Você faz toda a diferenca!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Pao molhado no café com leite

Saudade nao tem idade

As criancas quando viram eu molhar o pao no meu café com leite me falaram que eu estava fazendo a maior porcaria no meu café. Sim, de vez em quando bate uma saudade dos meus tempos de crianca e molho o pao no meu café.
O pao é um dos mais antigos alimentos do mundo. A palavra "panis", vem do latim.
Como os cereais levam tempo para crescer os nômades sentiram necessidade de fixarem residência. Para isso se instalaram na Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque. Os historiadores acreditam que no início o grao era somente mastigado.
O grao facilitou a vida das pessoas e elas passaram a ter mais tempo para descobrir outras coisas, nao precisavam mais viver em cavernas. Nascia um novo estilo de vida para os chamados nômades. A vida tornou-se mais longa e de melhor qualidade, as criancas, mulheres e idosos, nao foram mais vistos como impecilhos, pois já nao se viajava tanto como antes. Com isso, os anciaos tiveram parte importante em manter a história de seu povo passando-a para os mais jovens as tradicoes. E a história conta que houve um aumento populacional nessa época.
A terra precisou ser trabalhada para o plantio do cereal que crescia.
Com a descoberta do pao, a família se uniu para uma refeicao junta.
Foram os egípcios quem ensinaram os gregos a fazer o pao mas os gregos desenvolveram mais de 70 maneiras de se fazer o pao e eles também inventaram o forno. Passaram suas receitas aos romanos o qual estes formaram no primeiro séc até uma escola de paes, surgindo assim o pao branco.
Querendo ler toda a trajetória dessa maravilhosa descoberta que é o pao. Clique Aqui. É longa às informacoes mas fascinante.

E hoje eu estou no O que elas estao lendo dando uma super dica de um clássico que eu gosto muito. Clique AQUI.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor.

45 comentários:

Poesia do Bem disse...

Muito legal seu post.saudades,Bom fim de semana!

Anônimo disse...

Oi querida,
Molhar o pao no cafe tem sabor de infancia para mim tb.
Sobre o fazer o pao , a existencia do pao, meu ex-analista, o Rubens Molina sempre dizia que temos uma divida com quem criou o pao, enfim, quem fez coisas tao eternas e de tanta utilidade e relevancia para a humanidade. Ta muito certo. Tem coisa melhor do que o pão de cada dia? Opão representa muita coisa importante
Beijos da Cam

Serena Flor disse...

Nossa, eu molho meu pão no café seeempre...rs.
Meu marido diz que isto é paraibagem...rsrs(eu nem ligo, pois eu amo molhar o pão desde criança).
Um beijo minha querida e adorei saber um pouco mais sobre a história do pão. :)

Marlia disse...

Georgia,

Quando começei a ler o seu post voltei imediatamente a minha infância. Eu também gostava de molhar o pao no cafe com leite e as vezes so no cafe. Ainda faço isso as vezes. Gosto também de molhar o biscoito Maria (maizena). hmmmm
E falando em Pão, como é por aí pela Alemanha? Eles tem padarias como no Brasil? Voce compra seu pao quentinho todos os dias?
Aqui nos Estados Unidos é um pouco diferente. Temos algumas padarias por influencia latina, mas pao quentinho saido na hora só mesmo no nosso Brasilzão. Por aqui há outras formas de pães mais comprados além do "francezinho".
Bjs,
Marlia

chica disse...

Eu não consigo fazer isso com o pão, apenas com bolachas...Lindo post!beijos,lindo fim de semana,chica

Jota Sena disse...

Olá Georgea!

Estava eu de passagem, no mundo dos amigos dos blogs... E chequei até este teu espaço. E ao ler teu relato sobre o pão. Senti que provocasse em muitos, uma pitada de saudade... Comigo não foi nada diferente... Voltei lá para a minha mais tenra infância e lembrei-me da minha bisavó... Quando eu à pegava com a boca na botija... Com um naco de pão socado na xícara cheia de café. E quando percebia meu sorriso maroto... Retrucava-a, não me vá buzinar nos ouvidos do teu pai o que a bisa está a fazer... Parece que estas sempre à me vigiar! Pois volte e meia, tu vens na milha casa quando estou saboreando o que mais gosto… Depois de minha promessa que não o faria, lá saltava ela toda faceira e com um beijo e um abraço e com um pedaço de pão assado na folha de bananeira à me presentear. Sabia ela que assim conseguiria me calar.

Um abraço e até +

Beth/Lilás disse...

Georgia,
Realmente o povo costumava fazer isso na nossa infância, lembro-me do pai e a mãe fazendo, mas eu confesso, nunca gostei. Sempre comi o pão sem molhar, achava ruim o gosto.
Boas lembranças estas!

Quer ver outra lembrança maravilhosa?

Clique e conheça este blog muito bom de uma amiga com este texto:

http://longevidade-silvia.blogspot.com/2010/02/que-saudades-do-compadre-da-comadre.html

bjs cariocas

Sonia Schmorantz disse...

Veja quanta história pode render um pão com leite!
beijo, lindo fim de semana

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Oi Georgia,

Bonitinho o post do pão com café....

Aproveito para deixar um beijo, agradecer pelas dicas que vc nos deu e te desejar um ótimo finde.

Aproveite a Alemanha por mim!

Beijão,

Bela - A Divorciada

Celso Ramos disse...

Olá Beth!!!

Esse hábito de molhar o pão no café realmente e muito gostoso. Minha Senhora sempre faz. O que chamou atenção no seu texto foi a importância do povo grego neste desenvolvimento...eles aperfeiçaram muitas outras coisas que aprenderam com outros povos..não é atoa que é a nação considerada berço da civilização ocidental!!!
Abraços.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Marlia, aqui na Alemanha eles sao famosos com seus paes. Tenho pao fresquinho e quentinho até aos domingos, sem problemas. Mas nao foi sempre assim nao. Às padarias, algumas, nao todas, têm permissao de abrir aos domingos, isso de uns 5 anos prá cá.

Eu tenho uma máquina de fazer pao em casa e durante a semana eu faco o pao, somente no domingo compramos pao fresquinho que é quando a família consegue tomar café juntos.

Bom fim de semana

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Jota Sena, que lembrancas lindas a sua e que cumplicidade mais gostosa com sua bisa. Sao essas coisas que ficam, nao é mesmo?

Seja muito bem vindo por aqui.

Um abraco e volte sempre

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Georgiaaaaaaaaaaa
Como é que tu faz um negócio desses? descobrindos os nossos segredos domésticos??? kkkkkkkkkkk

Adorei!
Viajei no tempo! Ainda hoje faço isso, mas confesso que com bem menos frequência. Adoro fogão de lenha, e quando era criança, minha mãe assava pão no fogão de lenha, deixava as beiradinhas tudo queimadas, bem quentinho, e eu adorava molhar no café com leite bemmmmmmmmmmm quente!
Quando li teu post essa lembrança me fez sentir o cheiro e junto dele uma saudade enorme do pãozinho assado com café e leite.

Sobre os grãos, o armazenamento de grãos foi muito importante para os humanos, podiam plantar, colher e armazenar. Depois do período das cavernas, depois do período dos bandos nômades que mudavam de lugar de acordo com os locais de alimento, depois os homens começaram a dominar os rios e as plantações como os mesopotâmicos e egípcios, com isso, faziam sim outras coisas, mas, também, começaram a formar populações mais semelhantes a cidade, deixando a vida de andantes para fixar ponto, plantar, armazenar e criar animais.
E o pão é sem dúvida um alimento muito importante crido a partir do grão!

Adorei o post!
bjs e ótimo final de semana!

Pedrita disse...

eu sou como os seus filhos, não gosto de melecar pão no café com leite. acho q pão tem q estar torradinho hehe. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Georgia, sou apaixonada por pão e muitas vezes como um pacote inteiro.
Nestas férias foi o que mais fiz e engordei ainda mais.
A partir de segunda, começo a caminhar para perder todas as calorias que ganhei, derivadas do pão.
Um beijo!

Maria Augusta disse...

