Você faz toda a diferenca!

domingo, 25 de outubro de 2020

E eu também já estive diante de uma fogueira assim como Pedro, o discipulo de Jesus

Eu também já estive diante de uma fogueira assim como Pedro, o discípulo de Jesus. E você? Parte 1
Eu me identifico em muitas situações com a vida do apóstolo Pedro. Ele era afobado para falar, eu também. Ele sem pensar já estava se colocando na linha de frente e sem pensar nas conseqüências, eu também, ele estava sempre atento as palavras de Jesus, eu também, ele estava sempre disposto a servir ao Mestre, eu também e os mesmos erros de afobação que Pedro cometeu com o Senhor Jesus, eu também os cometi e ainda os cometo. E por causa disso, eu fiquei imaginando a dor no coração de Pedro depois da morte de Jesus.
Ele tinha rejeitado o seu Mestre e Salvador. pois, ficou com medo das pessoas naquele lugar no patio daquela casa em frente da fogueira, pois a noite estava fria. Ele ficou com medo do julgamento das pessoas que ele nem conhecia, mas que ele sabia que lhes poderiam causar uma grande dor em seu corpo. Ele sabia o quanto eles poderiam ser maus. Por isso, ele mentiu quando lhe perguntaram, quando lhe apontaram o dedo na cara se ele não era um deles. Logo ele, que há poucas horas tinha jurado afobadamente que morreria por seu Mestre Jesus e levou os outros discipulos a jurarem também a mesma coisa. Mateus 26:31-35
Mas ele não conseguiu cumprir o que ele havia dito a Jesus.
Ele sequer percebeu, somente quando o galo cantou ele deu por si. E ao perceber que ele foi um traidor assim como Judas, ele se retirou dali. Não mais cheio de si, não mais um Pedro afobado, não mais o primeiro em tudo. Mas um Pedro cabisbaixo, decepcionado consigo mesmo.
- Você e eu conhecemos esse tipo de sentimento, não é? Tudo o que antes parecia importante, perde o seu valor e aquilo que não dávamos importancia, passamos a olhar com um outro valor.
- Jesus, havia sido condenado, exatamente como Ele falou que iria acontecer.
- Jesus, foi crucificado, exatamente como Ele falou.
Mas os discipulos se desesperaram, eles não conseguiam em meio a sua dor lembrar das palavras de Jesus. Não é assim também conosco? Nós nos esquecemos de tudo o que Jesus já nos fez e reclamamos de tudo como se Jesus nunca tivesse nos ajudado.
A vida precisava continuar. Por isso, em meio a tanta dor, eles voltaram a pescar, pois era a única coisa que eles sabiam realmente fazer: Pescar. Eles pegaram a rede e rumaram para o mar. Esse mesmo mar onde ele, Pedro afobadamente disse ao Mestre se tu és mesmo quem É, me mande ir ter contigo. E ele, Pedro andou sobre as águas, assim como Jesus.
Na manhã seguinte, Pedro e os outros discípulos sentaram desanimados no barco, todos estavam calados, ninguém queria dizer nada. Eles ainda não compreendiam tudo o que Jesus havia ensinado. Mas eles esperavam que naquela manhã ao sairem juntos para pescar que suas dores passassem, tudo iria passar, era a esperança que eles tinham. O que eles não sabiam é que o Mestre Jesus já havia se levantado da sepultura, derrotando o pecado e a morte de uma vez por todas. Aleluia! Jesus procurou pelos discípulos e se aproximou da praia onde eles costumavam pescar. Jesus, sabia que eles estariam ali, juntos. Exatamente como Ele há três anos os havia chamado para serem pescadores de homens e não mais de peixes.
Quando Jesus chegou à praia, Ele logo percebeu o que estava acontecendo ali, e disse-lhes para jogar a rede pelo lado direito do barco. Eles não reconheceram Jesus, eles estavam cansados, querendo voltar para casa, mas mesmo assim não custava fazer mais uma tentativa. Eles jogaram a rede mais uma vez. E assim como no primeiro encontro com Jesus, eles encontraram abundância. Uma pesca maravilhosa aconteceu.
