Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Coisas das Criancas VIII Chaves



Na semana passada a Viviane se trancou no banheiro.
Estava brincando de pique-esconde com o irmao e mais que depressa se escondeu no banheiro e passou à chave. Coisa que ela nunca fez. Foi o maior desespero prá ela.
- Mamae, Vivi se trancou no banheiro e agora?
Corri até ela para acalmá-la. Mas ela nao me ouvia tamanho era o desespero de estar presa.
Quando decidimos o tipo de fechadura para os nossos banheiros escolhemos uma onde podíamos abrir do lado de fora, exatamente já pensando nesta situacao. Pedi ao Daniel que me trouxesse uma faca. Mas ele também ficou tao desesperado com os gritos da irma ou talvez se sentindo culpado, nao sei, ele nao conseguiu entender o Português. Falei com ele entao em alemao, o que menino logo reagiu. Abri à porta e ela aos prantos se jogou nos meus bracos tremeeeeeendo de medo. Tentei conversar com ela, mas foi impossível nos primeiros minutos, ela só gritava.
Deixei passar o grande susto e expliquei a ela que eu poderia abrir a porta, como eu fiz.

- Vamos entrar agora nós duas juntas no banheiro. - ela nao queria. Abaixei-me novamente e disse-lhe: - Nós vamos nos trancar juntas. Que eu vou te ensinar a abrir e fechar à porta.
Entramos no banheiro e fechei à porta. Mostrei a ela que quando a fechadura estivesse na Vertical, a porta estaria aberta, mas quando ela a fechasse a fechadura estaria na Horizontal. Fechamos e abrimos à porta várias vezes. Até que ela se sentiu segura em relacao ao poder da porta. Entao tornei a falar:
-Agora eu vou ficar do lado de fora com a faca na mao e você sozinha no banheiro vai fechar e abrir a porta. - Ela ainda estava insegura, disse que nao. Fizemos juntas mais uma vez e ai a deixei sozinha no banheiro. Ela se trancou..., se destrancou...e sorriu confiante!
Fiquei imaginando como é bom quando sentimos medo, termos alguém para nos abracar e nos dizer que está ao nosso lado. Eu, quando crianca senti muitos medos, mas estava sempre sozinha.
Muitas das vezes a reacao da minha mae, também foi de pânico e desespero e muitas das vezes a reacao que ela teve foi de nos dar uns bons tapas para nao mais fazermos as nossas experiências.
Desde entao decidi que teria uma outra reacao com meus filhos.

E ontem chegou por aqui esse cd com lindas músicas enviado pela Alê.
Ela trabalha com os jovenzinhos em sua igreja e eles gravaram esse cd comemorando os 10 anos de louvor. As músicas sao lindas e ele já está tocando no meu carro sem parar. Alê muito obrigada pelo carinho. Amei!

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: