Você faz toda a diferenca!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Décadas ou Séculos?


O meu post sobre a "Decomposicao do Lixo ", gerou muitos desabafos, reclamacoes e senti que muitos nao estao com esperanca de ver este problema solucionado tao cedo no Brasil.

Sei que nao é fácil falar em reciclagem num Brasil tao gigante, de costumes tao diferentes. Mas nao podemos perder o pique e nem a esperanca.
Há uns 20 anos eu falei de reciclagem pela primeira vez na escola em que trabalhava em Sao Cristóvao no Rio de Janeiro.
Foi uma loucura chegar com os galoes de plásticos e ensinar à escola como as criancas deveriam fazer essa divisao. A diretoria da escola me pergutou a quem ela iria entregar o lixo separado se a própria coletora do lixo responsável nem sabia disso?
Fui até à Tijuca, naquela época onde tinha uma Sede administrativa do lixo e lá entrei com o meu programa de reciclagem. Expliquei a eles o que a escola estava fazendo. Eles estavam naquela época comecando a conversar sobre essas coisas. Mas ainda muito distantes.
Ficaram surpresos que eu estava levando os alunos da escola em que trabalhava a esse movimento. E isso há 20 anos. Nao posso dizer que muita coisa mudou. É claro que eu gostaria como num passe de mágica que fosse diferente os resultados hoje em dia.
Mas num país com tantos problemas sociais, cada passo em se melhorar o planeta já é um passo gigante. É uma pena que as mídias nao educam em relacao a isso. Seria tao bom se os autores de novelas fizessem um personagem voltado para este lado e assim a educacao seria em grande massa, mas nao é assim.

É uma luta mudar costumes, eles precisam às vezes muitas décadas e quem sabe séculos.
Muitas pessoas por causa disso estao perdendo às esperancas de uma mudanca, porque querem que tudo se resolva num passe de mágica. Mas nao é. Nem mesmo em nossas famílias conseguimos mudar os nossos costumes. Imagina uma nacao como o Brasil.
Nao vamos desistir. Pode demorar décadas, mas vamos chegar lá. Nós temos sido a geracao RAIZ. A que estamos fincando e plantando novos valores. Nao se esquecam disso.

Boa Páscoa para vocês!!!

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: