Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Viviane X Ícaro

Voar é mesmo um sonho?
 A Viviane está na fase de querer voar. O Daniel nao a teve, mas ela sim. Ano passado no aniversário dela, ela ganhou essas asas de borboleta pink e sofre quem diz que ela tem asas de anjo e ela diz aborrecida que sao asas de borboleta. Tá certa. Onde já se viu anjo com asas pink?

Ontem na imaginacao fértil dela, ela colocou as asas e voou do sofá ao chao e por pouco nao quebrou o braco, mas na testa está um galo enorme e roxo.

Eu me lembrei da minha irma que também quis voar e se pendurou no varal de roupas da mamae e quebrou o braco. Acho que em nossa família o pessoal tem manias voadoras, rs.

Ontem, enquanto eu colocava na testa dela algum gelo ia-lhe explicando que somente os pássaros e borboletas voam, ela me respondeu: - Mas isso é desleal.
E eu perguntei a ela por que ela pensava assim. E ela: - Já temos bracos e pernas, por que nao asas? A borboleta tem bracos e pernas, os passarinhos têm pernas e asas que sao bracos que voam.
Gente, ela acabou de fazer 4 anos e eu tive que lhe dar razao. Ela está certíssima nesse raciocínio de crianca que tem muita fantasia na cabeca.
Quando eu estava no ginásio a minha classe participou de uma feira de ciências. Eu me lembro que eu escolhi " Icaro" como tema. Este personagem que voou pertinho do sol.
Dédalo, pai de Ícaro, foi o melhor inventor da antiga Grécia. Dédalo tinha um sobrinho, Talos, filho da sua irmã, Policasta. Aos 12 anos, já mostrava saber mais que o mestre! Foi Talos quem inventou o primeiro serrote, ao ver o esqueleto de um peixe na praia, a roda do oleiro e imaginou o primeiro par de compassos. Dédalo cheio de ciúmes, atraiu o garoto até o topo do templo de Atena empurrando-o para a morte. A mãe de Talos, Policasta, suicidou-se de tristeza, e Dédalo, juntamente com seu filho, foram banidos da cidade de Atenas. Refugiaram-se na ilha de Creta. E ele passou a trabalhar para o rei Minos.
Minos, devia sacrificar um touro ao deus Poseidon, mas ficou com o touro. Furioso, Poseidon fez com que a esposa de Minos, Pasífae, ficasse apaixonada pelo touro. A rainha procurou Dédalo, que fabricou uma novilha de bronze para enganar o animal. Pasífae entrou no simulacro e consumou sua paixão, concebendo depois o Minotauro, monstro metade touro, metade homem.
A pedido do rei, Dédalo construiu o Labirinto, onde só ele conseguia sair de lá. Nesse lugar, Minos colocou o monstro, que era alimentado com carne humana e prometeu em se retirar da luta contra Atenas se fosse enviado um tributo a Creta: de 9 em 9 anos, 7 moças e 7 rapazes serviriam de alimento ao Minotauro.
Teseu, filho do rei de Atenas, seguiu com as vítimas. Em Creta, Teseu foi ajudado pela filha de Minos, Ariadne. Com um fio condutor dado pela princesa, Teseu soube como sair do labirinto logo após matar o monstro. E na fuga levou Ariadne.
Dédalo, perdeu a proteção do rei. Furioso, o rei Minos mandou prender Dédalo e Ícaro para sempre.
Dédalo estudava uma maneira de fugir de Creta e concebeu um plano audacioso.
Ele construiu dois pares de asas, tecendo as penas e juntando-as com cera de vela. Quando as asas estavam prontas, levou Ícaro para um canto. E disse-lhe: - Ponha isso e segue-me, mas cuidado para não voar demasiado perto do sol para que nao derreta ou perto do mar para que nao se molhe.
Os dois atiraram-se de um rochedo alto e voaram em direção ao horizonte.

Depois de um certo tempo, Dédalo olhou ao redor e não viu mais o filho. Chamou por ele, mas não obteve resposta. Lá embaixo no mar Egeu, um punhado de penas flutuavam nas ondas, onde Ícaro caíra, pois o rapaz tinha voado perto demais do sol, e a cera da vela que unia as asas derreteu como manteiga.
Lamentando suas próprias habilidades, enterrou o corpo numa ilha e chamou-a de Icaria em memória a seu filho. Chegou seguro à Sicília, onde construiu um templo a Apolo, deixando suas asas como oferenda.
Pesquisado AQUI
Vamos sonhar sim, mas nao voar tao alto a ponto de nos arriscarmos em demasia.
Boa semana prá vocês e eu volto na quinta.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: