querem saber de como são as coisas na realidade. O que lhes interessa é só gritar aos quatro ventos o que pensam.
3- Aparecem os malfeitores, e logo com eles vem a infâmia, o desprezo, o insulto.
4- As palavras de um homem sábio exprimem profundas torrentes de pensamento.
5- Quem favorece os malfeitores a fim de poder condenar o inocente, está agindo com profunda injustiça.
6- Os doidos, são eles próprios a provocar as contendas;

7- As coisas que eles dizem acarretam-lhes dissabores, e armam-lhes ciladas.
8- As conversas sobre a vida alheia são, para o linguareiro, como saborosos petiscos que deliciam o íntimo do seu ser.

Aquele que segue os seus próprios desejos e padrões de vida sem ouvir os conselhos dados a ele, ele é alguém que se condena a estar sempre só. Pessoas individualistas, elas são intolerantes com as pessoas que discordam delas. Eu precisei aprender isso. Eu ficava zangada quando as pessoas não concordavam comigo eu achava que elas eram contra mim.
- Aqui na Alemanha encontrei uma barreira forte. Descobri que eles eram mais intolerantes do que eu e eu pude ver como num espelho a minha própria imagem da intolerância. Eu pensava que somente o que eu pensava e fazia era o melhor e mais correto. Santa ignorância! Logo me vi num labirinto onde outros caminhos também davam certo e eu encontrei um mundo novo de cores.
- Eu não quis focar a minha vida na intolerância dos alemães, mas foquei a minha visão naquilo que era mais abrangente: - de que outras pessoas também sabiam tomar decisões melhores que as minhas. E que nem sempre eu sabia para onde o vento indo. Então eu abri o meu entendimento para aprender.
Conheci pessoas onde as suas palavras eram como fontes de água e elas atraiam a atenção das outras pessoas e eu fui ficando fascinada com as coisas que eu estava aprendendo e elas nem eram cristãs como eu, mas falavam coisas boas para as outras pessoas, respeitavam as outras pessoas, davam conselhos que colocavam as outras pessoas para frente, os seus conselhos não eram bajulação, mas sim, elas estavam se importando com a outra pessoa ao aconselhá-la. Elas traziam as pessoas a ter coragem para fazer algo, as pessoas voltavam a ter esperança.
Há uma grande diferença em dar um conselho sábio ou falar palavras de bajulação só para amenizar a situação que a outra pessoa está vivendo e geralmente é isso o que nós fazemos: Nós falamos palavras muitas das vezes só da boca para fora. Isso não gera vida.
Agir com sabedoria é independente de se ter uma crença ou uma fé. Tem gente que nasceu sábia, que nasceu observadora e outras que nasceram como eu, que pensam que são mas não são. Que se esforçam para ser como eu me esforço, mas outras receberam de Deus esse dom, pois Ele dá a quem Ele quer.
- O que eu aprendi com tudo isso foi: ao perceber que eu precisava aprender, eu parei amadas e comecei a ouvir o que a vida das outras pessoas estav me ensinando. O que eu achei ruim eu analisei para aprender e depois joguei fora. Observar mais nos faz ser sábias em muitas ocasiões.

Com Georgia

Nenhum comentário: