Você faz toda a diferenca!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Razao e coracao

O ano letivo começou. Sim, aqui o ano letivo começa em agosto. Eu me lembrei algo que aconteceu no ano passado depois de um mês mais ou menos que o ano letivo havia começado.

Certa manha depois que deixei o Daniel na escola uma mãe muito apressada veio em minha direcao e fez sinal com uma das mãos para que eu abaixasse o vidro do meu carro.
Como eu não a conhecia, olhei em redor para saber se ela estava se dirigindo a mim. Abaixei o vidro do carro e fiquei esperando.

E ela foi logo detonando assim: -"Olha, a senhora vê se fala com o seu filho para deixar o meu filho em paz."
Upps!!! Pensei eu rapidamente.
Me dirigi a ela calmamente e falei: - "Em primeiro lugar, bom dia!"
Ela me olhou com uma interrogação, não me respondeu nada e eu continuei: -" Em segundo lugar, como se chama o meu filho?"
Então, ela com uma respiração muito afobada me respondeu: -" Bom dia, seu filho se chama Daniel."
Desci do carro, fiquei em frente a ela e falei: - "Então a senhora está falando do meu filho. O que foi que o meu filho fez com o seu filho?"

E ela me contou que o Daniel junto com os amiguinhos da sua classe ficavam zoando as crianças que estavam chegando na escola naquele ano.
Depois de ouví-la, eu falei assim: - " Pois bem, hoje mesmo vou ouvir do Daniel a história da parte dele e depois a senhora vai saber do resultado."

Desejei a ela um bom dia e já estava me virando para entrar no carro novamente quando ela me tocou no braço e disse: -" Gostaria de me desculpar com a senhora, eu cheguei quente na minha raiva e fui tão bem recebida com um bom dia seu. É que eu já havia conversado com as outras mães e todas elas me responderam que não poderia ser o filho delas a fazer isso com o meu. Nenhuma delas falou que iria conversar com os seus filhos."
Eu tornei a dizer a ela: - "Olha, eu conheço o meu filho em casa, na escola ele é um outro menino que faz coisas que eu não estou vendo. Então eu parto do princípio que ele pode sim ter feito essas coisas junto com os outros meninos."

Naquele dia quando o Daniel chegou da escola, eu lhe perguntei o que é que estava acontecendo entre ele o novo menino. E ele sem graça, sem saber como me contar que estava zoando as crianças da primeira série me confirmou a história. Lembrei a ele de quando ele era também pequeno e que outros meninos grandes lhe faziam o mesmo. Perguntei a ele qual era a sensação e ele me disse: -"Medo."

- " Então, meu filho, como você pode fazer medo a um outro menino menor? Como vamos resolver isso?"
Ele me respondeu que não iria mais fazer. Mas eu lhe disse que isso era pouco para tirar o medo do menino. Então lhe sugeri: - "Que tal conversar com seus coleguinhas e falar que isso não está legal? Acha que é uma boa idéia?"
O que ele me respondeu: - "Acho sim mamãe e vou falar com eles."
E eu continuei: -" E se fosse você no lugar do menino, o que é que você gostaria que você fizesse?"
-" Pedir desculpas a ele." Então lhe responddi: -"Certo."

E foi assim, que poucos dias mais tarde, aquela mãe veio ao meu encontro bem mais leve me dizendo que o grupo do meu filho não mais implicava com o filho dela e que o Daniel se desculpou com ele.

Concluindo: Infelizmente, muitas mães não querem ver como seus filhos são na companhia de outros amiguinhos. Eu procuro dar um boa educação para o Daniel, mas isso não vai livrá-lo de fazer novas experiências por outros caminhos. Cabe a nós, estarmos atentos para darmos uma nova direcao em novas situacoes.

Para quem nao conhece o meu outro blog, gostaria que você passasse por lá e se gostar participe também. Ele só funciona se você participar. Aqui o link:
http://elasestaolendo.blogspot.com/

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: