Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Jantar junto, é importante?


A vida moderna tem muitos atropelos em relacao aos horários de cada um. Estamos tao envolvidos em tantos projetos que achamos importantes e estamos esquecendo o maior projeto das nossas vidas: Nossa Família.
Eu fico indignada com famílias que sentam para jantar com o prato na mao diante da TV.
Jantar em família é tao importante.
É extamente quando nos sentamos para o jantar que podemos ouvir o que cada um fez durante o dia.
É nesse momento que eu abro os meus olhos para as coisas que estao acontecendo na vida dos meus filhos.
É nesse momento que eu fico sabendo das novidades.
É nesse momento que eu abro o meu coracao, para conhecê-los melhor.
Há tantos problemas nas famílias que poderiam ser evitados ou solucionados se os membros dessa família ouvissem uns aos outros.
Também sei que nas famílias onde os filhos já estao crescidos jantar junto fica cada vez mais difícil.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor.

17 comentários:

chica disse...

Realmente é importante até para formação de hábitos...beijos,chica

João Menéres disse...

Tens toda a razão, GEORGIA.
Quando os filhos ou os netos almoçam ou jantam cá, não há TV.
Eu fui assim educado ( Mas AINDA não havia TV ! Lol )

Um beijo.

Eliane Pechim disse...

Concordo totalmente, é algo que também me irrita, conheço um monte de gente que faz isso, até quando tem visita. Aqui em casa a tv é sempre desliga na hora do jantar e quando temos visita. Vi seu comentário no meu blog. Eu sumi mas aos poucos vou voltando. Beijo, ótima semana!

Pedrita disse...

eu li uma entrevista com o cortella q ele dizia o qt perdemos com alguns hábitos como o de cozinharmos juntos. esperarmos o tempo de preparo, a família reunida. ele fala de sentar a mesa juntos tb. ele lembra um costume atual q durante a semana nunca há tempo e no fim de semana vão as praças de alimentação no shopping. tudo disperso. e o qt faz falta sentar juntos, conversar. concordo plenamente. beijos, pedrita

Milena F. disse...

Também acho importantissimo que a familia adquira e mantenha certos habitos, como esse de ter um momento "sagrado", em que todos estao juntos e podem dialogar.
Não tenho filhos, mas tb estabeleci o jantar como um momento "sagrado" aqui em casa. Na correria do dia a dia, é praticamente um dos unicos momentos que temos para passar juntos, meu marido e eu, e conversarmos sobre o dia e outros assuntos "sem importancia" mas que têm toda uma importancia em um casal!

Allan Robert P. J. disse...

Concordo com a importância de jantar juntos, mas nem sempre é possível. Horários e compromissos diferentes nos obrigam 3 vezes por semana a jantares individuais. Jantar em frente à tv é o cúmulo, assim como jantar com pressa.

sonia a. mascaro disse...

Concordo também com você, Georgia. Aqui em casa sempre tivemos o hábito de fazermos as refeições juntos com nossos filhos.
Beijos e uma ótima semana.

Mylla Galvão disse...

Eu gosto de comer junto...
Mas...
Não fui educada assim, no entanto, qdo as enteadas estão aqui, faço isso para elas aprenderem que é bom comer todos juntos.
Na sogra não há como fazer isso, uma vez que a cozinha é pequena demais. mal cabem dois.
Mas qdo construir uma casa só minha, a cozinha será bem grande. Já que quero uma mesa "monstro" nela para caber todo mundo!

Boa semana amiga!

bjos

Katia Bonfadini disse...

Georgia, também acho legal essa pausa no dia para saborear uma refeição, reunir a família e conversar à mesa, aproveitando para colocar os assuntos do dia. Confesso que lá em casa isso é difícil porque eu acordo e durmo cedo e o Marcelo, faz o contrário, e só janta lá pras 23 hs, acredita? Mas sempre separamos a sexta-feira pra gente sair à sós e jantar em um restaurante, barzinho ou beliscar alguma coisinha em casa mesmo, enquanto beberica um bom vinho. É muito gostoso e isso pra mim é qualidade de vida! Beijão e milllll desculpas pelo sumiço!

Mimirabolante disse...

Com certeza!!!!Jantamos todos os dias os quatro juntos !!!!E na maioria das vzs,eu almoço com os meus filhos!!!!

Elvira Carvalho disse...

A refeição devia ser sempre assim em comunhão toda a família. Infelizmente em muitos lares nem nessas horas se encontram pais e filhos.
Um abraço

Cristina Caetano disse...

É sim, por todos esses motivos que você deu. Importantíssimo! Pena que há muitas famílias por aí não levando isto a sério.

Beijão

Lulu on the sky disse...

Eu acredito que comer junto é uma forma de unir as pessoas. Morro de saudades da época em que eu e meu irmão éramos crianças e comiamos com meus pais.
Big Beijos

Gisley Scott disse...

Vou com vc Gê! Super importante mesmo! É onde tb rola a comunicação, uma brincadeira ou até mesmo algo importante a ser dito, uma palavra de afeto.

Faz diferença sim,viu? E creio que prepara para que os fihos saibam se relacionar melhor com as pessoas lá fora tb.

Bjos!

BIA disse...

Oi Georgia!!!

Concordo plenamente com você, eu penso exatamente assim. O dia a dia é uma correria... cada um com seu trabalho, estudos, atividades... que o horário do jantar é um ótimo momento para estarem todos juntos e compartilhar como foi o dia. Um horário que devia ser sagrado. Adoro esta coisa família, para mim é a base de tudo, graças à Deus tive pais maravilhosos, especialmente minha mãe sempre foi uma grande mulher, acho que a mãe é o pilar da casa.
Tenha um bom dia!!!
Bjs
Bia :)

rose disse...

E' verdade, jantar (ou tomar cafe da manha) juntos e' muito importante. No japao isso e' um grande problema, porque o pai trabalha ate tarde, as criancas volta e meia tem cursinhos, ou saem com os amigos e as maes acabam deixando com a desculpa de "senao meu filho fica excluido do grupo", mas acho que e' mais por comodidade delas mesmo....
bjOs

Bergilde disse...

Uma das coisas que aprendí desde a minha primeira família(pais e irmão) foi o hábito de fazer refeições juntos,sem tv ou rádio ligados e isso também é já rotina com os daqui.As crianças se divertem quando os deixamos mesmo ainda sem muita etiqueta a preparar a mesa.Ah,não que seja uma regra,mas aqui também oramos antes de comer e nem queiram saber como é bom,até a comida parece mais gostosa.
Abraço carinhoso!