Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Berlim e 60 pós guerra

Clique nas imagens para ampliá-las

Estivemos em Berlim desde quarta-feira passada. Fui conhecê-la já que só conhecia a antiga capital que fica aqui pertinho de nós. Que era em Bonn.
Imagine que Berlim foi dividida por um muro, separando dois sistemas de governo e de economia, um capitalista e o outro comunista controlado pela Uniao Soviética.
Hoje Berlim é uma grande metrópole com mais de 3,4 milhoes de habitantes. Qual nao foi a nossa surpresa que a cidade estava em festa. Este ano Berlim comemora duas grandes datas: A primeira sao os 60 anos que a Segunda Guerra Mundial acabou ( o que eu particurlamente preferia nao ter essa data no calendário para ser comemorada, iria preferir que essa fase na História nao tivesse acontecido) e Berlim está comemeorando 20 anos da Queda do Muro.

Ainda hoje há restos do muro, pensei que fosse um muro largo, mas nao, achei-o fininho, mas alto, muito alto. Ele tinha 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. (Wikkipéia) Hoje em dia nada disso existe mais.

A cidade, dev
o confessar é lindíssima. Com ruas largas e os prédios de uma arquitetura belíssima.
Berlim é uma cidade de se apaixonar. Oferece tanta cultura grátis, há tanta para se ver e visitar. Pegamo
s um ônibus de turismo. Há muitos deles espalhados em vários pontos da cidade. Eu adorei, pois nunca tinha anadado num ônibus alto. Nos sentamos na parte de cima, e o ônibus era um conversível. Deu para ver tudo lá de cima. Podíamos descer em qualquer ponto da cidade e depois pegar o próximo com o mesmo ticket. Ele vale por 24 horas.

Eu era louca para ver de perto o Portao de Brandemburgo, o grande monumento da cidade. Este portao foi o único que restou dos 14 portoes utilizados como entrada e saída. Ali foi a festa com toneladas de equipamentos. Toda a Alemanha viajou para lá neste fim de semana e cada regiao apresentou o seu presente para esta comemoracao.

Eu volto depois com mais novidades.

Nenhum comentário: