Você faz toda a diferenca!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Contador de histórias

Estava um dia desses passeando por ai na net quando deparei com este blog Um amor de pessoa e ela falava sobre o narrador de histórias. Achei o tema interessante.
Quando li o post, fiquei conhecendo a história verídica de Roberto Carlos Ramos um menino que fugiu mais de cem vezes da Febem ( Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) e ele explica os seus motivos. Fiquei pensando como é revoltante saber que a maioria das pessoas que trabalham ali sao desqualificadas para tal servico.
Roberto Carlos foi para lá com 6 anos achando que receberia casa e comida. Aos 13 anos sem saber ler e escrever foi qualificado como menino que nao tem mais solucao, ele era um caso perdido. Mas foi salvo por uma francesa que veio fazer um trabalho de pesquisa dos meninos de rua e foi parar na Febem. Ela queria entender porque o Brasil era "fábrica de violência".
Hoje, ele é formado em Pedagogia e trabalha com esses meninos. E começou a lhes contar histórias. "Quando se conta uma história, há o resgate da emoção que estava escondida dentro de alguém. E uma das maiores dificuldades de crianças que vivem o terror das instituições é exatamente externar as emoções".
Achei um video com a entrevista dele uns anos atrás no programa do Jô Soares e pude constatar o quanto ele é bom mesmo em contar histórias.



"Não existem pessoas irrecuperáveis. O que há é gente não amada, não entendida e sem oportunidade."
O livro dele se chama "A arte de construir cidadaos" e fala sobre 15 licoes da Pedagogia do Amor.
Se você tem tempo. Assista ao video é demais...

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: