Você faz toda a diferenca!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ah se no Brasil fosse assim...


 Recebi dia desses uma carta do departamento da assistente social do menor aqui na Alemanha me avisando que o Daniel estava entrando na puberdade e que eu deveria levá-lo ao pediatra para certos esclarecimentos. Marquei a consulta e ontem ele foi bombardeado com uma porcao de perguntas típico para a idade dele.
As perguntas foram pessoais como:  se ele tem um bom convivio em casa com os pais, com a irma. As coisas que ele gosta de fazer, quais sao seus amigos e o que eles fazem. Que tipo de esporte o Daniel faz. Se ele já sai para a discoteca, se dorme fora, se já bebe alcool e se fuma, se já experimentou algum tipo de drogas, se já teve sua primeira relacao sexual, se já precisou estar na policia, etc, etc, etc. Mais de 50 perguntas.
Ele respondeu tudo isso com a pediatra sozinho numa sala. Quando ela quiz explicar para ele os caminhos dos vícios, como bebidas e drogas ele disse que eu já havia dado a ele uma aula sobre o assunto, visto fotos na internet comigo e que ele estava bem consciente da desgraca que isso pode fazer na família.
No final de tudo, a pediatra só eleogiou a familia inteira por estarmos tao presentes na vida dele.
Eu respondi a ela: meu filho só tem esta vida para viver aqui e eu nao quero perdê-lo para o mundo e sim ganhá-lo.
Há muitas maes perdendo tempo com muita coisa que o final é triste. Eu prefiro investir tempo no aprendizado dos meus filhos. E a melhor maneira é:
De apresentá-los todos os dias diante de Deus.
E como é contigo? Precisa mudar? Entao mude, porque é tempo de mudar para colher o melhor fruto que seus filhos podem lhe dar.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor.

18 comentários:

Tucha disse...

Uma família presente, apoiando, esclarecendo, acompanhando faz toda a diferença. O Estado tem um papel importante mas é pontual, a família vai além, tem um papel cotidiano.

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Georgia, nem preciso comentar que tua família é linda não é? Você é uma mãe inspiradora! Meus pais, nem preciso falar, tudo que sou devo a eles e acho que educação e amor é o melhor que nossos pais podem nos dar!
bjsss

chica disse...

Que maravilha isso,Georgia.E, por certo, ele está bem orientado!! beijos,chica e pena que aqui nem perto disso estamos!!

Pedrita disse...

realmente seria muito bom se tivesse isso aqui. no brasil as mães, ou mesmo os q estão cuidando do filho tb precisavam dessa orientação. o filme bicho de sete cabeças mostra bem o desatino de um pai qd descobre um cigarro de maconha na mochila do filho. o pai é aconselhado e pior, aceita, e interna o filho em um manicômio e ele passa a sofrer choques elétricos. o mais triste é q a história é real. eu queria muito ler alice, preciso uma hora ler.

Ana Gaspar disse...

Georgia até errepirie!!!
que exemplo de mãe e de filho...
exemplos bons tem que ser falados, expostos sim... já temos tantos ruins né, então que os "bons"aparecem mais e mais...
Adorei sua resposta pra médica, foi aí que me arrepiei, e vou guardar esta frase comigo, seguir com exemplo pra minha filha... Obrigada! vc hj foi a palavra de Deus pra mim, acredito muito nisso, Deus fala com a gente através de outras pessoas...
beijos flor e um bom final de semana...

Rebeca disse...

É uma pena que todas as mães não são como vc, querida Georgia!
VC está certíssima em apresentar seus filhos todos os dias a Deus. Eles não poderiam estar em mãos melhores!

VC é muito querida, viu?

Beijo beijo!

Rebeca disse...

É uma pena que todas as mães não são como vc, querida Georgia!
VC está certíssima em apresentar seus filhos todos os dias a Deus. Eles não poderiam estar em mãos melhores!

VC é muito querida, viu?

Beijo beijo!

Bergilde disse...

Muito importante passo no progresso pessoal dele e com recursos eficientes além da família,é claro, a contribuir para o melhor sempre.Isso faz a diferença e devo concordar com você no que diz respeito a maioria das crianças e jovens do nosso país.
Abraços e bom final de semana!

Pêtra disse...

Nossa, que legal!!! Isso no Brasil não funcionaria nunca, que pena!
Parabéns pela educação que vocês dão aos filhos de vocês! Eles têm muita graça de Deus por terem pais assim tão presentes!
Exemplo a seguir!
Beijo!!

Elvira Carvalho disse...

Excelente amiga. O Daniel tem bem inculcados os princípios morais para ser no futuro um homem de bem. Parabéns.
Um abraço e bom fim de semana

Helena Liborio disse...

Olá Georgia, como você deve ter ficado orgulhosa, do seu filho por ter sido corajoso e falado que você havia lhe ensinado coisas que muitos pais preferem ignorar e orgulhosa de você mesma por ter cumprido essa etapa da sua missão, a de educadora, parabéns, estou amando seu blog, beijos

Sabor de Pitanga disse...

Parabens, Gê, pela mae que voce é!!! O mundo precisa de mais e mais maes assim... a confianca entre pais e filhos e mais que fundamental.

Espero que voce esteja bem. Tentei ligar e nao lhe achei em casa...

Estava internada no hospital e cheguei em casa ontem à tarde. Ah, isso me atrapalhou muito nos preparativos para a viagem ao Brasil (será dia 23.10).

Saudades de você!
Beijos

Beth/Lilás disse...

Gê,
O bacana de países como a Alemanha é esta preocupação que têm com seu povo, isso é amar uma nação verdadeiramente, diferentemente daqui e alguns outros países que não se importam com suas crianças e jovens, haja vista, o enorme número de jovens mortos no Brasil nestas últimas décadas devido à falta de orientação dos pais, educação dentro de casa e na escola e a presença do Estado.
Sempre lhe dei os parabéns pela educação que oferece aos seus filhos e agora além disso, parabenizo também este país que vem dando exemplos fantásticos ao mundo e fazendo de sua juventude, grandes homens para o futuro.
beijos cariocas





João Menéres disse...

A pediatra não te conhecia, Georgia...

Vivas felicitações.

um beijo para ti e um abração para o Daniel.

Cristina disse...

Oi Georgia, achei bem intencionado, mas de nada adianta esse trabalho por parte do estado se os pais não tiverem a visão maravilhosa que vc tem, apresentar seu filho a Deus todos os dias e não perdê-lo para o mundo...tbm me esforço para ganhar meu filho todos os dias, afinal não viveremos para sempre, nem mesmo eles, então que tenham uma vida limpa e abençoada!Bjs e um lindo final de semana!

Lulu on the sky disse...

Que ótimo. Isso só prova que deu uma ótima educação ao seu filho.
Big Beijos

rose disse...

Parabens pela excelente educacao que deu ao Daniel, Georgia! Achei muito interessante esse sistema dai, e logo pensei: ah, se no japao fosse assim!
O blog ta lindo, hein!

beijaO

Mylla Galvão disse...

Amiga,
por aqui meu filho tentou enveredar pelo lado errado da vida, mas eu puxei-lhe as orelhas e a namorada dele tb ajuda muito (estão juntos há 3 anos!)

Mas minha enteada é pior...
O pai conversa mto com ela...

bjos