Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Ibiza, cidade antiga

Vamos caminhar hoje pela parte antiga de Ibiza.

Dalt Vila


Está localizada no alto da cidade, linda demais com seus becos e ruelas tradicionais. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, ela desaponta no alto da colina. Assustadoramente gigante devido às muralhas renascentistas que a cercam, de Felipe II à Giovanni Calvi elas foram construídas para evitar os ataques dos piratas turcos.
Na Marina, pode-se experimentar bons restaurantes, comprar de tudo um pouco – quer em elegantes boutiques de roupa vintage, quer no mercado hippie, aderir aos piercings e tatuagens enormes ou arriscar os penteados mais loucos da moda.

Do ponto alto de Dalt Vila, as vistas são magníficas. A enseada de San Jordi estendem-se pelo mar até à Ilha de Formentera, do de San Joan alcança-se o porto e os bairros de Sa Penya e Marina. De San Jaume temos uma linda vista dos Puig des Molins, a necrópole que aloja mais de 3500 hipogeus, e as ruínas da cidade fenícia de Sa Caleta, datada do século VII a.C., ambos os locais classificados como Património da Humanidade. Uma beleza!


Para se chegar à Formentera é preciso atravessar o mar com uma barca por quase uma hora.

Dalt Vila que é datada do século XVI, permanece ainda muito sólida. Suspeita-se que a cidade tenha 2600 anos de história por causa dos registros na arquitetura e estilos dos seus monumentos e ruelas medievais. Fenícios, romanos, vândalos e bizantinos, todos passaram por aqui deixando as suas marcas. As estátuas romanas da entrada principal (são cópias, pois as originais encontram-se no museu arqueológico, que aliás vale a pena ser visitado e a entrada é baratinha). Nas cisternas púnicas há vestígios da muralha árabe e castelo (em obras), na catedral em estilo gótico catalão e nos palacetes de todas as idades. Visitar Dalt Vila é fundamental se você vai à Ibiza.

O centro da cidade é uma loucura. A cidade nao está estruturada para receber tantos turistas. Faltam estacionamentos, muita agitação. Caso você alugue um carro para visitar a ilha, entao na Cidade Alta há estacionamentos gratuitos. Senao às multas sao de 35 € para cima;((
Fazer compras aqui é maravilhoso para nós brasileiras, pois os gostos são bem parecidos, o único problema são os preços altos...

Para quem gosta de badalacoes, discotecas, noitadas prá valer. Aqui é o paraíso, então. É aqui que se encontram alguns dos bares mais animados, hotéis e lojinhas de artesanato e moda. Dia ou noite o ambiente não podia ser mais cosmopolita.

A Capela de São Ciríaco, construída no topo de um túnel, pelo qual, se conta, terá entrado o primeiro catalão, durante a conquista de Eivissa aos mouros, em 1235.
Daniel e Christian entraram no túnel e neste ponto nós nos perdemos, pois eu não consegui ir com a Viviane e decidimos nos encontrar na parte baixa da cidade. O que nós não sabíamos é que o túnel os levaria a uma outra parte da cidade em apenas 5 minutos enquanto que eu e Viviane descíamos pelas ruelas e saímos num outro ponto, depois de 20 minutos. Sem meu celular comigo, sem um meio de comunicação moderno, fiquei assobiando, o nosso assobio tradicional e Christian também. Uma hora e meia depois nos encontramos;))

As varandas exuberantes de gerânios, roupa a esvoaçar e velhas antenas de televisão penduradas pelos becos...
Passear por Ibiza é se deixar perder entre os encantadores becos como a Carrer D' Ignasi Riquer, onde Christian me comprou um vestido branco crepe em crochê, simplesmente divino.
Depois faco foto.
Ibiza é inexplicavelmente linda!!!

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: