Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Concentracao é uma Arte

"Você presta atencao no que faz?" Achei super interessante a pergunta desse post: Clique AQUI se você quiser lê-lo.
Eu sou uma pessoa super concentrada naquilo que estou fazendo mesmo que eu esteja com muita pressa. Mas...e quando a automaticidade toma conta do pedaco, o que fazer? O que fazer quando você sai de casa na maior pressa e depois que está longe se pergunta: Desliguei o fogo do feijao? Ai que raiva quando isso me acontece. Quando me pergunto: Desliguei o ferro? Essas coisas esquecidas sao um verdadeiro pesadelo e quem é que já nao voltou ou ligou prá alguém e pediu para verificar essas coisas que atire a primeira pedra, rs.
Por ter passado por várias situacoes desse tipo é que resolvi criar um sistema para mim mesma: quando saio de casa e ao trancar à porta eu repito para mim: "Tranquei à porta".
O portao da nossa garagem por exemplo é eletrônico e eu o fecho de dentro do carro e ao sair eu sempre digo: "Fechei o portao".
Quando estou passando roupa e depois de desligá-lo eu repito: "Desliguei o ferro", mesmo que eu nem vá sair; é só para ativar meu sistema. E assim faco com todas as coisas que possivelmente poderiam causar algum acidente.
Christian meu esposo nao sei quantas vezes depois de já estar na estrada ter que voltar para verificar se trancou à porta da casa mesmo que eu lhe diga que o vi trancando-a. Ou se ele está a caminho do trabalho ele me liga para que eu verifique se ele trancou à porta. Eu já lhe falei da minha tática, mas ele nao conseguiu assimilá-la ainda, continua fazendo tudo automático.
Há bem pouco tempo ele deixou por uma noite inteira a porta da nossa garagem aberta. Com todas as nossas bicicletas lá dentro e máquinas tipo Bosch que sao caras e outras máquinas. Gracas a Deus nada foi levado e eu levei o maior susto quando abri a porta para ir comprar o pao naquele domingo, pois aqui cada domingo um vai à padaria em sistema rodízio e vi a garagem aberta.

E você é uma pessoa concentrada? Tem algum sistema para nao esquecer as coisas ligadas ou abertas quando sai? Me conte.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor.

24 comentários:

chica disse...

Eu por vezes me desconcentro(queimo as comidas quando estou no computador,srsr), mas em geral sou bem ligadona!beijos,chica

Anônimo disse...

Eu esqueci a boca do fogão ligada no fogo baixo duas vezes. Perigosíssimo. Quanto às portas, é mais comum a menina que trabalha aqui esquecer de trancar. Meu marido também é complicado confiar, sempre esquecia de acionar o alarme, por exemplo. Eu sou muito concentrada, com exceção das bocas do fogão que esqueci ligadas não esqueço nada. Meu sistema é o seguinte: não confie em si mesma nem na sua memória, confira portas, janelas, bolsa, gás sempre antes de sair. Tem dado certo.

Ana Tapadas disse...

Não confio muito em mim, vivo apressada, assim policio os meus gestos. Tem resultado sem acidentes de maior.
bj

Ivana disse...

Georgia, eu não sou muito concentrada não. Pra falar a verdade ando bem esquecida! Mais que o normal! Mas gostei da tua técnica e vou experimentar. Só espero não esquecer de repetir que finalizei algo ao final da tarefa!
Beijos!

Cristina Caetano disse...

Quando eu foco eu nem escuto nada, mas tenho todos esses outros probleminhas que você descreveu. Uma vez, morava sozinha e a 20 minutos longe de casa achei que havia esquecido o frango no forno aceso. E havia mesmo. Não queimou, mas me atrasei.
Eu uso muito o automático e depois fico na dúvida se fiz ou não alguma coisa. Vou seguir as suas dicas. :)

Beijão

Anunciação disse...

Acabou de me dar uma idéia para eu dar a uma pessoa querida que esquece de tudo,totalmente distraida;não,não sou eu,embora às vezes falhe,como todo mundo eu acho.

