Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 10 de maio de 2021

52. Dia de Provérbios 13: 7-12 - Parte 2

 7- Há quem se faça passar por rico e nada tem. Outros há que passam por pobres e têm grandes riquezas!
8- Os raptos e os pedidos de milhões para resgate nunca foi coisa que preocupasse os pobres.
9- A vida dos justos está cheia de luz. O caminho dos pecadores é escuro; e até a luzinha que o ilumina virá a apagar-se.
10- O orgulho leva sempre a discussões, mas os que admitem os conselhos são verdadeiros sábios.
11- A riqueza obtida à pressa por especulação virá a desaparecer, mas aquela que se obtém pelo trabalho virá a aumentar.
12- Uma esperança muito demorada faz o coração doente; mas quando os sonhos se realizam trazem vida e alegria.

2. Parte

O verso 12 diz: „Uma esperança muito demorada faz o coração doente; mas quando os sonhos se realizam trazem vida e alegria.“ Esse versiculo me toca tremendamente. Eu não sei se acontece contigo o mesmo que comigo. Quando eu espero muito tempo por alguma coisa ou quando eu tenho que me esforçar por algum tempo por alguma coisa, quando eu a consigo eu não sinto toda aquela alegria que eu gostaria de ter sentido, pois o tempo de espera e de luta foram tão longos que eu não sinto mais prazer pela conquista. 

Quando alguém espera muito tempo por uma promoção, por um reconhecimento em seu local de trabalho e a promoção não vem, o coração vai ficando triste, sem esperança. Tem gente que até fica doente quando a espera é longa demais e às vezes pelo caminho há muita injustiça. A pessoa precisa lutar com muita garra para conseguir aquilo que lhe é de direito.

O versiculo também diz que quando realizamos o sonho tão almejado essa realização traz vida e alegria quando essa espera não é longa demais a ponto de deixar a pessoa sem esperança de dias melhores. Quando o reconhecimento chega, nós queremos celebrar de tanta alegria. 

Vamos pensar agora em algumas famílias. Eu penso em algumas mães e pais que estão muitas das vezes prometendo algo aos seus filhos e nunca cumprem o que prometeu. Isso gera uma angustia nos corações dos filhos, gera tristeza, insegurança, e o pior: gera falta de confiança porque não aconteceu o que eles queriam. 

A criança sabe que seus pais, não são pessoas de palavra, prometem e não cumprem. Isso acontece muito com pais separados. A mãe diz que o pai vem visitá-lo e ai o pai não vem. Ou o pai diz que vai dar um presente e não dá.  Essa criança cresce com um coração doente de promessas não cumpridas. 

Meus pais, eram pés no chão. Não podiam, diziam logo que não podiam. Às vezes  eles nos faziam uma surpresa, nos trazendo algo delicioso da rua, mas eles logo diziam: Não contem com isso sempre.

Firmeza, sinceridade, geram confiança.

- Com Simone de Lima e Georgia

Nenhum comentário: