Você faz toda a diferenca!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

É quase Natal! É quase Ano Novo!



Pensei em muitas mensagens de Natal e Ano Novo para deixar aqui. Mas desisti de todas. Preferi algo doce e cheio de criatividade para deixar com vocês. A idéia veio no post "Arrumando para o Natal", onde mostrei fotos dos biscoitos que assei. Muitas pessoas que visitam o blog comecaram a pedir a receita e entao pensei que seria mais fácil colocar tudo aqui passo a passo. Quem sabe você comeca o Novo Ano assando biscoitos e até vendendo-os para ganhar um extra.

Entao minha mensagem é: Desejo um Ano Novo, criativo e com muito cheiro de baunilha. E que
possa ser Natal em seu coracao todos os dias do ano, mesmo que os problemas venham, porque eles virao, todos nós sabemos disso, faz parte da vida, mas que você possa ter o espírito de Natal em seu coracao para resolvê-los.
Que você possa ter as bêncaos de Deus em sua vida.

Receita básica:

250g de farinha de trigo 150g manteiga ou margarina 125g de acucar 1 ovo inteiro 1 pitada de sal a medida da ponta de uma faca de fermento em pó. gotinhas de baunilha ou 20g de acucar de baunilha (opcional)

Misture bem todos os ingredientes. Forme uma bola.
Cubra-o com papel alumínio e leve à geladeira para gelar pelo menos 30 minutos.
Pode até ser mais se quiser. Isso é para a massa nao derreter na hora de abrir.

Pode usar forminhas de bichinhos ou motivos de natal para modelar.
Ou entao se nao tiver essas forminhas, modele com a mao o formato de meia lua ou use os bicos de confeitar bolo.

Eles têm que ficar clarinhos, senao ficam duros depois.

Querendo variar a massa dos biscoitos você poderá também acrescentar, 100 g de nozes trituradas no liquidificador. Ficam maravilhosos.

Abra a massa com um rolo, deixe a massa numa espessura de 2-3 cm, para que eles nao fiquem muito finos, senao ficam duros.

Quanto mais grossinhos, mais macios.

Colocar em papéis que podem ser usados para assar. Acho que se chama papel manteiga. A Gisele me disse que se chamava assim, rs.
Leve ao forno já quente. Tem que ficar de olho para nao deixar dourar muito.

O dourado deve ser leve e geralmente quando a ponta do biscoito comeca a dourar é hora de retirá-los.
(geralmente de 10-15 minutos dependendo do forno. Por isso, o olho nesse caso funciona melhor)

Você poderá polvilhá-los com acucar bem fininho.

Todos esses biscoitos aqui a massa é a mesma, só mudaram os ingredientes na decoracao. Acrescentaram pedacos de nozes picadas, o que eu nao sei se, se vendem os pacotinhos assim no Brasil. Senao, coloque as nozes num pano de prato e com um socador de feijao, quebre-as em pedacos menores. Você poderá usar só a metade da nozes no meio e asse tudo junto e depois poderá passar a metade do biscoito no chocolate derretido.

Aqui, fizeram um buraco no meio e rechearam com marmelada de morango e levaram ao forno para secar um pouco.

Você poderá recheá-los com chocolate derretido e usar frutas cristalizadas como pedacinhos de laranja. Mas faca uma cobertura com acucar de confeiteiro, acho que é assim que se chama no Brasil, rs, para fazer esse acucar mais fino.

Para rechear os biscoitos de maneira que eles colem depois, você tem que recheá-los enquanto ainda estao bem morno, senao eles nao colam.

Veja aqui algumas idéias de decoracao para os biscoitos

Tem de côco, tem os feitos com o bico de confeitar bolo e decoraram a pontinha com chocolate derretido. Eles fizeram aqui em forma de charuto, eu já os fiz em forma de S e nas pontinhas passei no chocolate derretido.

A idéia é sua, use sua criatividade e maos à massa.

BISCOITOS CROCANTES (Crispy)

As criancas adoram.

200g de chocolate meio amargo derretido em banho - maria e depois de bem derretido acrescentar Corn Flakes natural, sem acucar. Mais ou menos de 200g à 300g.

Misture bem e depois com colheres de chá, vai fazendo os montinhos bem pequenos. Deixar secar ao ar livre, nao no sol. Podem ser feitos à noite. Nao vai ao forno.

No dia seguinte o chocolate já endureceu junto ao Corn Flakes. E vc poderá retirá-los do papel manteiga e colocar nas bacias com tampas. No caso dessa foto eles colocaram em forminhas. Eu uso colherinhas de chá e vou fazendo os montinhos.

Aliás todos os biscoitos devem ir ou para latas com tampas ou bacias plásticas com tampas.

Entao: Muita criatividade e fantasia na hora de fazer os biscoitos e eu só volto a postar no ano

que vem. Vou ficando por aqui...

Um grande abraco e um feliz Natal prá vocês e Família!!!
E muitas bêncaos para você!


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: