Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Lugar de crianca e jovem é na escola: Hoje é dia Mundial da Alfabetizacao

Foto retirada daqui

Nao vou falar de dados estatísticos espalhados pelo Brasil. Todo mundo sabe o que tem sido a realidade em nossa "Educacao".
Dói-me o fato de saber que meu filho tem uma escolha digna todos os dias e que por ela nao precisa pagar para receber um bom ensino. Dói-me saber que meus filhos recebem uma comida quentinha, feita com amor todos os dias quando eles chegam da escola. E milhares de criancas no mundo inteiro nem sabem o que é isso.
Ontem o Brasil comemorou mais um ano de Independência e eu fiquei aqui pensando que toda essa "Independência" que o Brasil chama, vive mais a segunda palavra: "Morte", do que "independência" mesmo.

Quem será que ouviu essa tao sonhada liberdade?
- Que liberdade é essa onde nossas criancas dormem ao relento, cheiram cola, fumam craque e nao vao à escola?
Eles vivem desafiando a vida até a morte.
Que igualdade existe entre as escolas? Entre os professores?

- Onde está o desafio dos nossos professores desmotivados e desacreditados? Às vezes estou vendo nossos professores como nossos políticos.
Os braco forte agora sao poucos, sao poucos os que ainda mantêm o braco forte lutando por um ensino melhor.
-Quem seria a Pátria Amada? Que já foi idolatrada. Que idolatrava o caminho do saber, o caminho das letras, o caminho do ensino.Brasil, um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança à terra desce.- A terra desce sim, o país desce cada vez mais rápido num saber que só existe em livros, que só existe para uma minoria que ainda pode pagar por um ensino melhor.

Se em teu formoso céu risonho e límpido à imagem do Cruzeiro resplandece. - O que queremos deixar resplandescer?
..."e o teu futuro espelha essa grandeza". - Que futuro nos servirá de espelho? De qual futuro os professores desanimados estao falando?
Nao culpo os alunos que chegam nas classes desanimados e com seus estômagos vazios. Culpo você PROFESSOR que perdeu o seu brilho, que se deixou levar pela grande massa do desânimo.
Gerando mais analfabetos nessa grande geracao sem domínio.


- Até você Professor, resolveu deitar em berco esplêndido. Até você Professor resolveu nao mais lutar por seus alunos. Até você Professor resolveu compactuar com o trem elétrico dos políticos, aqueles que nada querem e nada fazem, mas que RECLAMAM, para esconder a sua incapacidade de ensinar.
"Nossa vida" no teu seio "mais amores". - Professor, se seu voto nao existe mais em seu coracao, sua vida foi varrida dos desejos mais nobres que é o "Ensinar". Às ruas da sua cidade estarao repletas de criancas vendendo balas, estarao repletas de criancas com uma arma na mao ao invés de um lápis.
E você é também responsável por isso. Pois, é você Professor quem forma o país.

Ó Pátria amada,idolatrada. Salve! Salve! - Sim, o Brasil precisa de Salvacao! Precisa de muitos Redentores e eles sao chamados de "Professores".
- O Brasil, vive da glória do passado; vive sonhando com o ensino do seu tempo, pois o presente é vergonhoso. Mas é o presente que precisa ser mudado e nao o passado. É o presente que precisa ser diferente para que o futuro possa ser melhor.

- "Dos filhos deste solo", vamos trocar a palavra "filho", pela palavra "aluno".

"Dos alunos que me deste neste ano, o que posso ensinar para que eles tenham uma vida melhor?"
Esse deveria ser o seu hino de Independência Professor, para nao gerar a Morte na vida desses que se sentam no banco escolar.

Um Professor, jamais pensa nas muitas lutas que seus alunos têm que enfrentar a cada dia para estar ali presente.
Um Professor jamais pensa se seu aluno tomou o café da manha, se na mesa do seu aluno teve pao naquele dia ou um jantar na noite anterior.
Um Professor jamais pensa nesse caminho que seu aluno tem que percorrer antes de chegar numa sala de aula.Pois, se pensasse assim, nao desanimaria NUNCA.Se pensasse assim jamais chamaria os seus alunos de um bando de preguicosos que nada querem.Jamais!

Texto de Georgia Aegerter.

Embora eu tenha generalizado chamando a atencao dos Professores, eu sei que há alguns, mas poucos, que lutam por um ensino melhor e que ainda nao perderam às esperancas.
Meu texto foi baseado na Blogagem Coletiva que tivemos em 18 de abril deste ano, onde os professores lamentavelmente expuseram sua desanimacao e sua descrenca por um ensino melhor retirando a sua culpa e culpando os alunos.
Entao, tudo o que está escrito aqui, sao palavras sua Professor. E de mais ninguém.
Pense a respeito.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: