Você faz toda a diferenca!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Der Apfend ist die schönste Zeit vom Winter auf Portugiesischart


Imagem do blog da Elaine Gaspareto


 Existe um texto muito legal em alemao e que eu coloquei no Facebook. Ai, a Li me disse que nao conseguiu entender a traducao. Ok, difícil sim porque o texto é meio irônico e só quem vive na terrinha consegue entender nas entrelinhas. Entao ontem com um tempinho por aqui traduzi nao ao pé da letra mas de maneira que vocês poderiam entender. Divirtam-se pois, o texto é sensacional.
  
A época do Advento é a melhor época do inverno.
A maioria das pessoas têm  gripe de inverno. Que é acompanhada de febre. Nós também temos uma, (mas ele se refere ao presépio de natal que em alemao se escreve: Krippe e ele faz uma mistura com a palavra gripe).


Três semanas antes do Natal chegar, papai monta na nossa sala o presépio e minha irmã e eu podemos ajudar.
Muitos presépios sao chatos mas o nosso nao. Nós temos outros personagens para o presépio. Eu mesmo por exemplo uma vez coloquei o José no forno, pois estava muito frio e eu achei que ele estava com frio. Mas me parece que o forno estava muito quente e ele saiu de lá todo queimado e com um rasgo nos ombros e um dos pés passou a ter um outro formato que nao ficou muito legal de se ver. Minha mae brigou comigo e disse que nem os santos estao livres da minha estupidez. Mas nao foi estupidez... minha mae continuou dizendo que Maria sem marido e sem o menino Jesus nao é bonito de se ver. Gracas a Deus eu tenho muitas figuras na minha caixa de brinquedos e fui procurar um boneco para substituir o José. Achei um Donald Duck e para o menino Jesus achei o boneco do Asterix, pois ele é bem pequeno e fora disso ele foi o único que coube dentro da manjedoura.
A mamae explodiu de raiva e disse que o menino Jesus nao poderia jamais ser a figura do Asterix e que sendo assim seria melhor colocar a figura do menino Jesus queimado.
Atrás do menino Jesus nós temos dois touros, um burro, um hipopótamos e um brotosauro. O hipopótamos e o dinosauro eu mesmo coloquei no presépio porque eu achei os touros e o burro muito chato ali sozinhos
Do lado esquerdo ao lado da manjedoura nós colocamos os três reis magos. Um dos reis magos no último Advento quando papai o limpava ele o deixou cair e o pobre se espatifou no chao. Para completar o trio eu peguei a figura do boneco do Batman para ser o substituto do terceiro rei mago que se quebrou. Os três reis magos trouxeram presentes para o menino Jesus. Ouro, incenso e mirra. Para o ouro eu peguei aquele papel dourado que vem dentro das embalagens de chicletes. Para o incenso eu peguei um cigarro de Malboro e tirei lá de dentro o fumo. Agora ele tem um cheiro bem forte quando a gente o acende. O Batman tem uma pistola na cintura, eu sei que isso nao é nenhum presente para o menino Jesus, mas quer saber de uma coisa? Com isso ele se defende do Dinosauro. Atrás dos três reis magos tenho alguns indios de cabelos vermelhos e um anjo desse tipo bem clássico.
O anjo tem o pé quebrado, por isso eu o coloquei sentado numa motocicleta, pra ficar mais fácil, assim quando ele quiser ele pode dirigí-la, porque com certeza ele nao pode mais voar tao certinho como antes.
E isso é tudo o que temos no nosso presépio, e eu acho que é o suficiente. À noite a gente apaga as luzes, acendemos as luzes do presépio e fica tudo muito bonito. Nos sentamos em volta dele e cantamos melodias do Advento
.

Traducao de Georgia Aegerter

( Quelle unbekannt)

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor.

10 comentários:

chica disse...

Que lindo esse texto. Fiquei imaginando cada solução dada pra repor os personagens verdadeiros e tanta criatividade apresentada. No final, mesmo com tudo trocado ,queimado ou reparado, o importante aconteceu: família reunida, natal acontece assim.LINDO! beijos,chica

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Isso mesmo Chica, você entendeu perfeitamente a mensagem do texto. O menino, achou sempre uma solucao aos seus olhos. Eu adoro este texto e a Viviane no ano passado o copiou e o enviou a sua professora que depois nos contou deu muitas risadas e mostrou para a família toda.


E hoje por cai cai muita neve, estamos com tudo branco...

Um beijao

Elvira Carvalho disse...

Haja criatividade amiga. Mas depois de tudo isso o que verdadeiramente interessa é o Natal acontecer. Que interessa um presépio muito lindo a quem ninguém liga e que só serve para decorar uma parte da casa.
Um abraço

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Isso mesmo Elvira. Muita gente arruma o presépio somente nesta época do ano. Eu penso que o presépio tem que fazer parte de todos os dias da nossa vida.

Beijos

Anônimo disse...

Essas histórias natalinas com neve, devem ter outra graça, que no verão de Dezembro não combina....

João Menéres disse...

Diverti-me mesmo, Georgia, ao ler esta descrição bem original desse presépio que a menina montou !

Entendo que ela se serviu da sua imaginação de criança entendendo que o mundo já não é como há 2012 anos antes.

Como saberás, faço colecção de muita coisa : Presépios, Cristos e S. João Baptista.
Tudo peças de artesanato !
E vejo em cada uma nova peça a interpretação que o artista deu à sua realização !
Qualquer dia, os Reis Magos chegam de heli, ou mesmo de jatinho pessoal !!!...
A pistola será substituída por um anti-míssil, pois anda muito espírito malévolo vestido de santinho !

Para tua informação, tenho presépios originários de muitos países. Imagina, por isso, a diversidade que há na sua concepção ! Desde um chinês, a um do Alasca, passandopela Europa, pela América Central e pela América do Sul.

Uma delícia essa história que traduziste e nos facultas !

Bom Natal, Georgia e Família.

Um beijo.

Nina disse...

ahahaha que texto legal, divertido, parece uma crianca contando, Ge! e vc traduziu com perfeicao.

Li Ferreira Nhan disse...

O texto é repleto de graça, bom humor e atualidade! O autor brinca com o lúdico e o simbólico!
Muito apropriado!
E mexe com a imaginação, remete a memórias antigas...
Aqui em casa, há muitos anos passados, houve um presépio com o "Simba" do rei leão... Apareceu misteriosamente. ;))
Bons tempos,
as meninas eram meninas.
Obrigada Georgia; adorei!
beijos

(posso copiar?)

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Pode, pode sim copiar.

Bjos

Elvira disse...

Adorei !!!

Bjs.
Elvira