Você faz toda a diferenca!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Como formar um perfeito Macho, você sabe?


Ontem  foi dia dos pais por aqui.
Feriado, dia bonito com sol, combinamos com os nossos amigos do Culto nos Lares que freqüentamos fazer um pic nic à beira do rio Reno.
Levamos bolos, refrigerantes e um grelhador pequeno e passamos o dia todo ali. Uma maravilha!!!
Na hora do almoco Lorena uma das meninas estava com o prato na mao e precisou de um lugar para se sentar. Havia uma cadeira de acampamento que ainda nao tinha sido montada e entao eu falei com o Daniel meu filho assim:
- Filho, você pode por favor, montar a cadeira para a Lorena? Homens devem ser um "Gentleman".
Ele riu, se levantou, e disse assim:
- Mas eu prefiro ser "Macho".
Uma das mulheres que estavam conosco disse:
- Daniel, as mulheres de hoje preferem os "Gentlemann" , os Machos nao estao encontrando mais lugar no nosso mundo.
E uma outra disse:
- Sabe como se formam os Machos da vida?
O Daniel continuou com um sorriso nos lábios e continuava armando a cadeira para Lorena.
- Machos se formam quando as maes fazem tudo de maos beijadas para o filho.
"Gentleman"se formam quando as maes pedem que eles a ajudem.
E isso que você está fazendo agora é ser um perfeito "Gentleman".
Lorena sorriu para o Daniel e agradeceu.
Sabe o que foi bom nesse diálogo? Todos os homens que estavam OUVIRAM.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor.

21 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Gostei. Mas sabe tentei inculkcar no meu filho certas atituds não para que ele fosse um gentelemam mas por convicção Não aceito essa de macho e de genteleman. Penso que se nós mulheres queremos eu sou apologista disso, direitos iguais, não podemos exigir que os homens nos abram a porta do carro ou nos puxem a cadeira para nos sentarmos, ou se levantem no autocarro para uma mulher se sentar quando às vezes veem derriados do trabalho. Diferente é se for um idoso que eu penso se deve levantar qualquer um para dar ludar. Eu já me levantei muitas vezes.
Penso que o trabalho de casa deve ser sempre repartido desde que a mulher trabalhe fora de casa. Não aceito que homem e mulher estejam empregados , ele chegue a casa se sente a ver Tv e a mulher tenha que fazer todo o trabalho da casa.
Foi esses princípios que ensinei ao meu.
Ser macho em Portugal tem um sentido diferente daquele que provavelmente o Daniel lhe deu.
Ser macho é não ser gay.
Um abraço e bom fim de semana

Elvira Carvalho disse...

Desculpe as gralhas. Queria escrever inculcar e lugar.
Abraço

Rebeca disse...

Eu, como uma legítima cearense, tenho que dizer que homem macho não tá com nada! É o tipo de homem que pensa que tudo pode, que qnt mais mulheres "pega" mais prova sua masculinidade.
TB prediro um gentleman, um homem de caráter, que ajuda e respeita as mulheres.

:)

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Elvira, ser macho é nao ser gay, ser macho é ser um tipo de homem que acha que mulher nasceu para fazer tudo e serví-lo porque ele traz o dinheiro prá casa.

Eu penso que homem deve sim ajudar dentro de casa mesmo que a mulher nao trabalhe fora, pois afinal de contas, o servico de mulher em casa nunca acaba e a gente nao tem um dia de folga que possa fechar a cozinha, por isso, o homem mesmo trabalhando deve nos finais de semana ajudar sim, até porque assim a mulher vai estar feliz em ter mais tempo depois para o seu amado.

O homem para ser um Gentlemann nao precisa abrir a porta do carro. Eu quero que meu filho seja um Gentlemann nas atitudes. Viu alguém que precisa de ajuda? Que ele possa ser o primeiro a se levantar e ir em socorro dessa pessoa. Do que me adianta abrir a porta do carro e me tratar com palavras grosseiras? Nada disso, Elvira. Me preocupo sim em fazê-lo um Gentlemann, nao um bobao, mas um homem que saiba ler nas entrelinhas os sentimentos que sao valorosos para a vida.

Adorei o teu comentário, assim podemos discutir melhor o assunto.

Bjao querida

Elvira Carvalho disse...

Entendi Georgia. Como disse aqui ser macho é não ser gay. "Ser um tipo de homem que acha que mulher nasceu para fazer tudo e serví-lo porque ele traz o dinheiro prá casa" aqui chamamos de prepotente e machão. Usos e costumes que às vezes faz com que não entendamos bem o sentido de postes de outras culturas.
Obrigada pela explicação. Quanto ao resto estou inteiramente de acordo, apenas que aqui damos o sentido de genteleman ao homem ao homem capaz dessas gentilezas, não no sentido da educação.
Um abraço e bom fim de semana

chica disse...

Lindo diálogo e aprendizado para TODOS! Adorei o picnic e parabéns ao papai! beijos,chica

Sandra disse...

Geórgia, é bem por ai mesmo... Muitas mulheres reclamam que os homens não ajudam, mas elas mesmas criam os filhos ensinando-os que fazer trabalho de casa é coisa de mulher!! Já escutei esse comentário no Brasil: "meu filho é homem, quem tem filhas é que têm que cuidar. Segurem as cabras que o meu bode está solto". Percebe o absurdo!! Que o Daniel se torne um Gentleman!! Bjs

Dribook disse...

