Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O que fazer depois da hora do planeta?

Será que você conseguiria plantar uma árvore até o dia 22 de abril deste ano? Este é o desafio proposto pelo Movimento Natureza (http://movimento-natureza.blogspot.com/). A data-limite é o Dia do Descobrimento do Brasil, que simbolicamente marca o início da destruição da cobertura verde do País.

Se você gostou da idéia, mãos à obra: o primeiro passo é decidir onde ela será plantada. E aqui começam os problemas. Tem muita gente que mora em apartamento e não dá para plantar árvore dentro do apartamento (mas dá para fazer uma horta – veja a dica em http://ascendidamente.blogspot.com/2009/03/como-ter-uma-horta-em-casa.html). Mas será que conversando com o síndico não seria possível fazer uma ação conjunta nas áreas comuns do condomínio? Não custa lembrar que, com mais verde, o imóvel certamente ser valorizará.

O bairro onde você mora ou trabalha também se valorizará se você optar por plantar uma árvore na rua (preferencialmente do lado livre de postes e fios, para evitar acidentes em dias de muito vento e chuva), em uma praça ou parque. Se você tem filhos na escola, pode conversar com outros pais e mães e sugerir uma ação conjunta de plantio, que teria o duplo benefício de educar a garotada e, ao mesmo tempo, contribuir com a captura de CO2 da atmosfera.

Superado o primeiro obstáculo, vem a segunda dúvida: o que plantar? Uma boa opção é entrar no site da Secretaria do Meio Ambiente do seu município e checar os estoques disponíveis nos viveiros municipais para arborização urbana. No caso de São Paulo, o endereço é http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/estoques_dos_viveiros/0001. Mas você também poderá escolher uma espécie frutífera, facilmente encontrada em lojas de jardinagem e barracas de plantas nas feiras livres, e ajudar a alimentar a população de pássaros de sua cidade.

Pronto! Você já sabe o que e onde plantar. Agora, decida quando fazer isso. Acompanhe a previsão do tempo e escolha dias de temperaturas mais amenas, para que a muda não estorrique debaixo do brasileiríssimo sol tropical. Aproveite e convide amigos e a família para acompanhá-lo(a) no plantio – e na comemoração que você certamente fará depois! Afinal, se precisamos plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho na vida, pelo menos uma das etapas você já terá cumprido!
Por fim, entre agora no blog do Movimento Natureza e confirme sua participação! Lá, você também encontrará dicas de como divulgar a idéia.
E lembre-se: se puder, acompanhe a fase inicial de crescimento da sua árvore para assegurar que ela “vai para a frente”. Gestos simples, como um pouco de água na estação seca, ou um pouco de adubo uma vez ao ano, fazem uma diferença enorme no desenvolvimento das plantas.
Com permissao da Sivia Dias do blog Ascendidamente.

Agora uma dica minha, Georgia:
Quanto a se plantar nesta época do ano no Brasil, é perfeita, é outono.
Outra coisa: para solos secos e estorricados, deixe a planta num balde com água umas 3 horas no mínimo, se quiser até mesmo uma noite inteira. Encha antes o buraco de água, assim a planta estará bem nutrida de água e nao terá nenhum problema para vingar.

*** E nao se esqueca de passar no blog Movimento Natureza para fazer parte desse projeto. É lá que você pode deixar os seus dados. Já somos mais de 80 pessoas plantando um árvore.
Clica AQUI.

Um abraco

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: