Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Jesus e Maria Madalena, muda alguma coisa?

Por aqui anda uma discussao tremenda sobre os abusos sexuais que há nos internatos católicos. A cada dia aparece uma denúncia de abuso sexual nessas entidades.
Desde 2001 até 2010 o Vaticano recebeu mais de três mil denúncias. Eu ainda acho pouco em se tratando de tantos anos...
Cerca de 60% dos casos sao de "efebofilia"; isto é: atracao física por adolescentes do mesmo sexo.
Nossos amigos neste final de semana discutiram inclusive sobre Jesus e Maria Madalena se eles tiveram um caso ou nao. Falaram que existe um livro onde a igreja Católica teima em esconder e ali estaria toda a verdade de Jesus e Maria Madalena. Eu estava tirando a mesa do almoco e só ouvindo a discussao entre eles quando entrei com uma pergunta:
- Escuta aqui, vamos falar em " se", porque eu nao sei se foi mesmo. O fato de Jesus ter sido apaixonado por Maria Madalena vai mudar alguma coisa na sua fé? O fato de Jesus ter tido uma filha, vai mudar alguma coisa?

Um me respondeu: - Mas eu fui entao enganado a vida toda.
- Enganado por quem ?
- Ah, pela igreja.
- Entao, nao foi enganado por Jesus.

E se o próprio Jesus descer do céu e me disser: - Georgia eu amei Maria Madalena mais que a todos vocês e com ela tive uma filha.
Eu vou responder: - Que legal, que bom, que você foi mesmo um de nós, mesmo sendo o Filho de Deus. Em mim nada vai mudar.
Mas o meu pessoal por aqui estavam vermelhos de raiva só de imaginar que foram enganados todos esses anos pela igreja e de certa forma também os evangélicos porque essa mesma mentalidadeos evangélicos têm em relacao a Jesus ter sido solteiro. Eu me pergunto por que os evangélicos nesse ponto concordaram com a idéia dos católicos já que Deus no Velho Testamento é bem claro em relacao ao homem e a mulher que: - Crescai e multiplicai e o Novo Testamento é mais claro ainda quando diz: Melhor é que se case do que servir de escândalo em seus fogos e abrasamentos... e por que a idéia de que para servir a Deus nao se pode ser casado já que foi o próprio Deus quem instituiu a família e criou o sexo. Será que Jesus seria menos Salvador por causa desse ato?

Eles cogitaram que a igreja Católica queria passar uma imagem de Jesus solteiro para que os Padres e Papas nao se cassassem para nao ter que dividir o dinheiro da igreja Católica com a família em relacao a heranca que se teria que dar às viúvas dos Padres casados. Eu disse que o erro já foi desde o comeco, pois Pedro que é considerado o fundador da igreja Católica foi casado e tinha sogra, está na Bíblia.
Se a história tomou um outro rumo, foi por conta dos homens e suas egoistas leis.
Se Jesus se apaixonou por Maria Madalena ou nao, se Jesus teve uma filha, para mim nao muda nada, nao segui igreja nenhuma que é feita de homens como eu também sou.
Acho que muita gente endeusa muita coisa, idolatra muita gente, nao leu ou nunca leu a Bíblia... a vida é óbvia e dura, basta olharmos para a nossa própria vida para termos idéia das dificuldades que as outras pessoas também passaram e passam até hoje. Eu acho que está mais do que na hora dessa hipocrisia parar, pois Jesus é mesmo apaixonante. Somos levados por seu grande Amor e por que nao Maria Madalena? Eu acredito que ela foi apaxonadíssima por Jesus.

Todos nós sabemos que há muito mais entre o céu e a terra, que a nossa va filosofia.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor.

24 comentários:

Marco Antônio disse...

Georgia, eu tinha escrita dúzias de coisas, mas voltei atrás e deletei porque acho que a fé é uma ação mental e individual. Cada um crê naquilo que sente necessidade de crer. Lembro que a Lu sempre me dizia quando via fanáticos religiosos "o limite da fé é a inteligência".
Pura filosofia.
Quanto aos abusos da Igreja, os sexuais são apenas mais um "detalhe" nessa história cheia de enganos e desacertos. Enfim, os exageros estão aí e não ficariam escondidos nas catacumbas do Vaticano para todo sempre, por mais que seus herdeiros tentam conseguir isso.
O pior é que fazem isso tudo em nome do mesmo deus para o qual centenas de pessoas rezam e o mais grave é que dizem que esse mesmo deus é nossa imagem e semelhança. Que horror.
Grande abraço e boa semana.

João Menéres disse...

GEORGIA

O teu texto, os teus SES são inteligentes e muito pertinentes.
ESTOU TODO CONTIGO !

Um beijo.

Jorge Pinheiro disse...

Olá Georgia. Já aqui não venho faz algum tempo. Belo texto. Concordo inteiramente e por acaso também falo disso ontem no Olhar Direito (link no Expresso). Convém é que as paixões católicas não sejam com menores. Beijos.

chica disse...

Pra mim esse tipo de discussão não leva à nada.Não muda nada na minha vida e pronto! SÓ! Eles perdem tempo com tantas bobagens...beijos,chica

Roberta de Souza disse...

Isto para mim é uma grande bobagem. Simplesmente interesse religioso.
O importante é a essência.

bj

Anônimo disse...

Geórgia isso é bem complicado, se seus amigos lessem a bíblia não teriam discutido pois toda vez que se discute doutrina da nisso.
Deixa eu te dar uma dica, se Jesus tivesse tido um caso com maria madalena nos todos não teríamos sidos salvos pelo seu sacrifico pois ele teria perdido a sua santidade e logo seu sangue não teria valor. Era necessário que fosse sangue inocente sem qualquer pecado para arrematar por todos nos de uma só vez e pra que sangue mais valioso do que o do príncipe do universo ??? Isso ta na Bíblia , mande seus colegas lerem que ai a confusão acaba .
um abração !!!!!!

Poesia do Bem disse...

O mundo precisa memso é de Deus e de prostar-se com humildade ao Criador que apaga os pecados, mas ficar nesse lenga lenga não leva a lugar algum , pelo contrário.De que se queixa o Homemm? queixe-se de seus próprios pecados, enquanto buscam justificar o mal o dianb anda em derredor afligindo as pessoas

Celso Ramos disse...

Então Georgia!!!

Além de tudo isso que você escreve( e que no meu entendimento é corroborado pela palavra) na mesma palavra encontramos as passagens que dizem que "meu povo pereccerá por fata de conhecimento" e "até mesmo os escolhidos (eleitos) serão confundidos". Vivemos tempos de confusão. Você mesmo deve conhecer ou já ter visto ou lido o "código da Vinci". Pois bem, trabalhos com esse tem o propósito de confundir e afastar aqueles que já se encontraram com o Senhor..afinal Ele está voltando e não demora...
Esse papo me parece aquilo que em filosofia chama-se falso problema...O que sei é que Ele morreu por mim e por você...morreu pelo PAPA também e por todos OS PADRES BISPOS E TODA A HIERARQIA INSTITUÍDA PELO HOMEM....prefiro ser com criança..já aprendi que o "Mistério" não foi feito para estar em berlinda alguma!!

Ps. com relação a resenha tem um livro que gostaria de comentar e tenho até texto pronto..é só me dar as coordenadas que te mando, ok?
Abraços!!

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Georgia!
Que texto lindo, um texto de Amor, do Amor real, do Amor possível, do Amor devoção... quanto amor em?
Acredito que SE Jesus tivesse amado como Mulher Maria Madalena muita gente estaria escandalizado, mas, acredito como você, que existe muitos mistérios entre o céu e a terra!
Lindo texto!
bjs e ótimo fds!

byTONHO disse...



O homem perDEU-Se...

aPAIxonada ou não, por que NÃO?

mariAMADAlena!

Abraços!

Anônimo disse...

Oi!

Vim para dizer que o texto é excelente.
Não pratico nenhuma religião mas, creio em uma força superior criadora de tudo o que existe.

Respeito as religiões mas, me atrevo a dizer que: acredito, depois de pesquisar sobre, que Jesus tenha sido casado e tenha amado sua esposa.

Acho que SE isso for verdade em nada deve mudar a fé das pessoas e não vejo traição e sim fatores que colaboraram para que a verdade fosse ocultada...

Georgia acho que o casamento é um ato sagrado e porque Jesus não o poderia ter feito?

Não vou me alongar para não me empolgar e falar besteira.

Beijos e bom início de semana.

Bergilde disse...

Georgia a coisa também está pegando fogo aqui na Itália,mas o que a mim parece interessante a respeito desse debate tão polêmico é que acima de tudo prevalece a liberdade de opinião e para o verdadeiro cristão o que importa é viver a sua fé e seguir os principios deixados por Cristo Jesus.Grande abraço,Bergilde

Anônimo disse...

Querida Georgia,
Penso que voce tm toda razão no seu questionamento sobre a conversa. Que conversa velha nao é? Mas esse é um desvio estregico:falar sobre a prversoes na igreja deve doer entao as pessoas esquecem o assunto e mudam de canal passam a falar se Jesus amou ou nao amou. Como at se justificasse: se Jesus amou Madalena, por que um padre nao pode amar alguem? Concordo. Agora, por que um padre nao pode praticar pedofilia? POr qu deveria ser preso ou internado em qualquer data desse mundo. Se aproveitar da condição de autoridade reigiosa para praticar perversões é coisa de cadeia mesmo.
Beijos da Cam e boa semana, com assuntos mais amenos

Ana Laura disse...

Olà Georgia,

é verdd esse ano o inverno foi desesperador(pelo menos pra mim. Mas agora é sò alegria, bom agente merece né! 6 meses de frio aqui, sò os fortes sobrevivem!! hehehe tô em LUZERN na suiça.

bj

Jaque Gonchoroski disse...

Bom dia Georgia :)

Muito bom seu texto e concordo plenamente com você.

Seguimos à Jesus e não aos papas e padres. Vamos à igreja para se sentir na casa de Deus. Não importa o que ele foi ou fez que nos é desconhecido, o importante é o que nós sabemos que ele fez.

Não consigo imaginar uma vida sem Ele.

Um ótimo dia pra você! E obrigada pelo comentário :)

Unknown disse...

É um assunto polêmico. Mas o caso desses abusos sexuais é realmente pouco, quero dizer pouca denúncia. Boa semana!!!

Anônimo disse...

Georgia, concordo com tudo q vc escreveu!
Amo Jesus e minha fé nao mudaria, ainda mais por uma historia de amor, só provaria o tanto que foi mais dificil ainda tudo q Ele passou por nós..se os seus sentimentos eram tao verdadeiramente humanos, ele então teve medo, dor e tudo mais e mesmo assim sua obediência e devoção o fizeram o Grande de ontem, hoje e sempre!

Cristina Caetano disse...

Ge, mal comecei a ler seu texto, já fui pensando no seguinte:
"Eu vou responder: - Que legal, que bom, que você foi mesmo um de nós, mesmo sendo o Filho de Deus"
São suas essas palavras e eu concordo totalmente.

O meu amor por Jesus tem a ver com seus atos, com a sua história, aliás, me vejo capaz de torcer para que ele tenha sido tão comum como qualquer um de nós somos, porque me levaria a crer que é possível chegar num grau de espiritualidade como o dele um dia.

Afinal de contas, não somos todos filhos de Deus?

Pra mim não muda nada.

Beijinhos

Sonia H disse...

É Geórgia, palavras sábias as tuas.
Eu fico muito triste com toda esta história de pedofilia na igreja. É vergonhoso.
Mas a minha fé em Jesus, querida, é inabalável. Nada tem a ver com a manipulação dos homens...

Se foi ELE apaixonado ou não por Maria Madalena, não importa. E é possível sim, claro. And so what?? Minha fé e admiração por Jesus não muda.

Eu tenho a opinião que os padres deveriam ter o direito de constituir família e se casarem como todos os mortais.
Tenho esperança que isso mude.

Beijos,

Lunna Guedes disse...

Carissima, hoje eu confesso que vou me permitir silenciar, ainda mais depois de um comentário que acabo de ler. Prefiro respirar e meditar. Só o silêncio salva. rs
Há coisas que não precisam de palavras. Bacio carissima.

Ana Tapadas disse...

Desculpa, não comento questões de fé. Ontem estive a ver o filme AGORA...nem de propósito. Já fui uma pessoa inquieta com o tema. Hoje aceito a fé de cada um, duvidando até da minha.
O meu maridão é estudioso de Maria Madalena, dissertação defendida e tudo...claro que até acredito que Jesus, como judeu que era, fosse casado, quanto mais...
beijinho

Tucha disse...

Tenho muita tranquilidade em relação a questão amorosa de Jesus e Madalena. Me parece natural, na vivencia humana do filho de Deus experimentar o amor sensual.

Em relação a questão dos abusos sexuais, e pedofilia de sacerdotes, fico envergonhada que os que representem a fé, se comportem assim. Da mesma forma que explorem arrecadando dinheiro e enriquecendo a custa da fé de pessoas de coração sincero.

Uscia disse...

Georgia!
Tbém acho que esses "SE" são muitos.
Mas uma coisa é clara: Jesus derramou o sangue santo. O sangue do cordeiro pra que nós pudéssemos ser redimidos.
Então, creio que Ele não teve filhos nem envolvimentos com Maria Madalena!
Mas... Enfim... Jesus é tão maior do que essas pequenas filosofias né?
Deus te super abençoe!

Gaspar de Jesus disse...

Cara amiga GEORGIA
Foi muito bem posta esta questão!
Trata-se de um tema pertinente e que tem gerado muita polémica.
Eu sobre isso tenho a dizer que:
-Se Jesus amou uma mulher,AINDA BEM!
-Se Jesus morreu solteiro, É PORQUE NAQUELE TEMPO NÃO EXISTIAM AS UNIÕES DE FACTO!
-Se a Bíblia é confusa e tem erros, É PORQUE FOI ESCRITA POR HOMENS!
-Enganados pela Igreja, TALVÊZ, MAS EU MANTENHO A FÉ.
Beijinhos
G.J.