Anônimo disse...

Oi Georgia,
Sou muito concentrada no trabalho e ja fui muito mais. Quando era publicitaria passava as vezes quase uma semana inteira focada em uma campanha ate sair uma boa idéia. Realmente consigo. Em compensação no resto sou daquelas que dorme em filme, entra no quarto para pegar um meia e bolta com uma calcinha na mao. Perco as chaves do carro todos os dias. E por ai vai. Distraidaça. Nos pacientes tb sou concentrada, mas é uma concentração bem difernte d aque eu tinha na poublicidade. Existe uma tecnica de manter a aten~çao "flutuante" para esta mesmo ligada quando o paciente diz algo de fato importante para ele e nao apenas bla, bla,bla.
Beijos,
Cam

Jaque Gonchoroski disse...

Querida Georgia!
Eu sou muiito esquecida e acho que às vezes faço as coisas autmaticamente. E já deixei a porta aberta no domingo e chegamos somente à noite... que susto! e um dia saimos de manhã e esquecemos de fechar o portão, que é eletrônico... Levei mais um susto quando vi o portão aberto.. E eu cheguei mais cedo e estava sozinha...

Mas tenho um sério problema com isso. Guardo as coisas e não sei onde coloquei! Aff... rs

beijos e boa noite!

Jota Sena disse...

Olá Georgia!

Tenho eu que praticar algo, para não esquecer mais a minha pasta nas lojas dos clientes e em hotéis. Já por varias vezes de ter que voltar, mais de duzentos km e na maior torcida para que o cliente tenha visto e guardado.

Até +

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Georgia!

Bem, aprendo demais com você, aqui. Isso é fato. Tenho todo esse problema de concentração... e o pior esqueço meeeeeeeeeesmo as coisas ligadas kkkk
Estava pensando em sua tática e vou adotá-la prá ver se melhoro isso, mas, meu caso é falta de concentração mesmo. As vezes me pego tão longe que nem eu acredito como cheguei lá kkk

bjs

Waldo Claro disse...

Oi, Georgia . Concordo com a Ana Tapadas . Por ser muito esquecido , também me policio bastante . Antes de sair , verifico tudo . Ao sair , volto para ver se o portão automático está realmente fechado . Tem dado certo . Abraços . E.T. Adorei a música de fundo ...

Beth/Lilás disse...

Ah, Georgia eu sou bem ligadona nas coisas que faço e principalmente quando vou sair, verifico tudo direitinho, mas meu grande vício que é a internet, de vez em quando me prega peças, geralmente quando deixo algo no fogão e quando vejo já passou do ponto ou deu uma queimadinha.
Mas, gostei da sua técnica, vou empregá-la então.
bjs cariocas

Trudy disse...

Georgia, du hast richtig erkannt, wegen der Konzentration auf EINE Sache!
Wenn man jung ist, geht das noch, dass man mehrere Dinge auf einmal und gleichzeitig tut. Jetzt aber, wo ich älter werde, muss ich sehr aufpassen, dass ich mich ganz auf das gerade aktuellt TUN konzentriere. Z.B. eine Treppe runter zu gehen. Man darf auf keinen Fall mehr stürzen, denn man fällt nicht mehr so locker wie früher. U.S.W.

Hab eine gute Zeit

Trudy

Maria Augusta disse...

Georgia, sempre dou uma checada geral antes de sair ou dormir, pois "vivo no mundo da lua". Entro num cômodo para fazer uma coisa e acabo fazendo outra, entro nas pesquisas do Google e me perco explorando os links desviando da pesquisa inicial, já esqueci a chave do carro na porta do lado de fora num centro comercial (ainda bem que alguém avisou os seguranças e ele a guardou). Mas o mais engraçado é que já dei topada em espelho em lojas e uma vez estava a pé e vi uma placa de contramão...desviei como se estivesse dirigindo, pode?
Beijos e um lindo dia para você.