Frenqüento um grupo de apoio às famílias de dependentes químicos e é assustador como as mães se tornam verdadeiras escravas e não percebem!
O "amor" que na verdade é o apego em troca do controle resulta em sérios problemas!!
Maravilha de mensagem! beijo no coração!

Pêtra disse...

Que post lindo Georgia!!
Admiro sua atitude e quero educar meus filhos dessa forma também!!! Eu acho que sou das antigas, eu gosto de homens que fazem esses agrados e não curto muito essa questão de igualdade dos sexos (sorry Elvira). Se fossemos criados para sermos iguais porque então Deus faria um homem e uma mulher?
Confesso que é um assunto longo e delicado!
Dia dos pais em plena quinta feira é muito bom hein?? Dá pra curtir uma folguinha...
Beijos e bom final de semana!!

Blog Dri Viaro disse...

Pois é bem desse jeito mesmo amiga! Os "machos" são aqueles folgados e mau educados que arrotam na mesa, deixam a mulher por ultimo e a fazem de escrava. Com certeza nos preferimos um gentlemann, apesar que são poucos que existem por aí.
Lindo o Daniel, um verdadeiro gentlemann

beijosss bom fds ;)

Dri Viaro
www.driviaro.com
www.ameliasdesalto.com
www.ateliefesteiro.com

Anônimo disse...

Definição de CAVALHEIRO: um macho educado.
Definição de MACHO: um bobo qualquer!

Sonhos melodias disse...

Oi Georgia,
Esse tema dá uma boa discussão no melhor sentido da palavra. A atitude das mães é que farão o futuro macho ou gentleman. Quando pequenos,lá em casa,eu ficava muito brava quando minha mãe dava tratamento diferenciado para nós meninas e para o reizinho que era meu irmão. Tivemos muitas brigas por conta disso até que minha mãe percebeu isso e mudou aos poucos. Hoje meu irmão é outra pessoa. Um excelente dono de casa, ajuda sua esposa em tudo, é companheiro. Isso fez a diferença. Acredito que o mais importante é a formação não do macho mas sim, do ser humano em que ele se tornará no futuro. O mundo agradece.
Bjs

Beth/Lilás disse...

Olha, o comentário de sua amiga foi perfeito, encaixou bem para o menino, fez ele ter uma ampla visão das duas coisas. Quanto aos demais representantes do sexo masculino que estavam presentes e de outra geração que não teve tão boa explicação assim, também acho que devem ter ficado a pensar algum tempo sobre a lógica do que ela disse. perfeito!
beijos cariocas

Pedrita disse...

domingo foi o dia das mães aqui e nos reunimos na minha mãe, regado a strogonoff, meu prato preferido. eu não uso o termo ajudar em casa, pq parece q a função é da mulher. qd o marido trabalho fora e a mulher em casa, aí até pode ser. mas qd os dois trabalham, os dois cuidam da casa. ajudar parece q a função é da mulher e o homem só dá uma mãozinha qd solicitado ou qd está afim. beijos, pedrita

Lulu on the sky disse...

Genial essa definição como se constroi um macho e um gentleman, ah se todo mundo lesse isso.
Big Beijos

Gisley Scott disse...

Gostei! Ontem mesmo estava falando isso com o meu esposo!Ele é um gentleman, sempre ajuda em casa, um verdadeiro HOMEM.

Estávamos conversando e falei que quando a mulher é casada com um "homem" que quer tudo na mão, na verdade ela apenas está criando um filho que não ela não deu à luz e fica muito difícil ter sentimentos erotizados por uma pessoa que vc é "responsável" por ela, por assim dizer.

Um verdadeiro homem ajuda,não fica esperando.Quem espera tudo na mão é criança.E lógico, isso vai para ambos os sexos.Mulheres tb que não sabem fazer nada são como meninas mimadas.

Bjs

Eli Pechim disse...

O mais legal nesse dialogo e que todos que estavam ali devem ter aprendido um pouquinho. Acho importante que nos, maes de meninos, estejamos atentas a educacao deles, a maneira como tratam ou irao as mulheres. Educacao machista ou igualitaria comeca em casa. Prefiro fazer parte do segundo grupo. :)

Cristina disse...

Concordo com você Georgia, um homem que saiba ler nas entrelinhas o que é de valor...perfeito!Tenho apenas um filho de quase 14 anos e tbm tento incutir esses valores, confesso que dá trabalho, mas quem disse que educar e orientar é fácil?!
Bj e ótimo fds,

João Menéres disse...

Concordo inteiramente com o EDUARDO !

Renata C., UMA EXPATRIADA (mulher moderna, esposa, mãe...) disse...

Sabe, Querida? Aqui em casa tb... formamos gentlemman! Sempre uso - inclusive - essa palavra com meu filho de 4 anos. Sempre peço sua ajuda, seu auxilio, seu carinho. É de agora que ele aprende os valores... nao posso esperar que ele complete 17 anos e que vá se incomodar comigo ou com um tratamento especial as mulheres, idosos, crianças, outros homens etc.
Concordo 100% com seu POST.

rose disse...

Muito legal esse post, Georgia!
Foi uma otima aula para todos que estava escutando, com certeza!
E o dia dos pais ai e' logo depois do dia das maes, legal saber.
bjOs e boa semana!