Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Maria, a escolhida para ser a mãe do Messias – Lucas 1: 46-55 - 1. Parte

Maria, a escolhida para ser a mãe do Messias – Lucas 1: 46-55 - Parte 1

Eu sinto que nós os evangélicos temos receio de falar sobre Maria, a mãe de Jesus. Mas vamos hoje quebrar essa barreira.
Quem era Maria a mãe de Jesus?
- O nome de Maria era muito comum em seu tempo. Deriva do nome hebraico Miriã.
Quais eram suas qualidades e seu caráter?
- Maria foi escolhida para ser mãe do Salvador, antes de tudo, por decisão divina. Mas também por suas qualidades espirituais e morais. Ela era virgem. Naqueles tempos, a virgindade física de uma jovem tinha um valor de grande significado espiritual e moral. José não teve relações com ela até que Jesus nasceu. Deus enviou através do seu anjo o Espirito de Jesus. Sua virgindade era indispensável para o cumprimento da profecia de Isaías 7.14 „a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel. Ele profetizou isso 760 anos antes de Cristo. Maria, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. „
- Vocês lembram da história de Ester onde diz que as moças ficavam um ano aprendendo tudo sobre como ser uma rainha? Esse tempo não é só para isso, esse tempo é também para ver se elas não estariam grávidas. No tempo de Maria era assim também. O casamento era anunciado, o noivado era feito, mas ela tinha que esperar um ano e só depois de um ano de espera é que eles deveriam ficar juntos na mesma casa e dormir como marido e mulher. E foi exatamente nesse tempo de prova que o anjo Gabriel apareceu para Maria.
- Maria perguntou ao anjo como isso seria porque ela não sabia como essas coisas se davam. O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.”
A Biblia não diz quantos anos tinha Maria, mas livros historicos da época diz que Maria deveria ter uns 14 anos.
- Ela era agraciada. Diz Lucas: “E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada ” O termo quer dizer que ela foi honrada por Deus, ou “muito favorecida”. O anjo disse: “o Senhor é contigo” Lc 1.28. Ao dizer que o Senhor era com ela, o anjo declarou o que talvez ela não tivesse consciência de forma tão clara: Deus estava com ela. Ela era bendita entre as mulheres. No meio de tantas jovens de sua época, em Israel, ela foi a escolhida. Ao ouvir essa saudação do anjo, Maria ficou muito assustada: “Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, e eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus ...” Lc 1.30,31.
- Quando o anjo diz a ela para ela não temer, é porque ele viu que ela ficou com medo de tudo isso. Imagina uma adolescente de 14 anos ser visitada por um anjo. Eu iria cair dura só de vê-lo no meu quarto imagina ouvir sua voz.
Outra coisa: naquela época uma jovem que engravidasse antes do casamento, ela seria apedrejada até a morte, mas mesmo assim ela aceitou o desafio. Maria, estava preparada, ela sabia que o Messias estava para vir e ela aceitou o plano de Deus para sua vida.
- Quando José ouviu a história de Maria que ela tinha recebido a visita de um anjo da parte do Senhor, ele pensou em fugir para que os outros pensassem que ele foi um covarde fugindo do seu compromisso com Maria. Pois, José não creu nisso, foi preciso que Deus enviasse o Seu anjo a ele em sonhos e conversasse com ele sobre isso. “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Observe o verbo nesta palavra do anjo: „GERADO“. Mateus 1:18-25
O Senhor mesmo estava cuidando de todos os detalhes para este grande acontecimente entre o Céu e a Terra.
- Outra coisa linda no caráter de Maria é a sua submissão à vontade do Senhor: “Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua Palavra. Quantas vezes amadas, muitas de nós em nossas orações ao invés de falarmos assim de forma submissa ao Senhor, estamos dando ordens a Deus. Estamos dizendo coisas para que Ele faça porque Ele é Deus, e no entando a nossa oração deve ter a humildade de Maria.
Dificil mesmo é sermos humildes na geração de hoje onde a petulância e a arrogância infelizmente invadiram os nossos corações. Sejam eles pastores ou irmãos em nossas igrejas.
Somo uma geração cheia de nós mesmos, o nosso coração tem se endurecido e o Espirito Santo tem gemido. Precisamos urgentemente voltar ao primeiro Amor. O Amor que sentimos quando começamos a conhecer a Jesus. Jesus disse que para vermos o Reino dos Céus precisamos nos tornar criança. Eu tenho observado com mais atenção as criançinhas, como elas logo perdoam seu amiguinho e continuam a brincar juntos. Eu tenho observado com mais atenção como elas riem e vejo que nós temos nos esquecido disso, parece que temos carregado um peso enorme dentro da gente. Jesus nos convida: Venham todos que estão cansados e oprimidos pelo seu dia a dia, EU SOU aquEle que pode te aliviar. Jesus, não está dizendo isso somente para o mundo, mas principalmente para nós que fazemos parte da Sua familia.
Link para a 2. Parte sobre este assunto

Um comentário:

Luiz Gomes disse...

Oi boa noite. Tudo bem? Sou brasileiro, carioca e quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu Blogger. Boa noite. Parabéns por levar e ensinar a Palavra de Deus.

https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1