Lunna Guedes disse...

Georgia, nunca tive esse tipo de problema, sou muito detalhista e cheia de neuras com algumas coisas: energia, consumo, esse tipo de coisa. Panelas pra mim são amigas íntimas (rs) então só cozinho quando não tenho mais nada para fazer, para não ficar pensando em duas coisas ao mesmo tempo. Até porque é preciso atenção nos detalhes: temperos, tempo de cozimento, entre outras coisas. rs
Bacio carissima

Anônimo disse...

Georgia,

SORTE É FUNDAMENTAL:

http://elunardelli.blogspot.com/2010/05/sorte-e-fundamental.html

Bjs

Gisley Scott disse...

Geórgia,

eu não tenho opção, ou eu me concentro no que eu estou fazendo, ou dá tudo errado! Fui fazer um mousse outro dia e estava tentando fazer mais de uma atividade durante esse processo, bati o cotovelo no creme de leite e tome creme de leite pra todo o lado! Fiquei "pintada de branco"...Meu marido ficou rindo, rs!

Eu acho que no nosso mundo mordernizado, temos que nos perguntar se finalizamos os processos por causa dessa não construtiva "multi-tasking"[ que é vc fazer 40 e 10 coisas ao mesmo tempo]. Já disse pra mim mesma, depois do creme de leite, uma coisa de cada vez e pronto :)!

Bjo!

Glorinha L de Lion disse...

Oi Georgia, tudo bem? Olha eu sou a rainha do desligamento, principalmente pra comida...se sair de perto queimo tudo....sou perigosa...
Fiquei muito feliz com o convite...vou lá no seu email, ok? Beijinhos

Pedrita disse...

é verdd, todos nós temos momentos q estamos dispersos, estou assim hj. nossa, eu fico apavorada se desliguei o forno. ontem ia apavorada se minha gata estava bem. dedetizaram do lado de fora, sempre vem um pouco de cheiro, ela dormia demais. foi difícil concentrar. mas ela está ótima, agora mesmo aqui em cima do computer. eu às vezes tb prefiro voltar se a preocupação é muito grande, em geral fico relembrando meus passos e aí consigo lembrar se apaguei o forno. beijos, pedrita

Sonia H disse...

Georgia,
Gostei muito da tua estratégia. Meu problema é este: com a correria do dia-a-dia, muitas vezes esqueço se desliguei o gás, se tranquei a porta.O pior é que quase sempre eu o fiz, mas é tudo tão automático nessa correria.
Ótima dica! Vou tentar aplicar o teu método.
Beijos,

Anny disse...

Geórgia:
Obrigada pelo link.Tem coisas que fazemos e não prestamos atenção. Achei muito boa a sua dica e passei a usá-la.
Foi mais uma esrtratégia inteligente.
Obrigada.

Bom fim de semana. Valeu!
Beijos.
Anny.

Anônimo disse...

Oi Georgia.

Ultimamente acho que estou sofrendo por falta de concentração. Estou esquecendo as coisas muito facilmente e não consigo reter nada na memória por muito tempo.
Estou precisando fazer alguma ginastica mental ou talvez descansar um pouco.
Só sei que da forma que está não dá para ficar.

Bjs.
Elvira

Bergilde disse...

Georgia,penso que concentração é uma das minhas qualidades,se se pode dizer.Problemas cotidianos de esquecimento como esses dos seus exemplos ainda não tive que eu lembre,rsss!
Ultimamente estou me atrapalhando um pouco é com a gramática da nossa língua portuguesa(confundindo com a italiana),mas tenho exercitado(ao falar em italiano,tento mentalmente repetir a frase em português) pra não desaprender o que levei anos pra aprender!Grande abraço,Bergilde

Marco Antônio disse...

Olha, atenção no meu caso deveria ser meu sobrenome, mas isso eu conquistei através da engenharia, até porque ou se presta atenção ou acaba perdendo um projeto inteiro. rs
Grande abraço