Georgia, quando eu era criança também molhava o pão no café com leite. Hoje não gosto mais de leite, não sei porquê. Muito interessante esta história do pão, aqui na França o pão é tão variado e caprichado quanto os queijos, a tal ponto que a imagem do francês imaginada no Exterior é um homem com a bengala debaixo do braço rs. Pena que a tradição do pão artesanal está se perdendo, e nos supermercados e mesmo nas padarias o que se acha mais é o pão industrial, que aliás não é mau.
Beijos e um bom fim de semana para vocês.

meus instantes e momentos disse...

que bom voltar ao teu blog.
Maurizio

Sibele disse...

Oi,Flor!Td bem?Pão molhado no café é bom mesmo, nossa faz muito tempo uqe não faço isso eu adoro pão não vivo sem, agora como mais o integral,mas pra mim não pdoe faltar nunca.
Um ótimo findi!
Cuide-se!
Beijosss

Gisley Scott disse...

Meu marido gringo tb acha o fim!!!
Me lembro da primeira vez que fiz isso ele detestou, mas tô nem vendo, é bom demais!!!! O que eu acho nojento é comer aquele bacon americano de manhã que eles acham o máximo!

Paciência né? cada um com sua mania!

Ana Tapadas disse...

Pão é a minha paixão de alentejana! Comê-lo e fazê-lo...
bj

Sonia H disse...

Georgia,
Eu também adoro molhar o pão no café com leite! É bom demais!
Beijos,

Liz / Falando de tudo! disse...

ah, eu molho também meu pao! e meu marido e sogros, que são franceses, fazem pior, eles molham o pão ja passados na "confiture"...pode?
boa semana!

Sonia Sant'Anna disse...

Pão torrado na chapa, depois picado e jogado na caneca de café com leite e comido com a colher... Huuummmm... que gosto de infância. Acho vou tentar um dia desses? Será que ainda vou gostar?

Dalva Nascimento disse...

Georgia,

esse é um hábito que cultivo até hoje... só que no café sem leite! É uma delícia, assim como estes teus post de saudade não tem idade: adoro!

Boa semana!

Bjs.

Anunciação disse...

Fazia tempo que eu não via falar,rs,era gostoso.

João Poeta disse...

Ah, eu também molho o pão com o café, ou com o café com leite. Que mal tem nisto? É muito gostoso, e se for coisa de criança, então eu sou uma criançona...
Adorei ahistória.
O pão é um alimento sagrado. Se não o cumsumo, parece que me falta alguma coisa neste dia.
Um abraço
João

João Poeta disse...

Voltei aqui para dizer que você tem um gosto musical aprimorado.
Parabéns!
João

Anônimo disse...

Saudade HOJE e SEMPRE! Só sente saudade quem viveu! E isso é bom!
Parabéns por incentivar o LADINHO!

Bjs e obrigado por TUDO que tem feito pelo VÍTIMA DA QUINTA!

Bjs

Celia disse...

Ha que saudades me deu ao ler seu post. Eu tambem adorava molhar o pao no cafe. Confesso que aindo faco isso algumas vezes com alguns biscoitos.Boa semana. Bj

Cris disse...

Oi, querida!

Faço isso sempre. Adoro essa "porcaria"rsrsr. Pão é uma delícia, principalmente os repletos de grãos, como vc deve ter aí aos montes!


Beijão.

Cris disse...

Oi, querida!

Faço isso sempre. Adoro essa "porcaria"rsrsr. Pão é uma delícia, principalmente os repletos de grãos, como vc deve ter aí aos montes!


Beijão.

Lunna disse...

Oi Georgia, o que conheço sobre a origem do pão é totalmente diferente e vem do Egito, tanto que o egipicios eram conhecidos como "comedores de pão". Não tinha lido absolutamente nada sobre a Mesopotâmia. Estranho, vou rever minhas anotações. rs

Sabe o que eu acho engraçado, eu adoro comer pão na sopa ou sopa no pão, mas não suporto molhar o pão no café com leite, rs.
Me dá asco só de imaginar. Se perguntar a razão disso, eu grito. rs
Bacio carissima

Cristina Caetano disse...