A rede estava muito pesada para puxar e eles gritaram por ajuda!
E embora a rede estivesse cheia de grandes peixes a Biblia diz que "ela não arrebentou", João 21:11. E isso chamou a minha atenção quando eu li. A rede nunca arrebenta, se foi Jesus quem deu a ordem de jogá-la ao mar. Ele vai segurar tudo em Suas mãos.
João, logo percebeu que só podia ser o Senhor. Pedro, como sempre rapidamente pulou do barco e nadou até a praia para se encontrar com Jesus. Ele precisava ter certeza que era seu Mestre e Amado. Os outros discípulos sabiam, que Pedro deveria ser o primeiro a falar com o Mestre depois daquela noite fria e tenebrosa onde ele O negou por 3 vezes. Todos sabiam o que tinha acontecido.
Alguns dos discipulos ficaram recolhendo os barcos, outros resolveram lavar a rede e só depois se juntaram a Jesus e a Pedro. Eles se sentaram em volta de uma fogueira na praia. De novo uma fogueira no cenário. Eles assaram peixes. Você consegue imaginar a admiração e a alegria deles? Será que eles finalmente entenderam o que Jesus os tinha ensinado?
" Que Ele venceria a morte."
Enquanto a fogueira onde eles estavam assando os peixes crepitava, eles estavam em redor. Jesus virou-se para Pedro e perguntou-lhe três vezes a mesma coisa:
- Pedro, você me ama? - amadas eu iria desmaiar com essa pergunta de Jesus.
E todas as vezes Pedro respondeu que sim, e todas as vezes Jesus lhe mandou apascentar suas ovelhas. Na terceira vez, Pedro ficou triste por Jesus perguntar tantas vezes a mesma coisa.
Ele se lembrou daquela noite, das suas 3 negações. A dor em seu peito era enorme ainda. De novo aquela noite que ele queria tanto esquecer. Será que o Senhor não sabia de tudo isso? Será que o Senhor não sabia o quanto ele tinha chorado naquela noite? Assim como eu e você já choramos muitas noites? Assim como alguém que está lendo este texto passou esta noite chorando?
Eu acredito que Jesus tenha lhe perguntado assim, para ensinar algo especial a Pedro. O Senhor queria firmar esse AMOR em seu coração, assim como foram 3 negativas, seriam agora 3 afirmativas. Para que ficasse claro que mesmo que ele tenha negado a Ele 3 vezes, ele respondeu ao Senhor 3 vezes uma pergunta de amor. E 3 vezes o Senhor lhe deu um ministério: o de apascentar as ovelhas dEle.
Jesus não perguntou porque precisava saber a resposta, mas para redimir Pedro daquela noite terrível na vida dele. Por isso, o cenário da fogueira. Jesus sabia, assim como Ele sabe de tudo o que se passa conosco. Jesus, estava dizendo a Pedro que ele não estava mais sozinho, o seu Mestre e Salvador estava a seu lado. Desta vez, a fogueira não o queimaria.
Jesus, poderia ter ido a qualquer lugar depois de ressuscitar, mas Ele escolheu procurar por Pedro com a intenção de restaurá-lo.
Ele está sempre interessado em conhecer nossos momentos de fraqueza e nossas mais profundas vergonhas para poder nos restaurar e assim nos aproximarmos Dele. Pois, o Senhor é riquíssimo em misericórdia.
- E por que ali, na praia com os discípulos?
Porque foi ali, nesse mesmo lugar que Jesus os chamou há 3 anos para segui-Lo. Parecia que o Mestre queria dizer a Pedro e a eles todos, que eles estavam começando da estaca zero. Que Ele, o Cristo ressurreto, estava fazendo tudo novo.
Pedro entendeu, que o perdão de Jesus para a vida dele, tinha custado a vida DELE na cruz. Que ele, Pedro, não precisava pagar nenhuma promessa, que ele não precisava fazer nenhum voto, que ele não precisava rastejar os joelhos ou prometer isso ou aquilo ou acender velas, mas que para Jesus bastaria uma única resposta verdadeira a pergunta que Ele estava fazendo a Pedro e que Ele também faz a nós:
- Georgia, você me ama?
- Sim, Jesus eu te amo.
- Então venha, Georgia e siga-me.

Nenhum comentário: