Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Exercicio para aTerapia da Palavra na escola e em casa





Enquanto estamos de férias deixo esse exercício para as criancas que têm dificuldades em memorizar palavras grandes. Cliquem na imagem para poder ler as sílabas.
Para este exercício você deverá fazer 2 cópias. Uma para você e a outra para a crianca.
O que você vai precisar? Lápis de cor.

Você vai pedir a crianca que escute bem as sílabas doidas que você vai dizer. Ela terá que achá-la e achar o par e pintá-los da cor que ela quiser.

Para facilitar, mostre a ela na folha dela, que você vai dizer por exemplo as sílabas de um dos 5 primeiros bichinhos ou das macas do desenho ou dos que estao no meio da página ou dos que estao na parte de baixo da página. Isso facilitará a busca.

Se você observar que foi muito fácil para ela, ai você diz que agora, as silabas dos bichinhos podem estar em qualquer parte. Que ela terá que encontrar sem sua dica.

Faca ao menos 3 a 4 bichinhos ou frutas por dia. Ela vai pedir mais, mas você diz que amanha tem mais. Você tem que deixá-la com vontade de fazer o exercício.

Quando ela terminar de pintar todos os bichinhos e macas. Você inverte o exercício. A folha que você sempre leu e que está em branco você diz a ela que agora ela, a crianca, é que é a terapeuta ou a professora ou a chefe da brincadeira. Ela terá que escolher um bichinho colorido e ler as sílabas e você na sua folha branca terá que encontrá-lo.
Ou você pinta o bichinho encontrado ou você deixa a crianca pintá-lo. Eu intercalei. Uma vez eu pintei uma vez a Viviane pintou.

Uma outra idéia, é você fazer com os teus alunos em sala de aula.
Se a crianca nao lê, faca repetir as sílabas malucas, mostre a ela onde está o bichinho e deixe-a pintá-lo.


Sucesso! E nós estamos de férias de outono. Até depois!

3 comentários:

Beth/Lilás disse...

Querida Geórgia!
Você, como sempre, uma mãe e professora exemplar.
Vi sua ajuda lá amiga Liza e tenho certeza que foi muito importante para ela. Obrigada por atender meu chamado. Você é l0, garotinha!]beijos
cariocas

Sabor de Pitanga disse...

Oi Gê, boas férias, entao.

Passei para visitar a "Saia" e vi que voce deu um ajuste nela; está ótimo!

Aqui está um frioooooooooooooo danado. Já rezando para que o solzao apareca novamente... ô saco, esperar tantos meses!!!

Beijinhos

Elvira disse...

Oi Georgia.

Muito legal esses exercício.
Brincando e aprendendo !!!

Bjs.
Elvira