Que coisa boa, acabei me lembrando da minha avó que não resistia a um pãozinho mergulado no café com leite. :)

Ótima lembrança.

Beijão

Cristina Caetano disse...

mergulhado... rsrsrs mas acho que deu pra entender que a palavra era essa rsrsrsrs

Anônimo disse...

Oi Georgia,
Somente hoje li o se perfil, li de uma outra moça tb. Dei umas boas risadas. Eu sempre entro nos blogs pelo link que eu fiz, mas hoje entrei pelos comentarios e ai da de cara com o perfil. Eu nao fiz esse perfil e estou aqui pensando se ele aparece automaticamente de alguma forma ou nao aparece. So falta ter meu nome, enfim, coisas que eu nao quero que apareçam nesse perfil. Sei la né? Eu recebo uns convites desses grupos face book, plaxo, vindo de umas pesoas qe suposamente nao deveriam saber meu nome e nem outras informaçoes, fico com a pulga atras da orelha. Enfim amiga, boa semana, com muito pao no cafecom leite.
Beijos da Cam

Chris Rodrigues disse...

Ah! O Pão da vida...literalmente!



Vou em maio, queridaaaaa! Tô tirando o passaporte...não vejo a hora.

Bjinhoosssss...e eu tb molhava o pão no café com leite.

Bergilde disse...

Georgia,venho agradecer pela sua visita aos filhotes adorados e mais uma vez me encantando com seus registros por aqui.Ah, que saudada do 'carioquinha'bem quentinho com a manteiga derretendo...apesar de gostar tantíssimo também do pão italiano!Abraços ,Bergilde

Sandra disse...

AMIGA GE!
JÁ COMI MUITO PÃO MOLHADO NO CAFÉ. MUITO GOSTOSO.
BOLCHA MARIA DE MOLHO NO LEITE, NOSSA QUE BOM..COM BEM GELADINHO..FIZ MUITO DISSO.
É MUITO BOM LEMBRAR PEQUENAS COISAS DE CRIANÇA E DE ADOLESCENTE E DE ADULTOS TAMBÉM..

CARINHOSAMENTE,
SANDRA

Celia Rodrigues disse...

Nossa, parece até que senti o sabor do pão molhado...

Anônimo disse...

Oi! Eu também tenho essa mania de molhar o pão no café com leite (até hoje e tenho 25 anos rs!) principalmente quando o pão é com margarina... Fica uma delícia aquele gostinho de margarina no café com leite! E eu pensei que fosse a única do mundo a ter essa mania, rs!
Valeu por você existir, rsrsrsr!

bjs!

Neide Marques - Prof de Geografia em SJC disse...

Não gosto de margarina no pão de manhã, então eu faço a "sordinha" (mome dito pelo meu pai),uma xícara de café com leite e pão picado dentro, fica feinho mas é muito bom!
Neide Marques

Anônimo disse...

Oi eu tenho 29 anos e adoro comer pao picado com leite ainda mais com leite em po eu preparo e depois adiciono mais um pouqiunho de po nossa uma colher de margarina o leite bem docinho hummmmmmm vo comer mais faço isso desde de que eu me lembro ou seja desde sempre rsrsr dahora

Unknown disse...

Ah que saudade! Passei minha infância inteira comendo pao dentro da caneca do cafe com leite. Meu avô quem me criou.. família vinda da Polônia/Ucrânia. Ele chamava por um nome, mas não consigo me lembrar.. Era o café com leite, e jogávamos o pão picado lá dentro.. Faço isso até hoje, principalmente qdo bate a saudade.. Ele se foi há 1 ano e 6 meses.. Memórias que serão eternas!

Unknown disse...

Ah que saudade! Passei minha infância inteira comendo pao picado, dentro da caneca do cafe com leite. Meu avô quem me ensinou . Família vinda da Polônia / Ucrânia. Ele chamava de um nome, mas não lembro qual. Gostaria muito de saber o nome.. Qdo me pego comendo, não tem como nao lembrar dele. Muita saudade. Ele se foi há um ano e seis meses. Memórias que se eternizam!

Unknown disse...

Isso é um costume europeu.